O mercado de franquias vem crescendo muito a cada ano no Brasil, são mais de 3 mil marcas registradas até 2020. São negócios com caraterísticas distintas: alguns com foco em micro franquias outros em master, mas todos com a promessa de um modelo de negócio validado, lucrativo e com diferentes barreiras de capital de entrada.

Esse mercado vem atraindo cada vez mais novos empreendedores, mas em meio a tantas opções surge a maior e mais importante das dúvidas, como escolher a franquia ideal?

Para te ajudar a resolver essa questão separamos 5 dicas para te ajudar nessa escolha.

Com essas dicas, sua tomada de decisão passa ser mais segura e com os pés no chão.

Então sem mais delongas, vamos lá:

1. DESCUBRA O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER

Sim isso mesmo, antes de analisar as franquias, você precisa identificar qual seu perfil e seus gostos e o que faz mais sentido para você. Alguém que gosta muito de cozinhar, não vai abrir uma franquia de salão de beleza ou uma franquia de varejo.

Faça uma lista de tudo o que você gosta de fazer, e o que não gosta de fazer, isso vai lhe ajudar mais na hora de analisar as propostas de cada franquia.

 Muitos empreendedores acabam colocando o valor de investimento baixo na frente dos seus gostos, e isso é uma armadilha tremenda, pior que trabalhar para alguém que você não gosta, é ser dono de um negócio no qual você não se identifica, portanto escolher uma franquia de acordo com o seu estilo de vida e gostos é fundamental para que o seu negócio dê certo.

2. AVALIE SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

É fundamental que você esteja bem preparado para realizar esse investimento, algumas pessoas acabam pegando o dinheiro que ganham do FGTS após saírem do seu antigo emprego e buscam investir em seu próprio negócio, na intenção de resolver sua vida financeira o mais rápido possível, mas esquecem que sua principal e as vezes única fonte de renda, também se esgotou.

Hoje se você possui digamos que 150 mil reais de capital, você não deve procurar uma franquia de 150 mil reais, a muitos outros custo pessoais que você deve levar em consideração, como seu condomínio a escola dos seus filhos, prestações de cartão, você deve planejar todo o seu custo de vida até que sua franquia comece a dar lucro para pagar suas despesas.

Caso não faça esse planejamento, você corre um risco muito grande de ficar sem capital durante o processo de maturação do seu negócio.

O que pode te obrigar a fechar o seu negócio, junto com todo o dinheiro investido até o momento.

3. CUIDADO COM FRANQUIAS DA MODA

Como o próprio nome já diz, moda é passageira, e nesse momento se você não for um super operador, já com bastante experiência e entender que esse momento está chegando e precisa inovar, você provavelmente vai ter que fechar as portas, ou vender antes que essa moda passe.

Olhar apenas para os lucros que um negócio pode gerar, é uma faca de dois gumes, se você não estiver preparado e ciente do que pode acontecer, o prejuízo pode ser muito maior

E todo aquele dinheiro que você lutou e suou para conseguir, vai embora.

4. PESQUISE MUITO

Tão importante quanto os tópicos anteriores, é necessário que você faça uma pesquisa bem detalhada sobre cada franquia que tem interesse. Minha recomendação é que separe 3 das que você mais gostou, e procure conhecer franquias próximas a sua região caso tenha, analisar se o que dizem é de fato verdade, você pode aproveitar essa oportunidade para conversar com os franqueados, entender como é a relação entre eles e a franqueadora.

Também conhecer o funcionamento na prática sobre o modelo de negócio, com isso você vai ter uma noção se realmente faz sentido para você, no curto, médio e longo prazo.

Depois você pode conversar diretamente com o franqueador, isso te permite saber de dados mais realistas sobre plano de negócios retorno de investimento e em quanto tempo você consegue atingir o resultado esperado.

5. CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA(COF)

Este é o documento mais importante ao associar-se a uma franquia, é o único documento que rege a relação entre a franqueadora e o franqueado, e está na Lei 8.955. Neste documento está todas as informações referentes a marca, valores de investimento, responsabilidades entre franqueador e franqueado, as taxas que deverão ser pagas para entrar e após a entrada na franquia, portanto é muito importante que você preste total atenção nas informações presentes nesse documento, pois o papel aceita tudo, e caso haja algo que não esteja de acordo com o proposto, você tem 10 dias após o recebimento da COF (antes mesmo de pagar qualquer taxa) para analisar o documento.

Você pode chamar um especialista na área jurídica para lhe acompanhar nesse processo caso não tenha experiência, e garantir que tudo saia da melhor forma possível, este é o documento que garante os direitos legais caso algum dos lados não cumpra com o que está acordado no documento.

Dicas Bônus.

Uma boa maneira para se certificar de que a franqueadora cumpre com o prometido, é conversar com outros franqueados da rede, dessa forma você se sentirá mais seguro na hora de tomar a decisão de entrar ou não para a franquia.

Saiba o quanto você está disposto a investir no negócio, qual o valor de retorno/lucro você almeja ganhar com esse investimento e também o quanto você está disposto a perder a cada mês que você investe mais capital no negócio.

Vai que o as coisas não estão indo como o planejado, as vezes um fator externo está afetando o seu ramo de atuação, qual é o valor máximo que você está disposto a perder nesse investimento, ter esses valores em mente lhe ajuda a ter mais clareza na hora de escolher uma franquia e se ela atende às suas expectativas.

Não confie apenas em planilhas que prometem resultado X, você precisa de dados reais de quem já faz parte do negócio.

Espero que essas dicas lhe ajudem na sua caminhada no mundo do empreendedorismo, que você possa prosperar e alcançar todos os seus objetivos profissionais e pessoais.

===> Sua próxima leitura: O segredo da mentalidade dos empreendedores de sucesso – DoctorFit | Franquia de treinamento personalizado funcional

Muito obrigado e boa sorte!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!