Fala pessoal, firmes e fortes?

Espero que sim!

Hoje chego no penúltimo tema sobre características empreendedoras.

Falarei sobre persuasão e rede de contatos.

Dentro de uma agenda de dono, esses assuntos devem receber muita atenção para conseguir manter-se avançando como empresário.

Não digo que você tenha de ser um puxa saco irritante, muito menos aquele vendedor chato que vive “aperreando” o cliente, apenas trago à tona a necessidade de colocar esses tópicos como sendo fundamental para o seu desenvolvimento.

Saliento, outra vez, que de cada dez empresários que converso, nove citam a importância de conhecer pessoas chaves e mais inteligentes que ele para desenvolverem seus negócios, como também muitos falam do real entendimento sobre persuasão.

Na opinião deles, a qual concordo, diga-se de passagem, quanto mais persuasivo é o gestor/vendedor, mais fácil torna-se o ato de fazer as pessoas concordarem com sua ideia ou ação.

Sendo assim, persuasão não é algo ruim ou bom, é algo nulo. Se sua ideia for ruim, não vai adiantar ter o melhor vendedor para defendê-la, agora se sua ideia for boa, espere uma enxurrada de apoio com o uso das estratégias de persuasão.

Já a rede de contato é a mesmíssima coisa, se você não tem nada a agregar não espere um apoio das outras partes. No geral o ser humano repudia as pessoas que somente sugam! Agora, se você for um ser humano mais interessante que interessado, prepare-se para um crescimento exponencial. Sem mais delongas, vamos para o que realmente interessa.

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CRIE ESTRATÉGIAS PARA CONSEGUIR APOIO PARA SEUS PROJETOS

Regra básica da vida: é mais fácil as pessoas te ajudarem a empurrar o carro quando você está em movimento empurrando do que quando você está parado pedindo ajuda.

Não adianta você pensar nas melhores estratégias em conseguir apoio de outras pessoas se você não está fazendo nem o seu bem-feito.

Ninguém vai acreditar em seu projeto se nem você aplica energia, tempo e recurso.

E embora existam outras estratégias classifico em duas como as melhores para angariar apoio para seu projeto, sendo a primeira: RESULTADOS.

Coloco resultado em primeiro lugar, pois eles falam mais alto que estratégias quando você precisa de apoio.

Não somente os investidores, mas em 99% das vezes nós preferimos ajudar aquela pessoa que está batalhando por resultado ou alguém que já tem algum, do que aquele ser humano que fica sempre à procura da desculpa perfeita e da próxima ajuda.

Em negócios essa filosofia torna-se ainda mais evidente: investidor investe seu dinheiro no gestor, ideias em geral valem 10 centavos na bacia.

Portando, quando você carece de apoio para o crescimento, primeiro tenha em mente que só receberá apoio se estiver em movimento e se possuir track record.

Segunda estratégia: SEU POR QUE.

Vou relembrar uma história para ficar claro o contexto desse por que.

Existe uma fila de supermercado, a pessoa entra, posiciona-se lateralmente na fila, olha para todos e fala: senhores preciso ser o primeiro da fila, posso ir?

Como lógico, a grande maioria vai dizer não.

Agora imagine chegar nessa mesma fila, direcionar-se para essas pessoas e falar o seguinte: pessoal bom dia, meu ônibus está chegando e não posso me atrasar por que senão terei que esperar mais 3 horas.

Posso ir na frente da fila?

Garanto que a uma grande maioria vai te dar a vez.

Embora pareça uma analogia simplista o significado dela é ter um por que quando precisar de apoio.

Quando não tem muito claro o porque precisa dessa ajuda, na maioria das vezes seu projeto vai para ralo.

OBTENHA APOIO DE PESSOAS CHAVE PARA SEUS OBJETIVOS

No início do artigo citei como fundamental a necessidade de saber relacionar-se com as pessoas chaves para conseguir apoio.

Entenda por pessoas chaves, funcionários, sócios, concorrentes, fornecedores, terceirizados e toda pessoa que faz parte do ambiente do seu negócio.

Esse é o exato momento que primeiro agrega valor na vida da pessoa, para depois pedir.

Você soma, ajuda a conquistar seu objetivo, depois pede, nunca o contrário.

Um dos principais gatilhos da persuasão é o da reciprocidade.

Reciprocidade está ligado internamente com o ato de receber ou doar algo que você já recebeu ou doou.

Quando somos recebidos em qualquer ambiente e primeiro oferecemos um presente ou algo do gênero, qual a primeira ação de quem recebe? Agradecer.

O agradecimento é uma devolução do presente.

Então, primeiro sempre tenha em mente como pode ajudar as pessoas que estão em sua volta, mesmo que sem esperar nada em troca, porque ao necessitar desse apoio para conquistar seus objetivos, o que vai acontecer é o provável ato recíproco do outro.

Portanto, primeiro agregue valor para depois consiga o apoio!

DESENVOLVA REDE DE CONTATO E CONSTRUA BONS RELACIONAMENTOS COMERCIAIS

No início da minha vida de empreendedor, tive um grande mentor que ensinou-me muito sobre como desenvolver a rede de contatos e construir relacionamento.

Algumas dicas você já deve ter escutado ou lido por aí e, embora sejam simples, ainda fazem total diferença no mundo dos negócios e em nossos relacionamentos.

Primeira dica já citei exaustivamente nos tópicos anteriores: se interesse genuinamente pelas pessoas.

Vendedores no geral são aquelas pessoas falantes com entonação de voz grave. Esses para terem sucesso não podem esquecer que ouvir é tão importante quanto falar.

Trabalhar com ênfase a escuta ativa faz você ganhar duplamente numa relação. Primeiro entendendo o que seu contato precisa e se interessando por isso, depois pensando em como pode ajudar solucionando aquele problema.

Uma segunda dica além de escutar ativamente o que a pessoa quer falar é: não julgar entre certo e errado a opinião da mesma, tendo clareza que não tem que provar para os outros que você é mais inteligente ou tem mais experiência.

Aproveite esses momentos inclusive para chamar pelo nome, deixar ela falar mais que você e sorrir em cada momento da conversa.

Finalizando este artigo, quero deixar um ensinamento de Dale Carnegie, o filantropo e bilionário: acredito que você pode conquistar mais amigos em dois meses, interessando-se em outras pessoas do que em dois anos se tentar fazer com que outras pessoas interessem por você!

Até semana que vem!

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