Hoje em dia podemos ver nas diferentes mídias muitas maneiras de praticar atividades físicas e essa demanda vem crescendo cada vez mais.

Em primeiro lugar cabe esclarecer a diferença entre atividade física e exercício físico, elas parecem pequenas, mas podem fazer uma grande diferença para sua realidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, atividade física é qualquer movimento realizado pela musculatura esquelética que exige um gasto de energia, sem planejamento ou qualquer tipo de controle, realizada de forma espontânea e não necessariamente com a intenção de melhorar sua saúde ou qualidade de vida.

Já o exercício físico também tem sua relação com o movimento realizado pela musculatura esquelética e gasto energético, porém acrescentamos o controle de variáveis que vão considerar planejamento, intervalo, carga e outras para que sua aptidão física seja melhorada.

A partir destas definições podemos continuar nossa conversa sobre a importância de se ter um treinamento personalizado.

Muita gente decide realizar atividades e de cara fazem suas escolhas e saem por aí correndo, pedalando, fazendo exercícios de força, praticando esportes, sem muitas vezes estar preparado para tudo isso, ou mesmo estando relativamente preparado, pode executar movimentos que ao invés de beneficiar sua saúde, podem provocar lesões agudas ou crônicas, gerando prejuízos ao invés de benefícios.

Nesse sentido, o que os praticantes precisam ter claro em suas decisões? O acompanhamento profissional deve ser realizado e exigido o tempo todo em suas práticas, dessa forma reduzimos riscos de problemas osteoarticulares, musculoesqueléticos, cardiovasculares, e também potencializamos resultados em relação aos nossos objetivos.

Ah, os objetivos… são tantos, e queremos muito alcançá-los!

Mas, por vezes os colocamos a frente de nossas necessidades. E, sim, podemos ter necessidades mais latentes que as metas, e como diferenciamos?

Neste momento é onde encontraremos a maior diferença entre orientações genéricas e orientações personalizadas.

As orientações personalizadas vão levar em consideração seus objetivos e suas necessidades, de forma equilibrada e segura. Por isso a grande importância do treino personalizado, ele vai ser direcionado para o perfil de cada cliente, levará em consideração sua idade, desenvolvimento motor, compensações posturais, logística, desejos, anseios, ou seja, muito mais variáveis do que apenas aquelas relacionadas ao seu treino.

Quando vamos a uma academia de fluxo livre, geralmente os instrutores ouvem as queixas e objetivos de cada pessoa, porém, qual o tamanho da dedicação destes instrutores em acompanhar o aluno passo a passo, treino a treino? Muitas vezes sobram alunos e faltam professores ou coloca-se o objetivo da aula à frente do objetivo e necessidade do aluno, e que este se adeque a aula. Mas não acreditamos que esse seja o melhor caminho.

Por isso temos na DoctorFit um sistema operacional com diferentes protocolos de treinamento, como por exemplo, para gestantes, lesões no joelho, lesões no quadril, lesões no ombro, discopatias da coluna vertebral, obesidade, sedentarismo, condicionamento físico geral, hipertrofia muscular entre outros. Temos esses protocolos como base de orientações, pois podemos manipular variáveis para que seja moldado de acordo com as respostas que cada cliente nos dá em relação aos exercícios, durante sua execução, em sua progressão e também no pós treino.

Fazer um treino personalizado também é ir além dos exercícios, desta forma o profissional que te acompanha tem maior contato e pode identificar outras variáveis que podem influenciar nos seus resultados como, por exemplo, a questão da alimentação ou mesmo a qualidade do sono, fatores muito importantes para seus processos de melhoria de saúde e qualidade de vida.

Sendo assim, fazer atividade física é bom, praticar exercícios físicos é melhor e treinar de forma personalizada é o IDEAL.

E você, procura resultados consistentes? Mudanças reais na sua vida? Procure a DoctorFit mais próxima e comece hoje mesmo!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!