Decidi escrever este artigo após sair de uma reunião com nosso grupo de franqueados da região Norte/Nordeste, onde a grande maioria é profissional de educação física, excelentes personais e que estão se tornando ainda melhores gestores.

Hoje a conversa foi sobre marketing e planejamento estratégico, e acredito que se o seu objetivo for aumentar o número de clientes do negócio, entender e estudar tudo que irei escrever aqui abaixo, vai te levar bem mais a frente que muitos dos seus concorrentes, gerando a vantagem competitiva que toda empresa procura.

Antes de continuar com o texto deixa eu desabafar…

O motivo ainda não sei, mas uma coisa me surpreende: os empreendedores não entenderam o tamanho potencial do marketing digital e o “estrago benéfico” que ele pode fazer no seu faturamento!

Acreditam em folders, flyers, lembrancinhas, rádio, TV, enfim, mesmo com o tanto de informação que possuímos eles fixam mais atenção no marketing off-line.

Meu objetivo é que nesse artigo você aprenda e entenda os três fatores chaves de porque o cerne do seu marketing tem que estar no digital.

FATOR 1 – HUMANIZAÇÃO

Nosso negócio é totalmente visual e pessoas compram de pessoas, então quando você aparece conversando com seu cliente, num vídeo do Facebook, num Stories do Instagram você humaniza a sua marca e faz com que seu prospecto sinta-se na sala da sua casa.

Quando você usa processos de marketing o principal aprendizado que você tem que ter diz respeito ao diálogo que deve acontecer entre você e seu público, e, se você humaniza sua marca, cria uma sensação de familiaridade entre sua empresa e futuros clientes.

Lembre-se: o custo de conquistar um cliente é imensamente maior que o custo de manter o mesmo cliente.

Fato: é melhor cuidar das visitas fazendo-as sentirem-se em casa do que gastar um rio de dinheiro investindo para conquistar novos clientes.

FATOR 2 – MENSURAÇÃO

Tudo que é medido é gerenciado, essa é uma frase que utilizo para todos meus clientes e mentorados.

E o poder do marketing digital é traduzido em mensuração. Aqui você consegue calcular até quanto quer pagar para trazer um cliente ao seu estúdio, quando custa para trazer pessoas para sua academia, enfim ele mensura e você consegue ter total clareza do seu CAC (Custo de aquisição de clientes).

Antes do marketing digital ficávamos somente com o marketing de esperança.

Marketing de esperança eram os investimentos em rádios ou jornais, nos quais se investe um valor para divulgar seu bussines sem ter total certeza que se traduzirá em cliente para seu negócio, sem números aos quais mensurar e sem saber como agir acaso nenhum prospectos vier com esse investimento.

Vou exemplificar com os números das nossa unidades:

Decidimos pagar até R$ 5,00 por um lead (pessoa interessada por nosso serviço).

Investimos numa campanha de marketing digital R$ 200,00.

Sendo assim temos em média de 40 pessoas interessadas em nosso negócio.

Nossa taxa de conversão em aulas experimentais ficam em torno de 60%, então dessas 40 pessoas pelo menos 24 farão aulas experimentais.

Dessas 24 pessoas que fizerem aulas experimentais 80% se tornarão nossos clientes, logo, 19 se tornarão nossos clientes.

Agora fazendo um cálculo médio de 19 clientes x R$ 150,00 (valor da mensalidade média uma unidade) = R$ 2.850,00 de faturamento, com um custo de R$ 200,00.

FATOR 3 – ESCALABILIDADE

Imagine agora que você faturou esses R$ 2.850,00 com o custo de somente R$ 200,00, e no mês seguinte ao invés de investir R$ 200,00 vai investir R$ 400,00. Em tese seu faturamento dobrará.

Sim, existem muitas variáveis aqui. Pode ser que isso não aconteça, mas se você acertou na mão na hora de criar seus anúncios, quase com certeza aumentará, e muito, seu faturamento comparado ao mês que passou, pois agora você possui histórico onde entendeu todos os erros e objeções para seu negócio.

Quando falamos no termo escalabilidade nos remetemos a conseguir produzir mais ou faturar mais sem necessariamente de aumentar demais seu custo.

Portanto um negócio aonde usamos o digital como canal de venda nos potencializa a multiplicar nossas ações de maneira a atingir muito mais pessoas, resolvendo o problema delas e garantindo nossa saúde financeira.

Em linhas gerais, investir em marketing digital é utilizar uma das melhores armas contra a falência: a previsibilidade econômica.

Se você é empreendedor com estúdios próprios ou deseja empreender com franquias entre em contato conosco, podemos crescer juntos e te ajudar a ser ainda mais prospero!

Um abraço,

Cristiano Hoffmann, diretor da DoctorFit Franquia

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Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.

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