Poucos países têm tantos empreendedores quanto o Brasil.

Aqui já nascemos vendendo figurinha na escola, organizando festas no terceiro ano e juntando dinheiro para formatura de faculdade.

O grande problema é que somente a vontade não assegura uma empresa de sucesso, e assim nasceu o “boom” das Franquias.

A média de mortalidade de uma franquia é imensamente menor quando comparada a negócios comuns, e os motivos são variados, por isso esse crescimento deve permanecer de forma acelerada pelos próximos anos.

Por essas e outras, construímos um artigo no qual vamos apontar os 10 motivos do porquê investir em franquias ainda é mais seguro quando comparado a abertura de um negócio próprio.

Complementar a esse texto, escrevemos um artigo sobre comprar uma franquia ou abrir estúdio próprio, então após essa leitura, clique no link abaixo para continuar aprendendo.

=> Estúdio próprio ou franquia?

Finalizando essa introdução queremos salientar novamente que o modelo de franquias vem se popularizando cada vez mais nos últimos anos, atraindo novos empreendedores que buscam investir seu dinheiro de uma forma mais segura em modelos de negócios lucrativos e bem estruturados.

Vamos ressaltar aqui que abrir uma franquia é uma ótima escolha e vamos lhe mostrar que esse modelo de negócios atrai muitos empreendedores, principalmente os de primeira viagem.

1. PLANO DE NEGÓCIOS

Imagine a dificuldade que é planejar do zero um modelo de negócios próspero, consistente e altamente lucrativo. O novo empreendedor muitas vezes não possui experiência, bagagem e nem tempo suficiente dentro área, nesses casos se associar a uma franquia lhe proporciona acesso ao conhecimento, direcionamento e segurança na hora de montar o seu próprio negócio. O tempo e dinheiro investidos pela franqueadora, faz com que o franqueado erre menos e cresça em um ritmo muito mais acelerado, quando comparado a quem está montando o próprio negócio sozinho. A curva de aprendizado já foi ultrapassada e a chance de quebrar é infinitamente menor.

2. ESTRUTURA

Poder contar com uma estrutura já definida e testada lhe permite direcionar de forma mais eficiente o seu capital de investimento. A franqueadora te entrega o projeto arquitetônico já pronto, sofrendo pequenas alterações de acordo com a estrutura física de cada local e ainda com supervisão de arquiteto, como é o caso da DoctorFit. O processo de abertura acaba sendo muito mais rápido e barato.

=> Como montar seu estúdio de treinamento personalizado funcional

3. AUTORIDADE DE MARCA

Poder usar a marca da franqueadora é uma grande vantagem. Uma franquia de renome lhe provê possibilidade de atrair mais clientes para o seu negócio, principalmente nos primeiros meses, onde tudo é mais complicado. Lembre-se que as pessoas tendem a confiar mais no que elas já conhecem.

Marcas já reconhecidas passam mais credibilidade. Muitos empreendedores pequenos podem oferecer um ótimo serviço ou produto, mas, se seu nome não é conhecido, eles perdem muito seu potencial de escala.

4. WEBSITE E MARKETING

Grandes franquias já possuem um website de alta qualidade com base de artigos, criativos como fotos, vídeos e conteúdos informativos, o qual o franqueado poderá usufruir.

Toda essa estrutura digital eles recebem por um valor muito inferior quando comparado ao que a franqueadora já investiu, não só em termos financeiros, mas também de tempo.

A franqueadora também presta suporte nas campanhas de marketing, em como direcionar sua atuação da melhor forma de acordo com sua região, aumentando sua taxa de conversão em vendas ou aquisição de clientes contínuos.

5. TREINAMENTOS

Quando se busca uma franquia, o empreendedor está em busca do know how do franqueador adquirido ao longo de anos, aplicando e testando o que funciona e o que não funciona dentro do seu segmento.

Esse franqueador transmite todo o seu conhecimento através de treinamentos, capacitando e direcionando como o mesmo deve operar seu negócio. Quanto menos o franqueado errar, mais dinheiro sobra para reinvestir no seu negócio e aumentar os lucros

Quando mais treinamento melhor a eficiência das atividades técnicas e de vendas, maior a manutenção de clientela e ainda, se mantém atualizado de todo o conteúdo da sua área de atuação.

6. PODER DE NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES

Fazer parte de uma rede de franquias lhe trazer oportunidades melhores de negociação com fornecedores, tendo em vista que para o fornecedor é muito mais vantajoso vender um número maior de sua matéria prima, mesmo baixando seu valor final de venda, do que vender em quantidades menores para um único negócio. Isso permite que os franqueados consigam produtos melhores por um preço mais barato, entregando uma experiência superior a seus clientes, quando comparados com negócios próprios de seus concorrentes.

7. COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO

Uma rede de franquias permite que você troque experiências e conhecimentos com outros franqueados da rede, muitos deles já passaram pelos mesmos problemas que você pode estar enfrentando hoje. Dessa maneira, as soluções adquiridas com a experiência reduzem a sua chance de errar, de perder dinheiro e ainda permite que você continue evoluindo com mais segurança e rapidez.

Isso também permite que surjam inovações dentro da franquia. Quanto maior o número de pessoas trabalhando e pensando em prol do mesmo objetivo, mais ideias para otimizar os processos existentes surgem. Outro ponto a se destacar é que as pessoas (franqueados) sendo de lugares diferentes e com experiências distintas, trazem uma perspectiva que, com certeza, uma única pessoa não seria capaz de ver.

=> Confira a série de artigos: Como sobreviver com a pandemia?

8. ESTRATÉGIAS E FOCO BEM DEFINIDOS

Grandes franquias já investiram muito tempo e dinheiro testando o que funciona e o que não funciona, esse tempo e dinheiro investido faz com que você erre muito menos, economizando dinheiro, que poderia estar sendo aplicado em outras áreas da sua empresa, trazendo mais resultados e lucro, além de te dar um direcionamento sobre cada processo dentro do seu negócio, que quando bem aplicados, vão fazer você crescer rápido e com menor custo.

9. SUPORTE

Diferente de montar um negócio sozinho, o modelo de franquias te oferece suporte da franqueadora, que lhe ajudará com os problemas que vem enfrentando. A supervisão da franqueadora lhe orienta a melhor forma de gerenciar o seu negócio, dando suporte contábil e jurídico, bem como a execução correta das metodologias de trabalho, inclusive pode auxiliar na hora de contratar os profissionais que irão compor a sua equipe que é um dos pilares mais importantes ao montar uma empresa. Uma equipe que não caminha na mesma direção e não possui capacitação para suas funções, é o caminho para a ruína.

10. APRENDER COM QUEM JÁ SABE FAZER

Muitas vezes o novo empreendedor não possui experiência sobre gestão e vendas, e, é sabido que os problemas de gestão, principalmente no Brasil, são um dos maiores motivos pelos quais os negócios próprios não passam dos 4 anos de existência.

Nesse processo de aprendizagem, o empreendedor acaba gastando muito do seu capital de investimento sem saber se o que está fazendo irá de fato trazer resultados para o seu negócio, podendo chegar até a falência. Por isso ter a quem se espelhar, perguntar e saber qual direção tomar, é o diferencial que pode fazer o seu negócio decolar e se manter no topo.

Assim vale o aprendizado e dica para dezembro de 2020.

Seja um Franqueado da DoctorFit.

Abraços, até a próxima.

Seja um franqueado DoctorFit

Deixe os seus dados abaixo para receber a ligação do nosso time de expansão.
Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!