Ao fazer o planejamento do seu negócio, por mais simples que seja, será ele que irá orientar os primeiros passos da sua empresa.

A escolha de empreender cresce cada vez mais no Brasil, investir em um negócio próprio é visto por muitos como a chave para mudança de vida e a liberdade. Mas segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 21% das novas empresas abertas no Brasil, fecham no primeiro ano de atividade. Independente de qual seja a sua área de escolha, empreender é sempre arriscado. Um dos fatores que contribuem para essa realidade é a falta de capital de giro e de um bom planejamento de ação. E para que você não faça parte dessa triste estatística e desista do seu sonho de empreender, o jeito é construir um bom planejamento. 

O planejamento será seu melhor amigo na hora de empreender ou investir em algo. Com um bom planejamento é possível prever problemas e enxergar oportunidades no mercado em que se pretende atuar, é preciso saber quais rumos deseja tomar com seu negócio e entender qual metodologia é mais adequada para tirar sua ideia do papel. O primeiro passo é buscar informações e desenvolver conhecimento sobre a sua futura empresa, seus concorrentes, fornecedores, clientes, funcionários e os objetivos do seu negócio, ou seja, se dedicar aquela velha e boa pesquisa de mercado. Com essas informações em mãos é possível tomar decisões com mais segurança, tornando seu futuro investimento muito mais eficiente.

MAS COMO PLANEJAR PARA EMPREENDER?

Decida, estude, planeje, pesquise, prepare-se

Quem pensa com antecedência sempre estará à frente da concorrência, consequentemente estará muito mais preparado para atender melhor e conquistar mais espaço no mercado. Ao fazer o planejamento do seu negócio, por mais simples que seja, será ele que irá orientar os primeiros passos da sua empresa. Por isso, destacamos algumas dicas que irão te ajudar a ter um planejamento de sucesso.

Decida o tipo de negócio que você deseja investir:

Qual será sua área de atuação? Em que tipo de negócio você irá investir? Será uma franquia? Nesse primeiro momento, se fazer esse tipo de pergunta é necessário para entender o que você gosta e o que faz de melhor. Ao se conhecer, você pode aplicar suas melhores qualidades no seu futuro empreendimento.

Estude o mercado que pretende atuar:

Se você estudar bem o mercado que pretende investir, é muito provável que tenha resultados muito positivos. Faça uma boa pesquisa, descubra as tendências ou lance tendências dentro do seu nicho de atuação. Busque compreender o que seus futuros clientes desejam e como você pode suprir. Ao entender o seu mercado de atuação, você saberá como impulsionar sua empresa e saber quais próximos passos tomar.

Planeje bem seu orçamento:

Não há dúvida que começar um negócio exige muito investimento, por isso você precisa estar preparado financeiramente para manter seu negócio. A princípio, comece com um investimento mínimo, mas tenha sempre a sua reserva de segurança para eventuais emergências.

Conheça a sua persona:

Os primeiros clientes serão fundamentais para sua futura empresa. Investir no estudo da sua persona ideal, identificar os medos e descobrir o que eles esperam de um negócio como o seu serão pontos chaves para a construção de um relacionamento sólido com seus futuros clientes.

Esteja preparado para cometer erros:

Por mais que seu planejamento seja perfeito e você venha segui-lo a risco, é muito provável que algo possa dar errado, em função disso você deve estar preparado para cometer erros e enfrenta-los da maneira mais positiva possível. Uma dica aqui é sempre olhar o que seus concorrentes estão fazendo de certo e errado para você entender como agir em relação ao seu negócio.

Ao decidir empreender, o planejamento se torna fundamental, mas também não se deve planejar demais e não agir. Ter coragem e objetivos claros te ajudarão a conduzir seu negócio da melhor forma possível. O mundo do empreendedorismo está cheio de possibilidades e também de riscos. Quanto mais você entende como planejar e organizar, menos risco corre. O planejamento é a chave do sucesso de todo grande empreendedor.

Agora que você conhece a importância de um bom planejamento. Conheça mais sobre o modelo de negócios de uma franquia. Cadastre-se para uma apresentação da DoctorFit.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!