fbpx

DoctorFit | Franquia de treinamento personalizado funcional

Exercício Físico

Treinamento de força e hipertrofia para homens

O exercício físico já se mostrou um grande aliado no combate de lesões, prevenção de doenças psicossomáticas e a manutenção de uma boa qualidade de vida. Resumidamente, o exercício físico consegue abranger várias necessidades e públicos, fazendo com que ele possa ser praticado por todos, sem exceção. Além disso, o exercício físico como parte da rotina, demonstrou menores níveis de procrastinação e indisposição, fazendo com que o praticante fique cada vez mais focado em suas atividades diárias, melhorando sua concentração…

0
Read More

Treinamento funcional para melhorar a postura

O treinamento funcional é um método de trabalho muscular/cardiovascular que busca através dos exercícios realizados com cargas livres e peso corporal fortalecer o corpo e deixá-lo com maior capacidade física geral, incrementando a sua funcionalidade. Quando trabalhamos fora das máquinas ganhamos mais amplitude articular, agilidade, velocidade, equilíbrio e temos a possibilidade de produzir fortalecimento em situações especiais. Vou escrever um pouco mais sobre isso. Mais de 60% da população apresenta dores na coluna e estes acabam utilizando medicações para reduzir…

0
Read More

Lesões comuns em esportes e como preveni-las

Com certeza, você já deve ter visto um atleta de alto rendimento treinando ou fazendo algum exercício específico da sua modalidade. Ao assistir, sempre imaginamos o quão bem condicionada é aquela pessoa e temos certeza que o esforço diário para poder realizar aquelas atividades, é imenso. Porém, sempre esquecemos de levar em conta que, o atleta de alto rendimento sempre está exposto e mais suscetível à lesão. A ideia que diz “atleta não é sinônimo de saúde”, de fato acontece.…

0
Read More

Treinamento de força para crianças e adolescentes

Manter uma massa muscular em quantidade adequada e com metabolismo ativo não é fácil. Costumo dizer sempre que perder peso é muito mais fácil e rápido do que ganhar massa muscular, você acredita? E quando me deparo com adultos que nunca fizeram treinamento de força na infância e adolescência, aí sim é que fica complicado. Nossa massa muscular se desenvolve desde que nascemos, bebês mais estimulados tem melhores capacidades físicas com  passar dos anos e apresentam desenvolvimento da motricidade mais…

0
Read More

Treinamento de resistência cardiovascular

Nosso condicionamento físico deve ser moldado em características físicas que nos tornarão cada vez mais capazes de realizar as habilidades motoras necessárias para termos uma vida saudável e produtiva fisicamente. Ou seja, estar bem fisicamente, faz com que uma pessoa seja mais produtiva e disposta, além do aperfeiçoamento nas capacidades cognitivas, melhorando a concentração e a memória. Diariamente, realizamos diversas atividades que nos exigem um certo preparo físico, para que, por mais que a atividade seja simples, ela não nos…

0
Read More

Como e porque melhorar a minha flexibilidade?

Você já deve ter ouvido falar por aí que ser flexível é importante para se ter uma boa saúde muscular e articular, pois, eu concordo. A nossa capacidade de executar movimentos articulares em grandes amplitudes sem que ocorram danos aos músculos, tendões e articulações é indispensável para uma boa qualidade de vida. Precisamos de flexibilidade para realizar nossas atividades da vida diária, para mobilidade no trabalho, para prática de exercícios físicos e para evitar lesões musculares e articulares. Para  além…

0
Read More

Recuperação de lesões: treinamento funcional personalizado ajuda ou atrapalha?

Existe uma grande lacuna entre recuperação de lesão e retorno às atividades. Sabemos que após o diagnóstico de lesões osteoarticulares e musculares existe indicação, na maioria dos casos, de realização de fisioterapia. Esta etapa é fundamental para o restabelecimento dos tecidos, assim como, muitas vezes são necessárias medicações para controlar a dor e processo inflamatório. Porém, após o período de fisioterapia encontramos a lacuna que venho escrevendo no texto de hoje: será que é possível sair do tratamento anti inflamatório…

0
Read More

Eu não gosto de fazer exercícios: o tabu do movimento

Desde bem pequena o movimento faz parte da minha vida. Sempre fui daquelas crianças ativas que só parava para dormir (“capotava” na cama no final do dia!), como acredito que muitos de vocês também foram. A primeira tentativa da minha mãe de concentrar minhas energias em um esporte foi a matrícula no balé, podem imaginar que não deu muito certo… rsrs… mas ela foi insistente, e esperta, trocando em seguida de opção pela ginástica olímpica, aí sim foi o máximo!…

0
Read More

Fadiga muscular: o que é, principais causas e como evitar

Quem nunca teve um momento no qual tentou continuar o esforço, mas o corpo estava “travado”? Fadiga é simplesmente uma incapacidade de manutenção de produção de potência ou força durante as contrações musculares repetidas. Agora, se por um lado a fadiga parece ser algo ruim, ela também tem sido, igualmente, sugerida como um mecanismo de proteção contra possíveis efeitos deletérios da integridade da fibra muscular esquelética, ou seja: a fadiga no protege da lesão! Existem poucas concordâncias sobre as causas…

0
Read More

Treinamento físico na quarentena: Como funciona o sistema imunológico?

Para você que está com sintomas de COVID e está de quarentena em casa porque seu sistema imunológico está dando conta do recado, quer saber se pode fazer aquele treino em casa? Vou te contar alguns detalhes importantes das infecções virais e nosso sistema imunológico. Quando nosso corpo entra em contato com um vírus ele age primeiramente tentando expulsá-lo do nosso metabolismo. A coriza, por exemplo, começa na tentativa de reduzir a concentração do vírus na vida aérea. A dor…

0
Read More