Esse é o artigo que eu queria ter lido antes de quebrar a alguns anos atrás, logo se você está inseguro quanto a dar o próximo passo para começar a empreender, leia este artigo até o final pois sei que vou escancarar todos os medos e dúvidas que eu mesmo tive quando decidi empreender em meu primeiro negócio e te ajudar a resolver de uma vez por todas essa angústia que corrói o estômago antes de começar no seu negócio.

Neste artigo vou te explicar como equilibrar a insegurança e quais são os dois pontos principais que você deve conhecer para começar um negócio.

Antes de continuar com o texto preciso que você entenda o conceito de insegurança. Extraí ele do dicionário: “Insegurança é um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo vulnerável de alguma forma, ou um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego”.

Você ficará inseguro, indeciso, trêmulo se posicionando numa situação que não possua conhecimento ou não domine o espaço, logo se não conhece onde está se metendo, é leigo sobre no que está se inserindo, tenha calma!

Saiba que rio que não se conhece entra-se um pé por vez.

Esse é o primeiro e mais importante ponto que você deve saber. Grande parte das pessoas falham por agirem rápido demais sem ter um mínimo de conhecimento do que estão fazendo, assim falindo sem ao menos ter a noção de cada parte do processo que está inserido.

Dentro desse contexto existe uma falsa estabilidade que as pessoas vendem para quem muitas vezes vai começar a empreender. Isso é uma lorota que jamais você deve acreditar. No empreendedorismo você tem que ter plena noção de que a instabilidade vai te acompanhar todos os dias da sua vida de gestor e se você ou não gosta ou não suporta viver com esse sentimento deve se afastar imediatamente disso pois estabilidade dentro do business não existe.

Mas há como diminuir esse grau de risco, insegurança e instabilidade. Então, ainda dentro do primeiro tópico, vamos detalhar o que você pode fazer para garantir uma maior segurança quando começar a empreender.

Você precisa entender até onde o negócio depende de você e até onde o negócio dependerá da sorte.

Chamamos isso de LOCUS INTERNO e LOCUS EXTERNO:

Locus interno será a busca de todas as características empreendedoras para fazer você dar certo e performar seu negócio, como a busca de oportunidades, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, persistência, comprometimento, captura de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Locus externo relaciona-se aos fatores externos que podem fazer o seu negócio não performar, sendo eles: economia, concorrência, burocracia, impostos, sorte, etc.

Então quando entrar em negócio saiba que quanto maior for seu grau de conhecimento e prática quanto ao LOCUS INTERNO, maior será sua segurança quanto a fazer o business funcionar.

Até aqui você entendeu que em qualquer negócio reunir o máximo de informação é fundamental e estabilidade não existe? Correto? Mas então como solucionar essa insegurança que tanto me corrói?

Dica 1 – Entender seus KPIS (Números de Performance do seu negócio).

Se não é a principal dica que falo para nossos franqueados é uma das principais.

Você tem que conhecer seu break even, seu payback, seu ticket médio, sua previsão de faturamento, sua taxa de conversão sobre vendas, quanto custa para trazer um cliente até seu negócio, enfim, números que ao conhecer você ficará mais seguro para dar o próximo passo.

Dentro da franquia DoctorFit possuímos excelentes qualidades mas acredito que a maior delas é ter esses números totalmente claros.

Quer ver só. Não irei descrever a cereja do bolo, pois esse é nosso know how, nosso segredo de negócio, mas contarei os ingredientes.

Dentro da DoctorFit nossas unidades começam com um break even de 30 a 40 clientes (precisamos de 30 a 40 clientes para pagar as contas), necessitamos de 8 a 16 meses para se ter o payback (retorno de investimento).

Nossas taxas de conversão sobre vendas chegam a 80% (de cada 10 aulas experimentais oito se tornam clientes), nosso turnover fica na casa de dois a oito por cento (perda de clientes).

O custo das nossas unidades está hoje na casa de 40 a 60 mil reais, sabemos o que gastar com equipamentos, estrutura e capital de giro, enfim quem entra na DoctorFit vai errar menos.

Leia também: 3 DICAS PARA DIMINUIR OS CUSTOS DO SEU ESTÚDIO DE TREINAMENTO PERSONALIZADO

Dica 2 – Comece pequeno, trabalhe duro mas sonhe grande.

Não são aquelas frases de autoajuda, garanto a você. É conselho de quem vive com a barriga no balcão.

Se você pensa que vai começar o estúdio com os melhores equipamentos, a melhor equipe, o melhor cenário, tenha total certeza que esse momento não chegará. Muitos empreendedores vivem a síndrome da bala de prata, acreditam que tem que esperar o momento perfeito para começar.

Novamente uma frase de efeito: o empreendedor sempre consegue ver o final do seu objetivo, mas ele não consegue ver mais que um ou dois passos a sua frente.

Você que ter 200 alunos, mas não sabe como fazer para chegar lá, sabe apenas que quer colocar seu negócio. Entenda então que você deve dividir essa meta grande em pequenas submetas. Somente assim conseguirá empreender com mais segurança e alguma garantia.

Se quiser conhecer mais nossa Franquia, envie um Whatsapp para (49) 9 99662885 que entrarei em contato com você.

Indico também essa leitura: O ARTIGO QUE TODO EMPRESÁRIO DEVE LER ANTES DE ABRIR SUA EMPRESA!

Um Abraço, Cristiano Hoffmann

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!