Quem me acompanha sabe que sou fã da testosterona! Esse artigo escrevi para contar um pouco sobre ela e suas atribuições em nosso metabolismo.

Testosterona é o hormônio fabricado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários e glândulas suprarrenais da mulher, sendo assim, é importante para a regulação metabólica em ambos os sexos, nas suas devidas proporções, é claro!

Tem importantes funções anabólicas e androgênicas, e, como muitos pesam, não atua somente sobre a massa muscular, ele age também sobre as zonas de crescimento dos ossos, influencia o desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo humano, e é o responsável pelo desenvolvimento das características sexuais masculinas (órgãos sexuais, produção de espermatozoides, pelos, barba, voz, etc., e tendo impacto direto na distribuição da gordura corporal, dando a nítida diferença entre a silhueta masculina e feminina.

Para os homens a redução de testosterona pode apresentar alterações clínicas importantes. Entre as mais relatadas estão a falta de libido (aquela vontade de namorar!), bem como da ereção masculina; o acúmulo de massa gorda ao redor dos órgãos abdominais; e a perda severa de massa muscular (sarcopenia), também estão mais presentes nos homens com déficit nas concentrações de testosterona. Enfim, a redução de testosterona implica em um envelhecimento prematuro do metabolismo masculino. Alguns estudiosos tem chamado essa fase de declínio do hormônio de “andropausa”, como o período de menopausa, tão conhecido pelas mulheres. Porém a definição mais aceita é a de “Síndrome do Envelhecimento Masculino” que começa com as reduções de testosterona a partir dos 35 anos e realmente mostra sinais clínicos na quinta década.

Apesar de em menor quantidade no metabolismo feminino, também é evidente a sua necessidade. Da mesma maneira que para o sexo masculino, ela contribui para a manutenção do libido, massa muscular e óssea nas mulheres. É relatado ainda a sua importância no controle do humor. Contudo, em uso abusivo, como temos visto, infelizmente, na mídia nos últimos tempos, há a virilização feminina, aquelas mulheres com corpos muito musculosos, masculinizados, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e surgimento de pelos, inclusive em região de barba!

Existe alguma forma de prevenir a falta de testosterona no envelhecimento?

A falta de testosterona é prevenida com uma alimentação adequada, principalmente rica em verduras, legumes e frutas; além do treinamento de força de forma regular. Os exercícios que estimulam o crescimento muscular também contribuem para o aumento e manutenção da secreção hormonal do testosterona. Outro ponto a se destacar no controle do testosterona é o estresse e ansiedade. Estes estados emocionais aumentam a secreção do cortisol, hormônio contrarregulador da testosterona, reduzindo a sua secreção. Portanto, quem leva uma vida mais saudável tende a ter menor alteração na secreção de testosterona durante o envelhecimento.

E se você acredita que está em falta desse hormônio, agende uma consulta médica e avalie suas dosagens sanguíneas, pode ser que você esteja precisando de reposição.

– Como tratar a falta de testosterona?

A falta de testosterona é diagnosticada por exames laboratoriais e sinais clínicos. Para os pacientes que apresentam sintomas que implicam na redução da qualidade de vida, é interessante que possamos utilizar o hormônio de forma exógena, sintética, para que o metabolismo consiga permanecer funcionando adequadamente. Benefícios da modulação hormonal para os pacientes que tem testosterona baixa, são muitos, entre eles: restauração de massa óssea, melhora da força muscular e composição corporal, restauração da libido e função sexual.

Pensa só que coisa boa! Eu sou a favor!

A testosterona é fundamental tanto para homens como para mulheres!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!