Ter um excelente líder, um ótimo trabalho em equipe e uma meta palpável.

Anota essas frases abaixo:

➡ Líderes comem por último, antes e sempre o mérito é dado ao time.

➡ Sozinho você não é nada, nem corno.

➡ Pessoas com METAS triunfam, pois sabem exatamente para onde vão.

Uma organização compõe muito mais que somente esses três tópicos, já que para cada tema poderíamos diluir em vários outros subtemas! Mas, como a característica de nossos artigos é ser mais produtivo e direto, vamos nos ater a estes três somente. Para o seu melhor aprendizado para cada um deles teremos uma tarefa a ser executada.

LIDERANÇA

 

Existem vários significados quanto ao termo liderança, mas acredito que os conceitos se relacionam: o líder deve guiar sua organização para algum lugar, onde todos devem saber para onde estão indo.

O líder deve ser bom e afetuoso com todos, porém justo em qualquer momento. Deve ser exemplo dentro da organização, trabalhando tanto quanto, ou mais, que sua equipe. Deve direcionar a luz para o que estiver sendo necessário resolver no agora, mas, sem esquecer que o farol deve ser direcionado para o horizonte maior.

Maxwell, em “O livro de ouro da liderança” destaca algumas características fundamentais para qualquer pessoa tornar-se líder: disposição de assumir riscos, se sentir incomodado com a realidade, assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas, capacidade de sonhar, inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer, coragem, saber delegar, ter empatia, boa comunicação e entre outros.

Mas o principal bônus do autor está no seguinte parágrafo: “o líder exerce influência no seu grupo para que façam o que ele deseja, conduzindo-os na direção que sozinhos não seguiriam”.

Por fim, nessa primeira etapa, após finalizar o artigo, anote em sua agenda qual sua função como líder dentro da sua organização e reflita sobre para qual direção você está guiando-a.

Depois faça esse teste (https://bit.ly/2UHNTtH) e analise seu perfil de liderança. Com ele definido, dialogue num feedback consigo mesmo para compreender se está entregando verdadeiramente o que sua empresa precisa de você.

TRABALHO DE EQUIPE

Simon Sinek foi o autor da frase que iniciou o segundo parágrafo: “Lideres comem por último, antes e sempre o mérito é dado ao time”.

Quando li o seu livro comecei pelo porquê, muitas das minhas dúvidas sobre equipe foram sendo resolvidas automaticamente. Aquele medo de nunca delegar, de acreditar que eles nunca fariam o que você faz, foram dando espaço para o seguinte pensamento: sua equipe será seu primeiro cliente e você deve conquistá-la de tal maneira que todos que a compõem acreditem no seu sonho – eles devem acreditar no seu sonho grande!

Assim e somente dessa maneira você crescerá de modo organizado e efetivo.

Existem alguns “porém” nesse complexo tema. Quando falamos de trabalho em equipe, existem muito lideres com os mais distintos perfis que levaram suas equipes para o auto grau de sucesso. Contudo, entre todos sempre existiu uma consonância: ou você valoriza sua equipe de alguma maneira (dinheiro, atenção ou outra benesse) ou você sofrerá da doença do empresário que não consegue crescer por que por R$ 100,00 seu funcionário aceitou o convite do concorrente.

Agora vem aqui meu auxílio: sente-se com seu funcionário no dia de amanhã ou por telefone e escute-o para onde ele quer levar a carreira, qual o caminho ele escolhe para dentro da empresa, embora seja um trabalho simples, garanto que auxiliará para você entender mais sua equipe e seu funcionário observará que existe uma pessoa humana como seu líder.

Se você está lendo e almeja desenvolver sua equipe ou desenvolver-se, começar por ampliar as seguintes habilidades já seria meio caminho andado: proatividade, gestão de conflitos, comunicação eficiente, inovação, confiança, respeito, características que ao desenvolver quem ganha será você como gestor.

Para finalizar, concluímos essa etapa com o seguinte pensamento: se você acha investir para desenvolver um funcionário com medo que o mesmo saia, mantê-lo incompetente custa muito mais.

META

Vamos para nosso último tema, esse é o que diferencia o empreendedor de sucesso de alguém que vai falir nos primeiros 24 meses. É compreender, internalizar, desenhar o plano de ação e não parar até executá-lo da maneira eficiente.

Mas antes de continuar com o artigo, vou apresentar alguns trechos de grandes empreendedores que falam da importância de toda empresa ter uma meta.

Flavio Augusto –  Tenha metas. Mas trabalhe para cumpri-las. Sem ação, metas são apenas ilusões.

Falconi: A meta é tudo!

Albert Einsten – Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a uma pessoa nem às coisas.

Vamos lá, você há de concordar comigo, se você não sabe qual sua meta, não sabe para onde quer ir, não sabe qual o caminho seguir, fica claro que seu resultado será negativo ou na melhor das hipóteses será nulo.

Por isso vamos finalizar esse artigo com chave de ouro e irei explicar como se desenha uma meta de forma simples, mais palpável.

META SMART

Uma das metodologias mais antigas para detalhar seu objetivo.

Simples de planejar, gera previsibilidade, consegue definir datas e especificar ao máximo, pois conseguimos gerar não apenas racionalidade mas emoção na meta.

S (Específico) – Especificar cada detalhe do seu projeto, explicar o porquê de cada etapa.

M (Mensurável) – Existe alguma forma de averiguar um avanço desse projeto ou meta, se sim detalhe cada ponto aqui também.

A (Atingível) – É atingível, você tem certeza que essa meta conseguira ser atingida no tempo que você destinou a ela?

R (Relevante) – Por que essa meta é relevante para você, por que faz tanto sentido alcançá-la? O que irá mudar na sua vida?

T (Temporal) – Por último mas não menos importante, qual data essa meta será batida, qual dia da semana, qual horário?

Está vendo como são aplicáveis todos os pontos de nosso artigo?

Com este último exercício finalizamos o artigo.

Não esqueçamos jamais: uma empresa de excelência precisa de liderança, equipe que performa e meta, o restante se ajeita no andar da carruagem.

Um abraço e vamos com tudo!

 

 

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!