Esse artigo nasceu de uma dor específica de um prospecto de nossa franquia.

Tínhamos em nossa frente o cara ideal para ser um de nossos franqueados, seguimos todo o script: Recebemos seu contato, entramos em contato, apresentamos o projeto, decidiu por entrar, etc. Porém na hora de falarmos de valores ele não possuía todo o capital.

Então nos encontramos diante de uma dificuldade: Perder o franqueado ideal ou correr atrás de maneiras de levantar esse dinheiro. Passamos algumas semanas batendo cabeça, suando frio, tomando vários “nãos”, mas por fim, por competência e sorte de ambos conseguimos levantar esse capital.

Então depois dessa experiência e aprendizado vou compartilhar com vocês 3 dicas de como levantar capital para sua franquia de treinamento personalizado.

Como em todos os artigos que escrevo é importante ponderar alguns tópicos antes de irmos para o conteúdo em si.

  • Acredito que o cenário de 2019 será diferente dos anos anteriores! Em 2018, mesmo com a descrença, ainda assim existia dinheiro na praça. O que sempre faltou foi profissionais e empresas seguras para se investir dinheiro. Empreendedor nenhum coloca seu capital na mão de pessoas que não têm expertise nenhuma, logo se você não tem uma grande experiência em negócios não espere muita facilidade em levantar esse capital, mesmo se as coisas realmente melhorarem no próximo ano.
  • Se você quer empreender aprenda a vender! O dia a dia de qualquer empresa depende de venda, empresa que não vende quebra. E seu primeiro cliente será esse empreendedor que investirá no seu sonho, se ele não acreditar que você pode performar, ele não vai colocar dinheiro no seu negócio.
  • Excell a Power Point. Essa sempre será a cereja do bolo. Empreendedores investem onde visualizam números e não somente ideias. Ideias no papel são lindas, mas se você não provar como irá colocá-las em prática e quais são os KPIs do negócio sua chance de não conseguir o investimento será muito maior.
  • Por último e não menos importante: acredite em seu sonho. Somente resistirá aos “nãos” dos investidores se acreditar muito em seu sonho. Se você acredita que não faz aquilo somente pelo dinheiro você tende a ter mais sucesso, isso não é conversa para boi dormir, é barriga no balcão de alguém que vive o que fala.

Se você chegou até aqui deve estar pensando: vim procurar solução e o cara está me colocando para trás até agora. Calma!

Depois da pedrada vem a solução! Depois dos puxões de orelha vem o caminho das pedras.

As três dicas são:

  1. Conhecimento e Execução.
  2. Plano de negócio e KPIs.
  3. Com quem buscar financiamento.

1.Conhecimento e Execução:

Só entre no negócio se você conhecer muito bem seu business ou possuir todas as ações rastreadas por outras pessoas, como por exemplo franquias. A maioria das pessoas quebram em seus primeiros negócios por acreditarem que seu conhecimento técnico será o bastante quando estiverem performando.

Se você é um profissional de Educação física por exemplo, aprimore seu conhecimento em gestão, venda, fluxo de caixa, etc.

São esses conhecimentos de gestão que ajudarão a performar seu negócio. Tenha certeza que embora necessário estudar fisiologia, biomecânica, anatomia, estes não te ajudarão a resistir diante de um cenário onde não se tenha alunos para aplicar esse conhecimento.

Para começar a ajudar no aprimoramento colocarei dois artigos completo aqui: Um sobre vendas e outro sobre finanças.

VENDAS – https://bit.ly/2FOd3CR

FINANÇAS – https://bit.ly/2P9YHfo

2. Plano de negócio e KPIs

Mostrar que seu negócio é palpável e vai dar resultado financeiramente é ponto chave para conseguir financiamento. Para isso é fundamental que você tenha um bom plano de negócio e que todas as informações estejam claras nele. Conhecer seu custo fixo, retorno de investimento, custo de aquisição de clientes e previsão de lucratividade da empresa são pontos chaves que devem estar presentes nesse plano de negócio

São informações como essas que irão trazer uma maior segurança para conseguir investimento.

Aqui abaixo coloco um exemplo de um Business Plan de nossa franquia, note que detalho todos os pontos fundamentais que você precisa saber.

PLANO DE NEGÓCIO – https://bit.ly/2FMh3Ui

Seus KPIs definirão seu sucesso, quanto melhor você entender sobre eles, maior será a chance de performar seu negócio.

Para você ter um exemplo: dentro da DoctorFit nossas unidades começam com um break even de 30 a 40 clientes (precisamos de 30 a 40 clientes para pagar as contas), necessitamos de 8 a 16 meses para se ter o payback (retorno de investimento).

Nossas taxas de conversão sobre vendas chegam a 80% (de cada 10 aulas experimentais oito se tornam clientes), nosso turnover fica na casa de dois a oito por cento (perda de clientes).

O custo das nossas unidades está hoje na casa de 40 a 60 mil reais, sabemos o que gastar com equipamentos, estrutura e capital de giro, enfim, quem entrar na DoctorFit vai errar menos.

Caso você queira entender melhor, escrevi esse artigo aqui: https://bit.ly/2QntNF1

2. Com quem buscar financiamento

Familiares – se você não possui capital próprio, essa é a melhor chance de você conseguir esse financiamento. Não ter que pagar juros, não necessitar de fiadores e principalmente não precisar ter tempo e relacionamento bancário.

Porém se conseguir esse valor esteja preparado para trabalhar muito e honestamente até que o dinheiro seja devolvido para o familiar, pois embora mais fácil e menos burocrático, caso você trabalhar errado, será cobrado para vida inteira!

Sócio – o então presidente das Casas Bahia uma vez disse: “quem tem sócio tem patrão”, mas, depois dos familiares, é a forma mais fácil de você levantar capital. Se vocês trabalharem corretamente e souberem diferenciar pessoal do profissional terão grandes chances de essa sociedade virar sucesso, prova disso é o trio Jorge Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcel Telles.

Empréstimo Bancário – por último, mas também muitas vezes necessário! Esse valor tem que ser colocado no seu negócio como custo mensal, assim facilitando sua vida como gestor, mas te pressionando a fazer dar certo.

Se você está procurando financiamento a dica chave embora simples é seguir os três tópicos muito fielmente levando sua chance de conseguir o dinheiro com maior felicidade.

E para finalizar: o jogo só termina quando acaba, só desista desse financeiro quando conseguir o valor para abrir um negócio!

Um Abraço, Cristiano Hoffmann.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!