Quem nunca esteve trabalhando ou estudando completamente animado e empolgado, dando tudo de si, mas de repente sentiu toda a sua motivação e ânimo para fazer as coisas ir desaparecendo? Você sabe o que precisa fazer, mas acaba deixando as coisas para depois. Elas vão se acumulando e aquele ânimo todo que você sentia antes fazendo o que gosta parece não voltar mais.

Se você também sofre com essa falta de motivação e acaba deixando seu negócio estagnado e sua vida sem sair do lugar, saiba que é possível superar isso mudando alguns hábitos na sua rotina.

O que pode estar lhe deixando desmotivado?

A falta de motivação sempre tem suas origens. Para conseguirmos lidar com ela, precisamos primeiro observar o que em nossa vida pode estar causando isso, para que então você possa traçar um plano para sair desta prisão no tempo.

Iremos abordar alguns pontos ligados à área pessoal e profissional. Portanto, preste bastante atenção em cada um deles, pois todos acabam influenciando no resultado.

Depressão aguda

Pode ser uma das causas. Ela é uma depressão leve que pode surgir, por exemplo, quando perdemos um ente querido ou quando estamos com problemas financeiros que nos geram muito estresse. Esse tipo de situação afeta nosso corpo e pode refletir diretamente na sua vontade de fazer as coisas.

Propósito x Dinheiro

Você e sua equipe são movidos por um propósito no qual realmente acreditam ou são apenas movidos pelo dinheiro? Sua empresa pode até possuir um propósito, mas se este propósito não estiver presente em todas as áreas da empresa de forma clara e bem intencionada, serão apenas palavras bonitas escritas em um papel.

Uma equipe que trabalha sem um bom propósito performa abaixo do seu potencial. Não há de onde tirar motivação se eles não compreendem de forma clara pelo o que estão trabalhando e se dedicando dia após dia.

Depressão crônica

Assim como a aguda, potencializa ainda mais os efeitos negativos em nosso corpo e mente. Traumas muito grandes e isolamento social são todos fatores que podem te levar a esta situação. Os sintomas também são mais perceptíveis nesse estado, mas nunca descarte fazer uma visita a um especialista para ter certeza do que se passa em sua mente.

Falta de referência e experiência

Não ter a quem se inspirar e tomar como referência de exemplo a seguir pode deixar tudo uma confusão. É preciso ter essa figura de exemplo e experiência para guiar cada equipe em suas funções. Da mesma forma como quando crianças, usamos e absorvemos a figura dos pais como exemplo a seguir e adquirimos suas experiências. Dentro de uma boa empresa você precisa ter pessoas assim, para que elas, junto com todos os outros da equipe, sigam pela mesma direção (propósito).

Acúmulo de estresse

Esse é um dos fatores mais comuns que podem estar drenando sua motivação. Tanto na vida pessoal quanto na profissional passamos por situações difíceis que elevam o nosso nível de estresse. Isso somado a hábitos de má alimentação tomam conta do seu corpo e mente de uma forma muito forte.

Valorização do esforço e resultado

Uma das coisas que mais vai drenar a motivação de uma pessoa é ela se sentir desvalorizada, não ter o seu trabalho e esforço reconhecidos, sendo tratado apenas como mais um funcionário qualquer. É preciso ter muita atenção dentro da política da sua empresa, para que esse tipo de situação não ganhe forças, pois o prejuízo no médio e longo prazo pode ser muito caro.

Desequilíbrio hormonal

Somando todos os fatores anteriores, o que não seria difícil na realidade da maioria da população, chegamos aos níveis de impacto hormonal. Quando seu corpo possui um desequilíbrio hormonal, inúmeros fatores são impactados no seu corpo e mente, intensificando sintomas negativos como se fosse uma bola de neve.

Seu metabolismo desacelera, o que fará você acumular mais gordura corporal. Seu humor e paciência para lidar com as coisas é afetado, te deixando uma pessoa mais preguiçosa e irritada. Suas noites de sono parecem não entregar a sensação de descanso que seu corpo pede, por mais que você passe horas dormindo, ainda acorda cansado e preguiçoso.

Como aumentar seus níveis de motivação?

