fbpx

DoctorFit | Franquia de treinamento personalizado funcional

Saúde

Treinamento para melhorar a capacidade aeróbica

A capacidade aeróbia é entendida como uma função do nosso sistema respiratório, tem relação com o quanto suportamos fazer exercícios de endurance, mas não é tão simples assim. Na atmosfera, ao nível do mar, encontramos uma concentração de 21% de oxigênio no ambiente, nosso corpo tem que ser capaz de capitar esse gás, empurrar ele por diferenças de pressão interna através da membrana respiratória pulmonar até que ele consiga viajar por dentro da nossa corrente sanguínea chegando aos tecidos e…

0
Read More

Treinamento de força para mulheres

Muitas mulheres têm medo de fazer treinamento de força acreditando que ficarão com grandes volumes musculares, o que você acha? Grandes hipertrofias são alçadas com muito exercício de força 5-7x por semana por mais de 5 anos contínuos, alimentação com alta carga de proteínas e carboidratos balanceados e, com certeza, uma adequada secreção hormonal. Diferentes variáveis que, na minha experiência de 20 anos, a maioria das mulheres não tem.  A mulher não gosta de comer muito porque tem medo de…

0
Read More

Técnicas de alongamento para melhorar a flexibilidade

Alongar é uma das técnicas de exercícios mais conhecidas pela população, ela é utilizada quando se quer relaxar, quando se está com dor, quando está com preguiça ou mesmo para se preparar para o exercício físico. Mas, qual será a indicação correta de se realizar alongamentos: Será que alongamento melhora a flexibilidade? Existem vários tipos de alongamentos: estático, dinâmico e estático passivo, são os mais comuns. As técnicas de alongamento estático, fisiologicamente explicando, servem para mandar mensagem ao fuso muscular…

0
Read More

Treinamento de equilíbrio e estabilidade

O treinamento físico regular é a melhor escolha para sua saúde e prevenção de doenças do envelhecimento, se você ainda não incluiu esse hábito em sua rotina, está mais do que na hora! Entre as valências físicas que precisam ser treinadas está o equilíbrio e a estabilidade. O primeiro se refere a capacidade de manter o controle do corpo em uma posição imóvel, enquanto o segundo é relacionado a capacidade de manter o controle do corpo durante o movimento. Treinar…

0
Read More

Nutrição para atletas e praticantes de atividade física

Geralmente quem pratica exercícios físicos regulares ou é atleta de alguma modalidade esportiva já tem um cuidado maior com a alimentação, tem consciência da importância de consumo de frutas, legumes, proteínas, fibras e carboidratos de qualidade, contudo, pouco se fala sobre a necessidade aumentada de micronutrientes que esses indivíduos apresentam o que muitas vezes acarreta em carências nutricionais que interferem o desempenho físico. Definitivamente dietas muito restritivas em carboidratos ou gorduras podem não ser a melhor escolha para quem treina…

0
Read More

Treinamento funcional para melhorar a postura

O treinamento funcional é um método de trabalho muscular/cardiovascular que busca através dos exercícios realizados com cargas livres e peso corporal fortalecer o corpo e deixá-lo com maior capacidade física geral, incrementando a sua funcionalidade. Quando trabalhamos fora das máquinas ganhamos mais amplitude articular, agilidade, velocidade, equilíbrio e temos a possibilidade de produzir fortalecimento em situações especiais. Vou escrever um pouco mais sobre isso. Mais de 60% da população apresenta dores na coluna e estes acabam utilizando medicações para reduzir…

0
Read More

Treinamento de resistência cardiovascular

Nosso condicionamento físico deve ser moldado em características físicas que nos tornarão cada vez mais capazes de realizar as habilidades motoras necessárias para termos uma vida saudável e produtiva fisicamente. Ou seja, estar bem fisicamente, faz com que uma pessoa seja mais produtiva e disposta, além do aperfeiçoamento nas capacidades cognitivas, melhorando a concentração e a memória. Diariamente, realizamos diversas atividades que nos exigem um certo preparo físico, para que, por mais que a atividade seja simples, ela não nos…

0
Read More

Como e porque melhorar a minha flexibilidade?

Você já deve ter ouvido falar por aí que ser flexível é importante para se ter uma boa saúde muscular e articular, pois, eu concordo. A nossa capacidade de executar movimentos articulares em grandes amplitudes sem que ocorram danos aos músculos, tendões e articulações é indispensável para uma boa qualidade de vida. Precisamos de flexibilidade para realizar nossas atividades da vida diária, para mobilidade no trabalho, para prática de exercícios físicos e para evitar lesões musculares e articulares. Para  além…

0
Read More

Velocidade e agilidade: habilidades que são extremamente fundamentais para um ser humano saudável

O treinamento físico é programado e organizado de acordo com várias características, bem como: objetivos do aluno, individualidade biológica, fatores motivacionais e entre outras características que influenciam diretamente no treinamento. Os objetivos do aluno vão ser ligados especificamente à forma em que o aluno vai treinar, ou seja, se o aluno possui o objetivo de treinar para ficar mais forte e hipertrofiado, toda a manipulação e organização do treinamento vai ser focada no estresse muscular, no qual vai garantir que…

0
Read More

A importância da atividade física para a terceira idade

“Na velhice andamos devagar não em consequência da idade, mas sim, da falta de músculos!” Como ouvimos dizer por aí: a idade chega para todos! Eu sempre me imagino com 80 anos correndo na praia. Isso mesmo, a idade com certeza chegará, se Deus nos permitir viver para ver, mas, como você estará octogenária, é você quem escolhe. Os hábitos e atitudes preventivas que temos na maior parte dos nossos dias irão delimitar os resultados colhidos na terceira idade. Canso…

0
Read More