Não importa a experiência que você tenha ou o suporte financeiro disponível, o momento ideal é quando você decide começar um negócio e perseguir seus objetivos

Já dizia Milton Berle que “se a oportunidade não bater na sua porta, construa uma porta”, de acordo com os dados da Amway Global, mais de 82% dos brasileiros tem o sonho de empreender em algo durante a vida. Mas essa decisão não é tão fácil, é uma decisão que exige investimento de dinheiro, tempo e energia e isso por muita das vezes acaba desanimando profissionais experientes e iniciantes no mercado.

Quando falamos sobre empreendedorismo, geralmente consideramos primeiro começar uma empresa a partir de ideias elaboradas para atender a necessidades específicas. Se para muitos o empreendedorismo é visto como um sonho, para outros o empreendedorismo é necessário, seja por falta de oportunidades no mercado de trabalho, seja para complementar a renda doméstica.

A jornada empreendedora começa com a decisão de seguir o caminho empreendedor, esta é a primeira de muitas escolhas importantes que os empreendedores devem fazer neste processo. Antes de tomar uma decisão real de iniciar um negócio, alguns pontos importantes devem ser analisados, pois, o processo inicial de empreendedorismo envolve muitas variáveis:

Conheça o seu perfil:

Entenda as suas características e descubra qual precisa melhorar, estude e busque desenvolver suas competências. Algumas pessoas acreditam que os empreendedores já nascem sabendo de tudo, mas não é o caso. Qualquer pessoa pode construir uma imagem empreendedora, busque compreender as características básicas de empreendedores de sucesso e melhorá-las continuamente na sua rotina diária.

Tenha a mente aberta:

Saiba identificar as oportunidades com precisão, em vez de esperar pelas condições perfeitas. Se você esperar até que tudo esteja no lugar, sempre encontrará algo que precisa ser melhorado, e sua ideia nunca irá decolar, não deixe que isso atrase o desenvolvimento da sua empresa.

Não tenha medo de errar:

A maioria dos empresários que colecionam histórias de sucesso não se sentiam tão preparados pela experiência.  A verdade é que todos cometem erros, e o importante aqui é como você lida com esses erros. Empreendedores de sucesso cometem dezenas de erros antes de acertar.

Se adapte a mudanças:

Se o mundo mudar, você deve estar preparado para se adaptar às mudanças. Mas isso não significa que você tenha que investir ativamente, deve-se encontrar o equilíbrio e entender quais mudanças serão benéficas para o seu negócio.

Sabemos que empreender é um caminho que poder ser difícil, principalmente considerando que o país em que vivemos é economicamente possui altas taxas de impostos e muita burocracia, o que faz com que muitas pessoas relutem em apostar em seus negócios. Por outro lado, apesar dessa “tendência oposta”, muitos brasileiros acreditam e lutam para criar algo com as próprias mãos. Segundo a última pesquisa realizada pelo Expert Market US, que teve como base os dados disponibilizados pelo Banco Mundial, o Brasil é o quinto (5º) país do mundo com o maior número de empreendedores.

Querer empreender é o primeiro e mais importante passo, não importa a experiência que você tenha ou o suporte financeiro disponível. Não há melhor momento para começar um negócio, o momento ideal é quando você decide começar um negócio e perseguir seus objetivos. Com caráter e propósito, com um plano, toda boa ideia pode se tornar uma empresa de sucesso, a decisão tomada nada tem a ver com a sua idade ou fase de vida.

E se você deseja conhecer um negócio já validado pelo tempo, um investimento seguro, entre em contato com a franquia de estúdios de treinamento personalizado funcional DoctorFit. A franquia DoctorFit oferece acompanhamento aos processos operacionais, administrativo, financeiro e também sobre marketing, além de investir no treinamento dos franqueados, oferecendo capacitação aos colaboradores sobre técnicas e estratégias de vendas, marketing e empreendedorismo, peça sua apresentação.

Como vimos, a decisão de empreender não tem nada a ver com a sua idade ou fase de vida, tudo depende da sua vontade de possuir o seu próprio negócio e claro que ter afinidade com a área em que se quer investir e ter uma certa experiência vai ajudar muito, mas qualquer pessoa pode desenvolver habilidades de gestão a qualquer momento.

Está pronto para investir? Conheça nosso modelo de negócios.

Nos vemos no próximo artigo! Até lá.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!