ENTENDENDO O PENSAMENTO ATLÉTICO

O planejamento de treinamento de um atleta ou de uma equipe atlética depende de várias características. Existem princípios científicos que fundamentam a prescrição, fazendo com que ela não seja igual para todo mundo, e se adaptando de acordo com algumas necessidades. O primeiro ponto é que existem três pilares que fundamentam um bom resultado, são eles: O condicionamento físico, o condicionamento técnico e o condicionamento tático.

Cada uma dessas habilidades, possuem suas especificidades e elas vão ser treinadas e planejadas de acordo com cada esporte. Essas três características funcionam como a base do treinamento, dando ao atleta a necessite treinar cada um deles de forma separada, até que ele esteja em plena condição para competir.

Para um atleta, a competição serve como uma avaliação diante do todo o seu ciclo de treinamento. É como estudar para um concurso, ou a prova do Enem, ou até mesmo o preparo para uma grande apresentação empresarial. O foco na competição, faz com que o atleta se dedique o máximo possível em todos os treinamentos, para que no dia da competição, ele dê o melhor do seu potencial. 

DIVISÃO DOS TREINAMENTOS

Como já foi exposto, o planejamento de treinamento de um atleta ou de uma equipe atlética depende de 3 pilares que fundamentam a prescrição. São eles: O condicionamento físico, o condicionamento técnico e o tático.

O condicionamento físico se trata das características físicas do esporte, no qual o atleta precisa melhorar suas habilidades específicas da modalidade e trabalhar as suas dificuldades físicas, para que elas não sejam um fator influenciador negativo durante os treinos e competição. Esse pilar no treinamento é referente aos treinamentos físicos, bem como o treinamento de força, treinamento de resistência, cardiovascular, potência, e entre outras características que serão selecionadas e exigidas de acordo com o esporte.

O condicionamento técnico se diz respeito às técnicas específicas da modalidade, como um chute do karatê, um drible do futebol, um saque do vôlei ou um arremesso do basquete. Essas técnicas precisam ser treinadas e repetidas até a execução perfeita, pois elas podem decidir o resultado do atleta ou da equipe em uma competição.

Já o condicionamento tático está relacionado às estratégias de competição no qual vai depender exclusivamente do esporte, da equipe, do atleta ou até mesmo do técnico. Mas o princípio fundamental desse condicionamento é que o objetivo dele é fazer com que o atleta ou a equipe consiga executar a sua técnica sem a influência do adversário. Ou seja, é a estratégia de jogo da equipe de futebol para infiltrar na área da outra equipe, é a estratégia do atleta de karatê para acertar um golpe sem que o adversário consiga defender, é a estratégia da equipe de vôlei para fazer com que o ataque seja pontuado sem que a bola bata no bloqueio da outra equipe.

De um ponto de vista prático, o condicionamento tático depende do técnico e o condicionamento técnico depende do físico, uma vez que para conseguir montar uma boa estratégia, eu preciso saber executar aquele movimento específico do meu esporte, mas eu só consigo fazer isso se eu também conseguir manter o condicionamento físico durante todo o jogo ou toda a luta.

O QUE DEFINE O RESULTADO? SÓ ISSO JÁ É O SUFICIENTE PARA ME TORNAR UM CAMPEÃO?

O contrário do que muitos imaginam, apenas treinar nem sempre é o suficiente para te tornar um campeão. Como foi exemplificado, treinar para uma competição é como estudar para uma prova de concurso, ou seja, por mais que você estude, alguma questão errada já é o suficiente para te deixar uma colocação atrás. Da mesma forma como a competição pode tirar a sua classificação por conta de um simples erro. Na maioria dos casos, os atletas despertam um grandioso espírito de competitividade, o fazendo treinar além do que lhe é imposto como necessidade. O ponto é que há um verdadeiro ânimo no intuito de vencer, de querer evoluir e ser melhor a cada dia. Esse espírito de perseverança nos mostra que não há limites para aquele que quer crescer, e não adianta sonhar se você não coloca as suas habilidades em prática.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!