Para você que está com sintomas de COVID e está de quarentena em casa porque seu sistema imunológico está dando conta do recado, quer saber se pode fazer aquele treino em casa? Vou te contar alguns detalhes importantes das infecções virais e nosso sistema imunológico.

Quando nosso corpo entra em contato com um vírus ele age primeiramente tentando expulsá-lo do nosso metabolismo. A coriza, por exemplo, começa na tentativa de reduzir a concentração do vírus na vida aérea. A dor de garganta é sinal, muitas vezes, de aumento das amígdalas para produção de células de defesa. Até a diarreia pode ser uma forma de eliminar o vírus do nosso trato intestinal.

Depois de ter contato com esse tipo de patógeno, nosso corpo começa um processo frenético de reconhecimento do agente e produção de células de defesa. No caso dos vírus, são os linfócitos que se reproduzem para nos defender. Também aumentam em quantidade várias outras células de
defesa como neutrófilos e macrófagos e cresce em expressão também interleucinas, que são sinalizadoras do processo infeccioso e provocarão o aparecimento da febre e outros sintomas.

Imagine agora que para tudo isso ocorrer, precisamos de energia e oxigênio. Portanto, quando estamos sofrendo de uma infecção aguda importante o melhor é ficar em repouso e deixar nosso sistema imunológico trabalhar.

Por outro lado, o exercício físico é capaz de estimular a melhor eficácia do sistema imunológico porque impulsiona a perfusão dos tecidos, fazendo as células de defesa terem melhor penetração.

Ele também aumenta o aporte de energia e de oxigênio aos órgãos e outros tecidos, permitindo uma recuperação mais rápida e eficaz.

Muitas vezes, a replicação adequada de células de defesa fará com que você tenha contato com o vírus, desenvolva imunidade e nem tenha sintomas!
Então, se os sintomas são brandos ou você está em casa e não está infectado, treine diariamente para que sua imunidade esteja sempre pronta para agir com eficiência.

Leia também: https://www.doctorfit.com.br/blog/quais-cuidados-tomar-para-retornar-as-atividades-fisicas-pos-covid/

Até a próxima.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!