Muitas mulheres sonham com a maternidade.

Ter a capacidade de gerar um ser humano dentro do ventre é uma dádiva.

E como uma incentivadora do treinamento físico e da alimentação saudável a Franquia DoctorFit não poderia deixar de fora as gestantes!

A gravidez provoca no organismo feminino diversas adaptações para criar um ambiente adequado para o desenvolvimento do feto. Entre estas, as mais importantes são: aumento do volume sanguíneo em 40 a 50%, secreção hormonal alterada, deslocamento do centro de gravidade, aumento da pressão sobre os órgãos intra-abdominais (estômago, pulmão, intestino, etc.), aumento da frequência cardíaca em repouso e durante exercícios submáximos, alterações no débito cardíaco e aumento do consumo de oxigênio principalmente em exercícios com pesos. As alterações são decorrentes do aumento da necessidade calórica, proteica, mineral e vitamínica do feto em desenvolvimento.

Neste ano de 2020, o Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras publicou uma atualização sobre as indicações do treinamento físico durante a gestação e diferente do que estávamos acostumados, o exercício está indicado para todas as mulheres independente das condições de base e do período gestacional! Mesmo para aquelas que nunca fizeram exercícios antes.

Em conformidade com os maiores órgãos reguladores do acompanhamento de gestantes, como o Canadian Guideline (2019), criamos um método exclusivo para proporcionar exercícios físicos com segurança para todo o período gestacional.

Gestantes diabéticas, sedentárias, com hipertensão controlada ou outra doença crônica, mesmo no primeiro trimestre de gestação, se liberados pelo médico, deverão praticar exercícios.

Até 2019 ainda se acreditava que só deveria continuar praticando exercícios na gestação aquelas mulheres que já eram adeptas ao treino antes de engravidarem. Ainda bem que esta lógica mudou! Apesar de parecer mais seguro e lógico para uma grande massa leiga no assunto, só permanecer ativa quem já era de longo tempo, todas as mulheres terão benefícios com a prática de treinos adequados para cada semana de gestação e as necessidades individuais do metabolismo.

Alguns exercícios como caminhada, ciclismo estacionário, exercícios aeróbicos como dança, hidroginástica e pequenos circuitos são frequentemente prescritos para as mulheres no período da gravidez, porém, muito pouco se fala no treino de força. Atualmente está prevista a inclusão de exercícios que produzam efeitos positivos na massa muscular, sendo estes com intensidade entre (40-70% de 1RM), com volume entre 8 e 15 repetições. Os treinos aeróbicos podem ser prescritos em intensidades entre 40-59% da frequência cardíaca de reserva ou 60-80% para os treinos mais vigorosos indicados, aí sim, para as gestantes mais ativas previamente.

Nosso programa inclui três treinos diferentes para casa semana da gestação, iniciando na 5ª e concluindo-se na 40ª. Para cada trimestre são observadas as necessidades de acordo com as adaptações fisiológicas do metabolismo materno e assim prescritas as atividades mais adequadas. A intensidade dos exercícios é avaliada através do controle da frequência cardíaca e percepção subjetiva do esforço.

Proporcionamos exercícios de caráter aeróbico, força com pesos livres, flexibilidade e mobilidade articular, dentro de ambiente climatizado, totalmente de forma supervisionada. E, claro, em consonância com as indicações realizadas por seus médicos assistentes.

Certamente os exercícios durante o período gestacional são grandes aliados para a saúde física e mental das mulheres.

Gestantes praticantes de atividades físicas, quando comparadas as inativas, tiveram uma redução de aproximadamente 50 e 40% no risco de desenvolver Diabetes Gestacional e pré-eclâmpsia, respectivamente; Há também pesquisas que mostram significante redução na média do ganho de peso em gestantes praticantes de exercícios. Comprovado já está, agora é perder o medo, procurar um lugar seguro e passar a gestação se movimentando.

Na ausência de contraindicações clínicas ou obstétricas para a prática de exercícios, todas as gestantes devem ser estimuladas a manter ou adotar um estilo de vida ativo durante o período.

Os treinos são executados por Profissionais de Educação Física formados e treinados por nossa área técnica para realizar ajustes de intensidade ou em conformidade com as limitações de cada cliente. Ademais, são capacitados em identificar contraindicações relativas e absolutas para a realização da sessão de treinamento.

Ficaremos muito felizes em receber você para aula aula experimenta! Antecipadamente, agradecemos por fazer parte desse período tão importante na sua vida.

Pronto agora é só começar!

Boa gestação!

Seja um franqueado DoctorFit

Deixe os seus dados abaixo para receber a ligação do nosso time de expansão.
Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!