Todos os artigos que lemos sobre sedentarismo trazem estatísticas alarmantes e crescentes. Um resumo espera-se hoje que mais de 50% da população mundial esteja enquadrada nesse perfil.

Eu vou lhe dar 5 dias infalíveis para sair do sedentarismo e levar a sua qualidade de vida para as alturas! Mas, primeiro, vou escrever algo para você refletir sobre a importante dessa mudança para os próximos anos.

Você sabe qual risco está correndo em não ser uma pessoa ativa? Vou fazer uma analogia entre nosso corpo e um carro. Ambos são máquinas delicadamente planejadas para funcionar sem erros, sem riscos e com a maior eficiência possível (claro que o corpo humano é superior em detalhes).

Quando esquecemos de fazer a manutenção do carro acabamos sobrecarregando suas engrenagens e forçamos o motor a funcionar de forma errática e maléfica. Se não passaremos na mecânica logo e trocarmos o óleo, o líquido de arrefecimento do motor, trocarmos as pastilhas de freio e tudo mais, uma hora vamos precisar que ele funcione rápido e com precisão e não será possível! O motor estará cansado de trabalhar, as estruturas (canos, mangueiras, fios, etc), estarão oxidados ou obstruídos por componentes indesejados, formados por um motor que funcionou errado por muito tempo.

Está histórias termina com duas opções: 1. Você decide fazer a revisão do carro, paga normalmente carro por isso já que deixou a máquina trabalhar por muito tempo em condições inapropriadas, e, mesmo depois de arrumada pode começar a apresentar problemas crônicos; ou, você troca de carro por um mais novo, ou zero quilômetro, que não apresenta nenhum problema de manutenção. Lembrando que esta segunda opção não será possível com o seu corpo!

A reflexão que desejo despertar em você é que, se mantemos nosso corpo sempre trabalhando de forma adequada e revisando periodicamente para realização de ajustes, ele sempre será uma máquina eficiente e não desenvolverá problemas, ou, pelo menos esses transtornos serão minimizados.

O que fazer então para manter nosso corpo, a máquina mais perfeita do mundo, em funcionamento pleno? Primeiro e mais importante é: não deixar ela parada!

Máquinas enferrujam e têm problemas se sem uso, o nosso corpo de comporta igual! Pessoas sedentárias apresentam mais problemas de saúde, são submetidos a mais procedimentos e usam muito mais medicamentos. Elas tem diversos problemas circulatórios, cardiovasculares e endócrinos. Sem movimento acumulamos mais gordura (ainda mais se tiver uma alimentação inadequada!) e perdemos massa muscular. Aumentaremos a chance de infarto, AVC, hipertensão, diabetes, síndrome metabólica. Músculos sem uso atrofiam, aumentando a chance de quedas, de dor crônica, reduzem a mobilidade e a capacidade de realizar as atividades de vida diária. As articulações sofrerão com menor quantidade de líquido sinovial, se desgastarão e trabalhando em ambiente inapropriado irão se lesionar.

Portanto, chega de enrolação e vamos à prática! É preciso sair dessa vida sedentária e ponto final!

Agora vou lhe dar 5 dicas que farão você mudar de vida! Elas vão proporcionar disposição, motivação e muitos ganhos para sua saúde!

-> Como manter uma alimentação saudável

1. Acorde 20 minutos mais cedo

Não é uma mudança tão drástica de rotina acordar 20 minutos mais cedo do seu horário habitual e garanto que fará uma diferença incrível! A hora que o despertador tocar, levante da cama sem enrolação, vá até a sala de casa e faça 10 respirações profundas (sinta o att entrar e encher o tórax e expire até a última hora de ar do pulmão). Depois sente e levante do sofá por 5 minutos, sem pressa, para ativar a musculatura do quadril e coxas. Em seguida, por 2 minutos após a mão na cadeira e contrária as panturrilha tirando os calcanhares do chão. Para finalizar, caminha por 10 minutos! Pode ser ao redor da casa, no corredor do prédio ou por dentro do apartamento, se não houver outra opção. Essas condutas diárias mudarão sua vida e você deixará de ser sedentário!

2. Escola sempre fazer atividades de lazer que lhe proporcione movimento

Se você não consegue estabelecer uma rotina de atividades físicas adequada durante a semana, não escola maratona séries no final de semana! Seu corpo merece e precisa se movimentar por todas as horas que ficou parado durante a semana. Quem sabe, antes de se entregar ao sofá e a TV, saia para um passeio de bike, uma caminhada na praia ou no parque/praça, uma trilha com os filhos, uma visita a uma exposição ou feira que lhe obrigue a caminhar um pouco, arrume o jardim.. tantas outras opções saudáveis. Lembre-se sempre da reflexão sobre o carro, precisamos de movimento!

3. Compre um relógio que conte seus passos

Uma forma de saber se está conseguindo sair do sedentarismo e também para lhe dar motivação é utilizar dispositivos eletrônicos que avisam sobre seu desempenho. Alguns relógios e até aplicativos de celular, por exemplo, contam o número de passos que você executa em um dia. Coloque metas para você mesmo até que consiga caminhar mais de 8 mil passos por dia. Sua saúde vai agradecer.

4. Faça parte de um grupo de pessoas que praticam exercícios

Quem sabe encontrar e participar de um grupo de dança, passeio país e filhos, grupo de viagens, de caminhadas, de corrida? Encontre e acompanhe pessoas ativas, isso lhe motivará a sair da inércia e ainda ter amizades que prezam pelo convívio social, afeto, alegria e, claro, exercícios! Coisas tão importantes para a nossa vida.

5. Se matricule em um estúdio de treinamento físico

Matricular-se em um lugar que lhe proporcione exercícios físicos adequados para as suas necessidades, respeitando a sua individualidade e comprometimentos, de preferência com equipe multidisciplinar é fundamental para a manutenção da rotina de exercícios. Atividades físicas serão sempre muito bem vindas, mas, o exercício físico planejado por um profissional e executado de forma correta, na medida certa, sempre será mais efetivo para proporcionar o melhor rendimento do seu metabolismo e evitar o surgimento de doenças. Exercício físico é remédio, numa esqueça disso!

-> Conheça as unidades da DoctorFit.

Pronto, agora é só você começar!
Bem vindo (a) a vida ativa!!!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!