O treinamento funcional é um método de trabalho muscular/cardiovascular que busca através dos exercícios realizados com cargas livres e peso corporal fortalecer o corpo e deixá-lo com maior capacidade física geral, incrementando a sua funcionalidade. Quando trabalhamos fora das máquinas ganhamos mais amplitude articular, agilidade, velocidade, equilíbrio e temos a possibilidade de produzir fortalecimento em situações especiais. Vou escrever um pouco mais sobre isso.

Mais de 60% da população apresenta dores na coluna e estes acabam utilizando medicações para reduzir a dor e o repouso para evitar a piora do quadro, mas essa não é a melhor conduta. Primeiramente é importante saber que a maioria dessas dores nas costas tem origem nos músculos e não na articulação ou nos discos intervertebrais da coluna e, em segundo ponto, dores musculares são solucionadas com movimento! Você pode estar achando um tanto estranha essa informação, mas é isso mesmo: dores nas costas significa que você precisa treinar mais!

O treinamento funcional, como fazemos nas franquias da DoctorFit, é planejado, nos casos de dorsalgia, para fortalecer a musculatura paravertebral,  essa que fica ao redor da coluna,  com o objetivo de torná-la mais forte, mais resistente a fadiga e com mais capacidade de realizar diversos movimentos sem causar contraturas. Nem todos os tipos de treinamento são capazes de melhorar pontos específicos como esse, e, acredite,  um profissional capacitado acompanhando o seu treinamento é fundamental para que o resultado seja atingido. Treinar sem acompanhamento pode levar ao agravo das lesões e piora da dor, não tenha dúvida.

Além do treinamento para fortalecimento com objetivo de melhora da dor, as atividades realizadas no padrão funcional com sobrecargas controladas são importantes também para a manutenção e melhora da postura.

Em grande parte da população a má postura se estabelece com o hábito de vida, relacionado ao uso descoordenado e inadequado dos seguimentos corporais que acarretam em sobrecargas das estruturas ligamentares, tendíneas, bem como, a tensões musculares. Para modificá-lo é necessário uma reprogramação muscular, já que essas posturas prejudiciais em longo prazo estabelecem novos padrões subconscientes reproduzidos de forma automática que tanto agravam os comprometimentos já existentes como certamente causarão novas lesões.

O que estou tentando explicar a você é que o treinamento funcional é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas para o tratamento de problemas de coluna e para prevenção da dor por má postura, mas ele precisa ser aplicado e acompanhado por profissional capacitado e necessita seguir uma progressão controlada de volume, intensidade e carga de treinamento. Dessa maneira, se você apresenta alguma afecção da coluna, busque auxílio profissional.

O exercício físico regular para prevenção, sempre será o melhor remédio!

==> Encontre a unidade da DoctorFit mais perto de você

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!