fbpx

DoctorFit | Franquia de treinamento personalizado funcional

Exercício Físco

Treinamento de força para atletas de alto rendimento

O treinamento de força é fundamental para todas as pessoas! Você sabia que a cada década de vida após os 40 anos perdemos cerca de 10% da massa muscular? E que a perda desse componente corporal aumenta a chance de doenças no processo de envelhecimento? Agora imagine o quanto é importante se ter músculos quando se é atleta! Quando falamos em alto rendimento, ou seja, atletas que buscam grandes resultados nas competições de suas modalidades, estamos propondo condutas para o…

0
Read More

A importância da atividade física para a terceira idade

“Na velhice andamos devagar não em consequência da idade, mas sim, da falta de músculos!” Como ouvimos dizer por aí: a idade chega para todos! Eu sempre me imagino com 80 anos correndo na praia. Isso mesmo, a idade com certeza chegará, se Deus nos permitir viver para ver, mas, como você estará octogenária, é você quem escolhe. Os hábitos e atitudes preventivas que temos na maior parte dos nossos dias irão delimitar os resultados colhidos na terceira idade. Canso…

0
Read More

Explicando o planejamento de treino de um atleta

ENTENDENDO O PENSAMENTO ATLÉTICO O planejamento de treinamento de um atleta ou de uma equipe atlética depende de várias características. Existem princípios científicos que fundamentam a prescrição, fazendo com que ela não seja igual para todo mundo, e se adaptando de acordo com algumas necessidades. O primeiro ponto é que existem três pilares que fundamentam um bom resultado, são eles: O condicionamento físico, o condicionamento técnico e o condicionamento tático. Cada uma dessas habilidades, possuem suas especificidades e elas vão…

0
Read More

Para que serve o treinamento em Plataforma Vibratória?

A plataforma vibratória foi uma invenção para contribuir na recuperação de astronautas quando retornavam de muito tempo das missões espaciais. Por volta da década de 70 a corrida espacial entre americanos e soviéticos fez com que muitas tentativas de equipes tripuladas fossem enviadas ao espaço sideral. Aos poucos foi se percebendo que quanto mais tempo os astronautas permaneceram no ambiente sem ação da força da gravidade, mas debilitados eles retornavam a terra. Você consegue imaginar como é ficar sem a…

0
Read More

Uso de máscara durante a prática de exercício físico na pandemia do COVID-19

Será que utilizar máscaras durante a prática de exercícios físicos pode comprometer a nossa saúde? Decidi escrever um pouco sobre o sistema respiratório para explicar a vocês como acontecem as nossas trocas gasosas e o que implica a utilização da máscara para nossa fisiologia ventilatória. Para começar é interessante sabermos que o ar que respiramos não é composto por 100% de oxigênio. A atmosfera terrestre é envolta por gases que contém cerca de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e…

0
Read More

MUSCULAÇÃO OU TREINAMENTO FUNCIONAL PARA GANHAR MASSA MUSCULAR?

O objetivo que você tem com o treinamento físico deve ser levado em consideração quando for escolher a modalidade. Desempenho em algum esporte, fortalecimento muscular para uma lesão crônica, emagrecimento ou hipertrofia, para cada um deles há um tipo de treinamento mais adequado a fazer. Para conseguir te explicar direitinho se você deve fazer musculação ou treinamento funcional precisamos evoluir da ideia dos dois cenários abaixo:   “Musculação se faz naquelas salas de academias cheias de máquinas, com aquele barulho…

0
Read More

TEMA DA SEMANA – ADAPTAÇÃO, CONTINUIDADE E REVERSIBILIDADE

Esta semana vou falar para vocês sobre alguns princípios do treinamento esportivo que estão sendo muito comentados e questionados nas mídias sociais devido a necessidade de nos mantermos em quarentena, são eles: Princípio da Adaptação, Princípio da Continuidade e Princípio da Reversibilidade. Todos esses princípios estão baseados na fisiologia, mais precisamente nas respostas fisiológicas aos estímulos imposto ao nosso corpo. Adaptação Ou seja, capacidade de se ajustar as mudanças metabólicas necessárias para suportar estímulos e conseguir voltar a homeostase (equilíbrio…

0
Read More