Quais os desafios e oportunidades?

Como está o mercado hoje no Brasil e quais são as novas possibilidades do mercado?

Essas são algumas das perguntas que você como empreendedor Fitness deve estar se fazendo.

Mas para ajudar você saber como empreender no mercado Fitness e identificar as melhores oportunidades desenhamos uma trilha de sucesso através de 5 passos que você deve considerar e avaliar para montar o seu plano de ação.

O Mercado Fitness no Brasil

Então vamos começar nossa trilha.

Antes de mais nada, o mercado Fitness no Brasil possui o segundo lugar nos top de mercado em números de academias do mundo. Além disso, a revista CBI e Magazine que é uma revista internacional já mencionou o Brasil recentemente em uma matéria sobre o panorama de crescimento do Brasil no mercado fitness, onde apresentaram que o Brasil possui 25,5% do mercado mundial e é o quarto em número de praticantes e usuários de academia.

Então depois de saber mais sobre o Mercado Fitness brasileiro vamos aos 5 passos para começar a empreender no mercado fitness

1º Avalie e conheça seu negócio

Pesquise tudo sobre o negócio que pretende empreender no mercado Fitness. Saiba quais são as dificuldades enfrentadas no dia a dia, custos, equipe, conheça outros negócios similares ao que pretende empreender.

Além disso, conheça sua concorrência. Conhecer sua concorrência é uma maneira de aprender o que fazer e o que não fazer, mas também de se inspirar.

Conhecer sobre o Mercado Fitness e seus concorrentes tem um papel fundamental para a saúde do seu negócio.

Avalie pontos essenciais para o seu negócio. Como investimento, mercado, concorrência, clientes, e oportunidades. Depois desses pontos foram avaliados. Pense nas inovações, postura e propósito do seu negócio.

2º Conheça seus clientes

Conhecer muito bem seus clientes vai ser fundamental para montar o seu modelo de negócios, definir o seu público-alvo e também precificar o seu serviço.

Para empreender no mercado Fitness com sucesso primeiramente você vai precisar desenhar o perfil do consumidor do seu produto ou serviço no mercado fitness. Saber quais são os seus desejos: saúde, emagrecimento ou mudança de vida.

Dessa maneira, também será necessário conhecer medos e problemas, de tal forma que você consiga melhorar a forma como se relaciona com seu cliente. Tornando assim o atendimento mais personalizado e nesse sentido estreitando a relação de forma espontânea.

Atuando de maneira assertiva para evitar a perda de clientes que eventualmente possam estar com pouca frequência no seu estúdio de treinamento. Ou seja, você pode entrar em contato com esses clientes de forma descontraída e mais próxima e saber sobre seus motivos, mostrando assim um cuidado com seus clientes e evitando perdê-los.

Você empreendedor Fitness tem que saber que é primordial entender e cuidar do relacionamento com o seu cliente pois ele é a base de sustentação do seu negócio.

3º Saiba quem são seus concorrentes

Um dos principais pontos que podem influenciar seu negócio é a concorrência, por isso a importância de saber quem são? que produtos ou serviços eles oferecem? E até mesmo preços praticados

Em primeiro lugar, seus concorrentes não podem ser tratados com distanciamento e nem raiva pois eles não são seus inimigos e sim empreendedores como você.

Em segundo lugar, manter uma proximidade de seus concorrentes pode evitar que você cometa erros e perca clientes. Acompanhar seus concorrentes de perto não tem nada a ver com copiar mas sim com identificar uma oportunidade, se diferenciar e criar estratégias assertivas.

Não se esqueça que acompanhar a concorrência está incluso na gestão do seu negócio.

4º Saiba como definir a gestão do seu negócio

Se você quer saber como empreender no mercado fitness você tem que saber como gerir o seu negócio.

Será necessário fazer as seguintes perguntas:

Como serão feitas as vendas e abordagens?

Existe um plano de negócios, objetivos, prazos e metas?

Quais são as ferramentas de gestão utilizadas para facilitar o trabalho administrativo e atingimento de metas?

Uma gestão de qualidade vai exigir que você saiba sobre seus indicadores de vendas, performance, faturamento entre outros.

Existe uma falta de preparo e planejamento prévio entre os empreendedores Fitness e isso reflete numa gestão inadequada tal como a gestão financeira fica complicada devido a falta de planejamento financeiro do empreendedor.

Sobre tudo existe um outro ponto de atenção para você que deseja empreender no mercado fitness, que é ter indicadores sobre os custos operacionais do seu espaço. saiba que o que não é medido não tem como ser gerenciado.

5º Novos modelos de negócios e oportunidades no mercado fitness

Antecipadamente foque nas oportunidades.

Uma das grandes oportunidades do mercado Fitness e tendência são as Microgyns e estúdios de treinamentos personalizados que são espaços pequenos onde os profissionais oferecem um treinamento mais adequado e um relacionamento mais próximo com cliente.

Além dessa oportunidade, aposte também em utilizar todos os espaços do seu negócio para captar mais receita, seja como produtos, anúncios, entre outros.

Nesse sentido existe a oportunidade de parcerias com outros profissionais do mercado Fitness e saúde como nutricionistas, fisioterapeutas, professores de pilates, acupuntura estética entre outros.

Nas grandes cidades as pessoas estão constantemente correndo e sem tempo, então ações como estas podem atrair e fazer com que seus clientes fiquem mais tempo gerando receita dentro do seu negócio.

Bom, como você observou acima existem vários pontos a serem considerados e analisados para empreender no mercado fitness.

Agora, se você quer entrar no mercado fitness com um modelo de negócio testado pelo tempo conheça a DoctorFit.

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