Diante do caos que nos encontramos, curiosamente um provérbio oriental percorreu a internet toda nos últimos dias: “Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.

Assim, tudo indica que passaremos pela maior recessão pós segunda guerra mundial. Inúmeros falecidos, números absurdos de empresas que fecharão pela crise e um futuro ainda incerto de quando isso vai acabar.

“Sabemos que passará, desconhecemos apenas o quando”.

Há humanidade aprendeu a adaptar-se diante de todas as crises (primeira e segunda guerra, grande depressão, crise de 2008, fome, seca, etc) e observando o gráfico da bolsa, no longo prazo o crescimento é inevitável. Assim, quem sobreviver por mais esse desastre daqui a um ano estará mais “antifrágil” que antes, como descrevia Taleb.

Minha introdução foi apenas para te apontar o caminho que seguiremos, te motivar diante da situação, garantir a você que vai passar, porém nem tudo vão ser flores nesse caminho, e quem não tiver disciplina nesse momento pagará o preço pela derrota, seja ela falência ou infelizmente a morte.

Assim, meu artigo tem um objetivo específico: apontar os três elementos para sair da crise, intacto ou não, mas sair.

1º ELEMENTO: FOCO

Preciso que você concentre-se nesses próximos meses como nunca imaginou que precisaria, acredite em mim! Em épocas como essa, não desesperar-se e desenvolver inteligência emocional faz total diferença. Dentro do elemento foco, primeiro vamos entender a sua saúde financeira pessoal, do seu negócio e os planos para tomadas de ação em cada momento desse desafio.

Para começar, vou entregar uma tabela de Excel simples, onde você colocará as entradas, saídas e plano de ação. Preciso que você renegocie, diminua ou cancele qualquer valor que possa efetivamente diminuir nos próximos meses, pense sobre o que continuará entrando de receitas e qual será o plano de ação para as próximas etapas.

OBS: Nunca tenha apenas uma fonte de renda, se possível tenha duas de canais de aquisição distintos. Isso fará com que na próxima crise não sinta tanto apreensão.

OBS: Já na tabela dois coloque seus custos como URGENTE, onde todos os meses deve pagar (comida, luz, água), NEGOCIÁVEL (aluguel, contas pessoais) e CANCELAR (TV por assinatura, telefone de conta e qualquer outro custo que não seja urgente).

Agora você replicará a mesma tabela pensando em custos do seu negócio. Dessa maneira a partir de agora iremos trabalhar com os reais custos da sua empresa.

===> Acesse a planilha aqui

2º ELEMENTO: ANTIFRAGILIDADE

Nassim Nicholas Taleb é um economista e autor de alguns livros pouco conhecidos em nosso meio empresarial, mas que seria o primeiro da gaveta se o assunto fosse “prepare-se para o caos”.

Em seu célebre livro “Antifrágil” o mesmo discorre sobre o que é criar uma Antifragilidade x Resiliência.

“Muitas coisas na vida se beneficiam do nervosismo, da desordem, da volatilidade e da agitação”.

O que é identificado como Antifrágil é o conjunto de eventos que não somente se favorecem do caos, mas que precisam dele para sobreviver e crescer.

Para Taleb o oposto de frágil não é resiliente, sólido ou robusto. Ele traduz a ideia de uma fragilidade reversa que aponta para o oposto; a antifragilidade.

Na prática o que quero te dizer: CRESÇA com a CRISE, torna-se mais forte, robusto, aprenda a criar forças diante do CAOS, isso é ser Antifrágil.

Ao final dessa pandemia, enquanto seus concorrentes estiverem se preparando para caminhar, você deve estar correndo, enquanto eles estiverem trabalhando oito horas por dia você deve trabalhar dezesseis, isso é crescer no caos.

Quando acontecer a próxima crise, e ela vai acontecer, ainda não saberemos como será sua reserva financeira, seus investimentos, mas eu garanto que será melhor do que esta que tens hoje.

Na próxima tempestade que vier se você continuar sem reserva financeira, na catástrofe total, sugiro que jamais pense em empreender, pois esse negócio não é para você. Uma coisa eu garanto, o mercado não aceita desaforo!

Agora se quiser entender mais a fundo sobre o conceito de Antifragilidade, escrevi um artigo muito interesse alguns meses atrás. (Ler artigo)

3º ELEMENTO: REINVENÇÃO

1º Lei de Moore:

Gordon Moore, fundador da Intel, na sua teoria mais celebrada, em 1965 cunhou o seguinte presságio do futuro: “A cada ano a quantidade de transistores por chip irá dobrar de tamanho, sem alteração em seu preço”, em nossa linguagem empreendedora significa que o nível de informação não será mais problema, logo a inovação da sua empresa será fundamental ao longo do tempo.

Como na crise as cartas são trocadas de mão, esse é o exato momento para você observar como fundamental sua entrada no ambiente online ou o aumento de mercado no mesmo.

Agora um relato pessoal: todos nossos estúdios fecharam, com isso caiu a renda, mas em muitos deles existiam funcionários, e esses funcionários tem família.

Então, um dia após esses decretos, criamos todo um sistema online de treinamento, onde esses mesmos professores continuam acompanhando nossos alunos em seus próprios horários, porém agora de maneira online.

Ao finalizar esse momento complexo, voltaremos a atuar normalmente e este canal continuará existindo, pois na crise o baralho foi trocado de mão e quando ela finalizar nós estaremos com as cartas do jogo.

Boa sorte a todos!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!