Cada vez mais, observamos empresas investindo em treinamento de equipe. Mas você já se perguntou o porquê de isso acontecer periodicamente? O porquê de as empresas manterem-se investindo cada vez mais em treinar seus funcionários?

Se sim, continue acompanhando esse texto até o final porque se ler os três tópicos.

Mas antes, vamos utilizar uma frase do Simon Sinek para introduzir o assunto: “Os clientes nunca amarão uma empresa, enquanto os funcionários não a amarem”.

Parece aquelas frases clichê de placa de caminhão, porém quem tem empresa, sabe que é uma verdade universal para negócios como o nosso que desejam prosperar e carecem não só de pessoas tecnicamente satisfatórias, mas principalmente confiáveis.

Quando você almeja crescer, quando decide que o planejamento é ascensão, você é obrigado a trazer pessoas que comprem seu sonho, seu planejamento e sua força de trabalho, mas isso só se torna real e consegue-se executar com exatidão se o sonho da pessoa passa ser pelo crescimento também.

Por isso, treinamentos são tão importantes na construção de uma equipe de excelência.

Sem essas pessoas na sua empresa, torna-se inviável o crescimento, visto que o turnover do negócio passa a ser de funcionários e não apenas de clientes finais.

Sabe aquele ditado, empregados com cabeça de donos? Bom, é para isso que você deve treiná-los.

Então, vamos trazer os pontos principais para você entender a real função do treinamento de equipe.

TREINAR PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE CADA FUNÇÃO

“Quando todos fazem tudo, ninguém faz nada”.

Toda empresa é dividida em departamentos e cabe ao gestor dela, treinar cada funcionário periodicamente para que execute sua função com facilidade e maestria.

Isso que acabei de escrever é básico, não é?

Pois bem, deveria.

Segundo dados da Associação brasileira de Treinamento 2017/2018, um estudo com 738 empresas, mostrou que elas investem R$ 788,00 por funcionário ao ano, em contrapartida os nortes americanos investem R$ 4.600,00, o que aponta que temos um caminho ainda longo pela frente.

Sabemos que entre o ideal e o real existe esse caminho longo a ser seguido, mas cabe a nós proprietários de negócios, colocarmos como prioridade o treinamento de funcionários, pois isso ocasiona uma melhora nas ações a serem executadas de maneira que ele irá errar menos, sendo assim um sinal de produtividade e ganho financeiro.

MANTER A EQUIPE UNIDA E ENGAJADA

“Para ganhar jogos você precisa de ótimos jogadores, para vencer campeonatos um excelente time”.

Você só bate meta, anda com a empresa para a frente se todos falarem a mesma língua, se aprenderem a relacionar-se entre si. Caso contrário o que você começa a perceber, é picuinha entre funcionários, conversa disso e daquilo e uma falta de união entre ambos.

Quando treinamos a equipe periodicamente, percebemos um maior engajamento e motivação em conseguir bater a meta da empresa, todos estão unidos em apoiar os outros a executarem as tarefas da melhor maneira possível.

O hábito de reunir a equipe em ambientes fora da empresa, também favorece o crescimento.

Costumo frisar que em um churrasco você conhece muito mais seu funcionário que no dia a dia da empresa. O ambiente formal da empresa, muitas vezes não abre o leque de informações que você precisa conhecer para motivar seu funcionário a chegar no objetivo.

Alguns funcionários precisam de motivação financeira, outros de palavras de empoderamento, outros de cobrança periódica, então ao construir esses ambientes informais, essas informações surgem com maior facilidade e com esses dados fica mais fácil do gestor agir para apoiar seu grupo.

TREINAMENTO FAZ TODOS CAMINHAREM NO MESMO MAPA

Se a empresa carece de você todos os momentos para funcionar, sinto te contar, mas você não tem uma empresa, mas sim um emprego, por isso faz tanto sentido treinar seus funcionários a caminharem no mesmo mapa.

Pois, mesmo que você se afaste da operação diretamente, ao manter o treinamento constante, eles mesmo vão continuar com a sede de conquistar a meta.

A partir do momento que você consegue construir o pensamento de dono de negócio em seu funcionário, o mesmo deixa de pensar como um mero colaborador e passar seu parceiro na construção do sonho.

Pois, agora o sonho é de ambos, a proposta é de todos, a meta é da equipe e não do líder.

Por fim, quero deixar uma frase de um dos maiores autores sobre gestão do mundo, Peter Drucker: O maior benefício de treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.

Até a próxima.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!