Alongar é uma das técnicas de exercícios mais conhecidas pela população, ela é utilizada quando se quer relaxar, quando se está com dor, quando está com preguiça ou mesmo para se preparar para o exercício físico. Mas, qual será a indicação correta de se realizar alongamentos: Será que alongamento melhora a flexibilidade?

Existem vários tipos de alongamentos: estático, dinâmico e estático passivo, são os mais comuns. As técnicas de alongamento estático, fisiologicamente explicando, servem para mandar mensagem ao fuso muscular dizendo ao nosso corpo, nossos músculos, que precisamos estirar a fibra muscular, ou seja, precisamos de mais amplitude de movimento, mas, devido ao pouco tempo de execução, acabam não melhorando efetivamente a flexibilidade, sendo mais utilizados para um estímulo pós treino para liberação das contraturas provocadas durante o esforço. 

A técnica de alongamento dinâmico é interessante para ser realizada pré treino. O movimento leve e contínuo com maiores amplitudes pode ser interessante para ativar a musculatura e  estimular a lubrificação articular. Então se você ouviu falar que é interessante alongar antes de se exercitar, nunca opte por alongamentos estáticos e sim os dinâmicos, com movimento. Utilize os estáticos para auxiliar no alívio da tensão e contraturas musculares no pós treino.

Agora, para melhorar a flexibilidade, precisaremos de mais tempo nas posições escolhidas. Algo em torno de 20-30 segundos em cada exercício de flexibilidade, sempre buscando permanecer na maior amplitude possível. Para treinar a flexibilidade temos outras técnicas além da estática passiva, estática ativa, dinâmica passiva e dinâmica ativa; temos também a dinâmica ativa balística e o FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva).

Trabalhar para melhorar a flexibilidade será muito importante para reduzir o risco de lesões e tensões musculares, melhorar a capacidade coordenativa da musculatura e direcionar mais nutrientes para os tecidos. 

Enfim, alongar e treinar a flexibilidade é necessário diariamente, portanto, busque orientação profissional e comece a praticar.

==> Encontre a unidade da DoctorFit mais perto de você

É investidor ou profissional de educação física?

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!