Se prepare para o caos. Simples, mas direto!

Algum tempo atrás escrevi um texto que terminava com a seguinte frase: quer empreender, ótimo, acho fantástico as pessoas lutarem por seus sonhos, mas antes disso, antes mesmo da grana milionária que você espera ter, dos carrões e viagens, se prepare mais que todos, crie costas largas e, o principal, tenha estômago forte!

Não sou um empreendedor negativo que tem por objetivo fazer você desistir do seu futuro negócio, vivo disso e para isso, mas não posso admitir que você entre nesse meio burocrático, inexperiente e com uma carga de imposto abusiva sem te preparar para tudo que vem pela frente.

Ok?

ANTIFRAGILIDADE X RESILIÊNCIA


Nassim Nicholas Taleb é um economista e autor de alguns livros pouco conhecidos em nosso meio empresarial, mas que seria o primeiro da gaveta se o assunto fosse “prepare-se para o caos”. Em seu mais célebre livro chamado “Antifragil” ele discorre sobre o que é criar uma Antifragilidade x Resiliência.

Muitas coisas na vida se beneficiam do nervosismo, da desordem, da volatilidade e da agitaçãoO que é identificado como Antifragil é o conjunto de eventos que não somente se favorecem do caos, mas que precisam dele para sobreviver e crescer.

Para Taleb o oposto de frágil não é resiliente, sólido ou robusto. Ele traduz a ideia de uma fragilidade reversa que aponta para o oposto; a Antifragilidade.

Antifragil:

Taleb define o termo como aquilo que se evolui quando enfrenta situações antagônicas ou adversas. A aleatoriedade é o que consente acontecimentos adversos, portanto, uma condição necessária para que sistemas e organismos cultivem sua antifragilidade é o caos, a desordem a instabilidade.

Resiliência:

Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

O empresário Antifragil supera a resiliênciaEle agora não mais resiste aos choques e pressões, mas sim aperfeiçoa-se com eles.

Deixa eu desenvolver o raciocínio…

No inverno nossos estúdios em tese tem baixa de clientes. O empresário Antifragil observa seu movimento cair, com isso ele planeja, executa e monitora estratégias, assim observa que agora além de voltar a ter o mesmo número de clientes ele também aumentou outros, visto que sua estratégia funcionou.

A desordem o deixou mais forte, cascudo. Se fosse apenas um empresário resiliente, o mesmo focaria em atender com mais cuidado os alunos que sobraram suportando tal pressão até chegar em certo ponto que ele não aguentaria mais.

Em suma, quando expostos a alguma desordem podemos agir de maneira resiliente suportando a dor ou o problema. No entanto, apenas resistiremos e não evoluiremos.

Então após entender o conceito, decida agora: Resiliente ou Antifragil?

Creio que se você chegou até aqui, então deva ter decidido pela antifragilidade, logo vamos dar continuidade para o aprendizado.

São três tópicos finais, e o último é o mais importante, mas você precisa passar pelo um e dois, senão o terceiro se torna incompleto.

  • COMO ME TORNO UM EMPRESÁRIO ANTIFRAGIL?

Essa resposta poderia tornar-se mais um artigo visto que é profunda e carece de alguns tópicos, mas de maneira geral sustenta-se em primeiro você não acreditar em caminho fácil.

Você deve crer que ao iniciar seu estúdio terá mínimo de clientes e carecerá de fazer uma força dantesca para conquistá-los, precisa imaginar um cenário caótico onde a angústia fará parte dos sintomas de seu dia a dia, pois as contas no final do mês serão certas enquanto os clientes serão totalmente incertos.

Necessita-se entender que ao entrar no mercado já existe uma concorrência e ela irá bater como ninguém nunca te bateu, e você precisará suportar e evoluir com cada denúncia, boato ou rumores de que o serviço que você oferece é ruim.

E o principal, aceitar e viver que a partir desse momento o caos e a instabilidade serão seus parceiros frequentes de noites mal dormidas e falta de fome pelos problemas que virão pela frente.

Somente com isso em mente você estará preparado diante de qualquer fato que aconteça.

  • COMO USO A ANTIFRAGILIDADE A MEU FAVOR?

Esse tópico complementa o anterior. Depois que você entender e imaginar que virá o caos pela frente é hora de se preparar para ele.

Você deve preparar-se mais que a concorrência. Tecnicamente, administrativamente e psicologicamente.

Estude sobre vendas, finanças, marketing e todo o aparato técnico que faz parte do seu dia a dia.

De ante mão já adianto, não acredite ou leia livros de aeroporto, básicos e sem conteúdo, mas se prepare com conteúdo técnico, aprenda a mexer e conviver com o Excel e por último e não menos importante tenha um mentor ou Coach.

Essa pessoa deve estar na sua vida para apontar os erros e pontos falhos que você não está vendo. É fundamental que não conviva com pessoas que somente te elogiem e digam que seus passos estão sempre corretos. Dedo na ferida para evoluir!

  • CREIA EM ALGO E SEJA MELHOR QUE OS OUTROS

Para finalizar o conteúdo é fundamental que você tenha uma crença, uma religião, um Deus, uma energia superior a qual recorrer quando as batidas estiverem muito fortes. Você vai evoluir tendo isso a seu lado.

E por último e mais importante: você tem que ser melhor que seu concorrente. Se ele tem uma pós graduação, você tem que fazer duas, se ele oferece uma aula boa, se prepare e ofereça uma melhor, se os equipamentos dele são melhores que os seus e você não possui recursos para comprar melhores que o dele, agregue serviços para seu cliente que ele nunca imaginou.

Mas acima de tudo, se prepare mais que todos. Seja ético e honesto a todo momento, mas creia que somente se tornando Antifragil é que evoluirá com o tempo, então se prepare mais que todos, crie costas largas e o principal tenha estômago forte!

Espero que o artigo tenha ajudado na sua evolução, então se puder deixe um comentário sobre o que achou dele e se possui algum tema que quer que a gente escreva aqui.

Um abraço e até a próxima.

 

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!