Com certeza, você já deve ter visto um atleta de alto rendimento treinando ou fazendo algum exercício específico da sua modalidade. Ao assistir, sempre imaginamos o quão bem condicionada é aquela pessoa e temos certeza que o esforço diário para poder realizar aquelas atividades, é imenso. Porém, sempre esquecemos de levar em conta que, o atleta de alto rendimento sempre está exposto e mais suscetível à lesão.

A ideia que diz “atleta não é sinônimo de saúde”, de fato acontece. Isso se dá pela circunstância de que, o atleta se preocupa muito mais com o resultado da preparação, do que com o seu bem-estar ou a sua qualidade de vida. O objetivo do atleta é superar os seus resultados e, em alguns casos, o fator de segurança quase nunca é levado em conta.

Da mesma forma em que os esportes possuem necessidades energéticas específicas, no quais os atletas precisam treinar especificamente essas necessidades, os esportes também possuem peculiaridades lesivas que fazem com que os técnicos e atletas precisem se atentar com essas circunstâncias. Isso é referente à probabilidade de lesão que o esporte expõe o praticante, bem como a lesão de joelho para atletas de futebol e lesão de tornozelo para atletas de ginástica rítmica. Além disso, alguns esportes possuem mais probabilidades em machucar o atleta do que outros, porém, o planejamento de treino é a principal ferramenta que evitará esse tipo de condição.

Não é uma regra que o atleta dessas modalidades irão se machucar, mas ela exige que o olhar diante dessas lesões seja enfatizado. Por isso, TODO ATLETA DEVE REALIZAR TREINAMENTOS DE PREVENÇÃO E FORTALECIMENTO. O ponto é que na maioria dos casos, esse pequeno detalhe é esquecido, e só acaba sendo evidenciado quando a lesão acontece, e agora o treinamento passa a não ser mais de prevenção, e sim, de reabilitação.

Resumidamente, entendemos que os atletas de alto rendimento realmente possuem treinamentos árduos e extenuantes, porém, isso não é um fator determinante para o acontecimento da lesão. É ideal que a equipe de prescrição e manipulação de treinamento dos atletas, não só enfatize todas as características físicas e técnicas do esporte, mas também leve em consideração todas as probabilidades lesivas que o esporte provém, proporcionando para os atletas, treinamentos de fortalecimento específicos para as articulações/músculos mais suscetíveis às lesões.

Conheça os programas de treinamento para atletas da DoctorFit.

==> Encontre a unidade da DoctorFit mais perto de você

É investidor ou profissional de educação física?

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!