O treinamento físico é programado e organizado de acordo com várias características, bem como: objetivos do aluno, individualidade biológica, fatores motivacionais e entre outras características que influenciam diretamente no treinamento.

Os objetivos do aluno vão ser ligados especificamente à forma em que o aluno vai treinar, ou seja, se o aluno possui o objetivo de treinar para ficar mais forte e hipertrofiado, toda a manipulação e organização do treinamento vai ser focada no estresse muscular, no qual vai garantir que ele sofra adaptações fisiológicas e mecânicas, afim de desenvolver a sua força e hipertrofiar da maneira em que deseja. Da mesma forma acontece quando o aluno treina com o objetivo focado no emagrecimento, ou desenvolvimento da agilidade, velocidade e entre outras situações pelas quais as pessoas buscam o exercício físico.

Quando falamos de agilidade e velocidade, essas são características físicas que vêm perdendo espaço, dentre todas as valências físicas presentes no corpo humano. Isso acontece pelo fato de que, cada vez menos, nós utilizamos essa qualidade. É imensamente comum, nós vermos crianças e jovens brincando com coisas que o façam correr, mudar de direção, saltar com velocidade, realizar paradas bruscas durante a corrida e voltar a correr imediatamente. Nessa situação, as valências físicas mais exigidas e trabalhadas são justamente as de agilidade e velocidade, além do condicionamento cardiovascular. Contudo, ao decorrer da idade, essas situações vão ficando cada vez mais raras e, por falta de execução, nós perdemos essas habilidades. Podemos dizer também que, com o decorrer das gerações, até as crianças estão brincando menos com situações como essa, fazendo com que nós tenhamos adultos cada vez menos capacitados, fisicamente falando.

Contudo, há algumas situações onde essas habilidades físicas são exigidas e, a seleção do participante depende da qualidade dessas valências físicas. São os casos dos atletas de modalidades esportivas, no qual precisam desempenhar o melhor do seu potencial de acordo com as exigências físicas que o esporte necessita.

Porém, as habilidades de velocidade e agilidade são extremamente fundamentais para um ser humano saudável, pois ela nos dá características que garantirão que nós tenhamos um envelhecimento mais seguro, diminuindo a incidência de quedas, além de melhorar o nosso reflexo e o nosso tempo de reação, nos deixando mais ativo fisicamente e hábil nas mais diversas situações diárias.

==> Conheça as unidades da DoctorFit

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!