Alimentação

É um dos principais pilares para te ajudar a manter sua motivação a todo o vapor. Ingerir alimentos mais limpos e evitando os industrializados e altamente processados é como comparar um carro que roda com combustível de fórmula 1, ao mesmo carro que roda com um álcool batizado: a diferença no desempenho é enorme. Consumir açúcar em excesso também prejudica e muito o seu organismo, portanto o primeiro passo seria consultar um nutricionista para que ele monte opções balanceadas na sua alimentação. Isso não quer dizer que você precisa fazer uma dieta restrita e sem graça, apenas que escolha alimentos com valor nutricional melhores para o seu corpo.

Modelo de negócios

Fazer parte de grandes empresas como franquias é algo que pode ser muito vantajoso para a sua carreira no mundo dos negócios, tendo em vista que fazer parte de um modelo de negócio já testado e validado irá te entregar direcionamentos muito mais concretos. A definição de um propósito estará bem clara por todas as partes da empresa. Mas tenha bastante atenção na hora de escolher uma franquia e se você estiver em dúvida de como escolher a franquia ideal, eu vou deixar um link no final deste artigo com dicas bônus para te ajudar nesta escolha.

Atividade física

É outro pilar base para ter uma vida ativa, com disposição, energia e qualidade. Realizar atividades físicas vai muito além do que emagrecer ou ganhar músculos. Esta prática melhora e muito fatores psicológicos como ansiedade, falta de disposição, humor, sua velocidade de raciocínio. É fundamental que você tenha uma vida com qualidade, claro que tudo dentro da sua realidade, pois nos tempos de hoje onde tudo acontece muito rápido e o tempo é escasso, precisamos encontrar uma forma de conciliar as áreas da nossa vida. Essa prática garante uma melhor qualidade não só para o curto prazo, mas principalmente no longo prazo, onde naturalmente seu corpo tende a perder toda aquela energia e disposição que a juventude pode lhe oferecer. Isso também irá evitar muitas outras doenças que a idade avançada pode trazer para a sua vida.

Referência

O mercado de franquias é uma excelente opção para quem busca empreender, tendo em vista que esse modelo de negócios lhe trará diversos benefícios na área operacional. Estes benefícios são plano de negócios testado e validado, o que diminui muito as suas chances de quebrar e desperdiçar capital, troca de experiência não só com a franqueadora, mas com toda a rede de franqueados da empresa, valores propósitos e direcionamento bem definidos além de prestar total suporte para o franqueado.

Terapia

Pode ser um excelente recurso para tratar sua falta de motivação e outros problemas psicológicos ligados à sua mente como a depressão, estresse e ansiedades. Muitas vezes estamos tão presos dentro de uma situação que fica quase impossível achar uma saída por conta própria. Esse é justamente o papel de um bom terapeuta: lhe ajudar a entender seus pensamentos, a sua vida, clarear a sua mente para que, juntos, vocês possam encontrar o melhor caminho a seguir. Mas lembre-se, um terapeuta ou psicólogo não é alguém que possui a pílula mágica para resolver seus problemas, isso requer um esforço da sua parte para tomar as ações necessárias por orientação do seu terapeuta.

Valorização

Boas empresas possuem mecanismos de valorização para seu colaborador, que oferece recompensas de acordo com os resultados de cada pessoa, como por exemplo comissões de vendas, comissão por novos clientes etc. Tudo depende do ramo do seu negócio. Estipular recompensas justas irá melhorar todo o ambiente de trabalho da sua equipe, deixando seus funcionários mais motivados a darem seu 100%, pois sabem que quando mais todos se esforçarem, mais a empresa cresce e mais a equipe cresce junto com todos.

Todas as dicas anteriores assim como essa, dependem da sua tomada de ação. Ninguém pode te tirar de uma situação difícil se você não estiver disposto a tomar uma ação para sair dela. Pode não dar certo na primeira tentativa ou na segunda, mas é a constância e o seu esforço que vão te fazer seguir em frente e superar as dificuldades.

A motivação não é uma constância, por isso ter objetivos e metas claras e bem estabelecidas vão nutrir sua motivação ao longo do tempo. Cada pequena vitória, cada passo em direção ao objetivo e, acima de tudo, disciplina, é o que vai lhe fazer chegar no topo.

Eu espero que este artigo tenha ajudado a clarear a sua mente, que ele tenha acendido um pouco dessa chama dentro de você, para que tome a atitude que precisa e alcance seus objetivos. Pois desistir jamais é uma opção.

===> Leia: 5 dicas para escolher a franquia ideal

Até a próxima!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!