Ansiedade, diagnóstico mais frequente que fazemos, aquele coração acelerado pelos pensamentos, a adrenalina liberada na corrente sanguínea que deixa pés e mãos frias, que por vezes até provoca náuseas e dor abdominal, uma “coisa” presa na garganta e a sensação que vai faltar ar… quem nunca?

Esse grande mal estar psíquico que reverbera em nosso físico, muitas vezes nos paralisa e se torna impossível de resolver… calma, respire fundo e aprenda algumas estratégias que podem ajudar nesses momentos. Vou escrever hoje sobre algumas substâncias que contém princípios ativos que atuam em mecanismos do nosso sistema nervoso central e neurotransmissores, que serão capazes de lhe auxiliar nesses momentos, bem como podem ser utilizados para prevenir os episódios ansiosos.

Proponho aqui 5 alimentos indispensáveis:

1. Castanha do Pará

Rica em selênio ela melhora o humor e ainda Sicília no combate à infecções pois tem excelente poder antioxidante. Na sua composição encontramos também uma grande quantidade de vitamina E que tem grande função no combate dos radicais livres.

2. Ovos

Além de serem uma excelente fonte de muitos nutrientes, são ricos em vitaminas e triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que auxilia no controle do humor e é fundamental para memorial e sono. Além, ainda, de ser rico em proteínas e ter baixa caloria, sendo indicado para compor diretas que visam emagrecimento. Muito melhor comer ovos do que bolachinhas de água e sal, se você está precisando perder peso!

3. Chá

Muitos chá tem efeitos tranquilizantes, entre eles eu sugiro: erva doce, maracujá e camomila. Todos eles têm características anti-inflamatórias,  antibactericidas, antioxidante e relaxantes. É importante observar o preparo porque se permanecerem por muito tempo em infusão podem perder suas pro prioridades ativas. Sendo assim, opte sempre pelas folhas e flores secas ao invés de saquinhos/caixa industrializado que geralmente contém conservantes e açúcares nas fórmulas. Ferva a água primeira e depois coloque as folhas em infusão por no máximo 5 minutos e faça a ingestão em seguida. Assim você terá muito mais benefícios!

4. Cúrcuma

O componente ativo da cúrcuma, a curcumina, é um potente anti-inflamatório, o melhor que eu conheço, provocando no seu organismo a redução do estresse oxidativo que geralmente está muito elevado nas pessoas que sofrem de transtornos de humor, como a ansiedade. Ela pode ser adicionada a sua lista de temperos e usada como ingrediente para diversos pratos, bem como pode ser utilizado na forma injetável, intramuscular, com uma potência muito maior.

5. Vitamina D

A vitamina D é entendida como um hormônio desde a década de 70, quando cientistas conseguiram identificar todas as suas ações em nosso metabolismo. A queda de vitamina D pode estar envolvida com a piora do controle do humor, além de uma diversas gama de doenças. Pessoas com quantidades mais altas de vitamina D apresentam menor incidência de depressão e quadros ansiosos. Mantenha a sua vitamina D pelo menos acima de 40.

Utilize essas informações para sua saúde!

Melhore ainda mais sua saúde praticando uma atividade física.

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Beijos.

Até a próxima.

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