Ao iniciarmos um programa de treinamento, os professores possuem um planejamento moldado de acordo com algumas características. Uma das principais, é o princípio da individualidade biológica, que faz com que as adaptações do aluno sejam totalmente influenciadas. Isso fundamenta a ideia de que, cada pessoa possui características diferentes, dessa forma, as adaptações diante dos treinamentos também serão diferentes. Além disso, a realidade dos treinadores esportivos, estão associadas na maioria dos casos, à treinamentos em grupo, que fazem com que o treinamento seja pensado e planejado não só para uma pessoa, mas para todos os participantes da aula. Esse ponto abre o questionamento relacionado às adaptações internas de cada um dos alunos. Ou seja, como é que o mesmo treinamento pode trazer as mesmas adaptações para várias pessoas ao mesmo tempo, visto que as respostas fisiológicas são diferentes para cada um deles?

Leia também:

TESTOSTERONA O HORMÔNIO ANTIENVELHECIMENTO

QUAIS CUIDADOS TOMAR PARA RETORNAR ÀS ATIVIDADES FÍSICAS PÓS-COVID?

TRIPTOFANO, O AMINOÁCIDO QUE DIMINUI A VONTADE DE COMER DOCE

Nós entendemos que cada esporte possui uma peculiaridade específica, no qual o aluno precisa treinar especificamente para essas peculiaridades. Essas características estão relacionadas às demandas físicas, fisiológicas, psicológicas, técnicas e táticas. Nesse caso, o treinamento é pensado especificamente no desenvolvimento dessas características. Porém, devemos levar em consideração que algumas pessoas possuem características diferentes do esporte escolhido. Isso faz com que o treinamento seja elaborado levando em consideração essas especificidades do aluno, afim de fazer com que ele desempenhe o melhor do seu potencial diante das necessidades do esporte escolhido.

No caso dos esportes em equipe, é ideal que todos possuam o mesmo desenvolvimento do ponto de vista físico. Mas além disso, a literatura mostra que ainda existem diferenças significativas em diferentes especialidades técnicas. Por exemplo, no futebol nós temos 11 jogadores, nos quais são divididos em posições no campo. Essas posições fazem com que as características físicas sejam totalmente diferentes umas das outras, uma vez que um zagueiro não corre a mesma quantidade que um goleiro, ou possui as mesmas qualidades técnicas que um atacante. Essas características fazem com que a seleção dos atletas, sejam específicas diante do esporte e diante de cada característica individual do atleta.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!