O treinamento de força é fundamental para todas as pessoas! Você sabia que a cada década de vida após os 40 anos perdemos cerca de 10% da massa muscular? E que a perda desse componente corporal aumenta a chance de doenças no processo de envelhecimento? Agora imagine o quanto é importante se ter músculos quando se é atleta!

Quando falamos em alto rendimento, ou seja, atletas que buscam grandes resultados nas competições de suas modalidades, estamos propondo condutas para o melhor funcionamento do nosso metabolismo. Produzir energia de forma rápida e constante, ter os músculos mais potentes e resistentes à fadiga, manter a eficiência dos movimentos esportivos mesmo com os metabólitos produzidos pela fadiga metabólica. Dessa maneira, a necessidade do treinamento de força é fator crucial para resultado que esses atletas colherão.

Falar em treino de força também é entender que cada modalidade exige um tipo de especificidade de desempenho, por exemplo, atletas de esportes competitivos como o beach tênis necessitam de resistência e explosão; Jogadores defensores no rúgbi e futebol americano precisam de força pura; fisiculturistas de hipertrofia. Pensando nesses detalhes fundamentais precisamos entender que cada tipo de força exige um treinamento diferente. Na franquia DoctorFit temos essa preocupação e para cada modalidade que temos em nossa base de dados propomos exercícios e formas de treinar diferentes. Em nossa plataforma contemplamos esportes de raquete, vôlei, futebol, corrida de rua, lutas, surf e triathlon, cada uma com suas especificidades.

Mas para você ter uma ideia de como precisamos treinar de forma diferente cada atleta abaixo sugerimos cargas e repetições:

Treinamento de Força% CargaRepetições
Força Pura>90%1-5
Hipertrofia75-95%6-12
Resistência de Força55-75%12-25
Força Explosiva30-60%10-30

Agora, é importante entender que alguns esportes necessitarão de mais de um tipo de força! Ao mesmo tempo que precisamos de força pura, também haverá momentos em que manter a técnica e precisão significará ser mais resistente. Então, o que planejamos como treinadores são ciclos de treino de tipos de força diferentes. Esses podem ser divididos em pequeno prazo (microciclos de sete dias), médio prazo (mesociclos) e grande prazo (macrociclo) que podem chegar a um ciclo de 12 meses ou mais. Dentro desses períodos distribuímos o treinamento dos vários tipos de força dando ênfase para as maiores necessidades da modalidade.

Portanto, treinamento de força definitivamente não é levar o atleta para a sala de musculação ou entregar barras e kettlebells, para que seja efetivo necessitará de entendimento da modalidade, adequação para as necessidades do atleta e, com certeza, de uma periodização adequada.

Boa sorte e bons treinos!

==> Conheça as unidades da DoctorFit

Seja um franqueado DoctorFit

Deixe os seus dados abaixo para receber a ligação do nosso time de expansão.
Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!