Autor Norte Americano Zig Ziglar possui uma frase que sintetiza o que acredito sobre motivação e empreendedorismo: “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”.

E com essa frase um tanto dominante, vamos falar sobre a importância da motivação quando você abre negócio, como permanecer motivado mesmo diante das dificuldades e estratégias para aumentar seu nível de motivação.

Antes das dicas e aprendizados, precisamos começar dando nome aos bois: na psicologia: motivação é o impulso do organismo que influencia ao um objetivo ou direção, ou seja, é a pólvora para seu movimento.

Porém, motivação por motivação, não leva ninguém para próxima etapa, é praticamente um voo de galinha, o que precisamos basicamente para permanecer motivado é a união da pólvora que é a motivação, com a clareza dos nossos objetivos e um balde de consistência.

Assim, vamos nos movimentando para nosso objetivo. Movimento é vida! Tanto na esfera pessoal quanto na profissional.

Essas três dicas, são estratégias operacionais e aplicáveis, portanto, preciso que você leia até o final para entender e já sair praticando.          

Parte 1 – Os números irão jogar contra você, tem certeza que isso é pra ti?

Lembre-se que você é um Cisne Negro – Nassin Nicholas Taleb.

Cada frase aqui é propositalmente colocada para desenvolver o enredo que se segue, assim acompanhe.

Vamos lá.

Cisne Negro é um livro best seller do Taleb, e o termo Cisne Negro, refere-se um conceito cunhado por Taleb que significa um momento de crise ou evento raro, que pode ser positivo ou negativo e pode ser de grande impacto na economia nacional ou global.

E por que descrevo esse conceito sobre eventos raros num texto de motivação?

Por que no geral, a maioria dos empresários fracassam quando iniciam negócios.

Eles não são os Cisne Negros do Empreendedorismo.

Assim, entender que a falência pode acontecer te encaminha para um lugar onde o empreendedorismo e abrir empresa não é somente o mar de rosas e luxo que alguns vendem, mas sim, um ambiente de risco que pode acontecer de tudo.

Por exemplo, a taxa de falências em pequenas e médias empresas no Brasil, corresponde a 65% em até dois anos, comparando com o setor de Franquias, essa falência cai para 15%, diminui-se exponencialmente, mas ainda existe.

Note que embora possua-se toda assessoria, know holl, sistema e toda metodologia já testada, assim mesmo é possível que você feche.

Dar certo inicialmente é o cisne negro.

Bom, se sei que existem grandes porcentagem de chance de não dar certo, por que desejaria colocar meu negócio próprio?

Por que uma decisão para empreender ultrapassa o racional, onde na verdade decidimos de maneira emocional e criamos justificativas racionais.

Estar motivado diariamente é estar racionalmente trabalhando seu emocional.

Até que a motivação se torne habito em sua vida, deve ser tratada como exercício físico: só traz resultado e for aplicado todas as semanas.

Entendo que jogarei contra os números, que preciso estar motivado pra ter resultado e que mesmo assim posso dar errado, agora, só agora posso entrar na próxima etapa no jogo do empreendedorismo, que é o jogo onde eu decido entrar mesmo sabendo que tudo pode dar errado.

Parte 2 – Motivação é para adolescentes, adultos carecem de disciplina e consistência

Empreendedor resolve problemas.

Empreendedor ajuda outras pessoas a resolverem seus problemas.

Empreendedor auxilia pessoas a encontrarem a melhor solução para seus problemas.

O seu dia a dia vai ser rodeado de problemas para serem resolvidos.

Boletos atrasados, correr atrás de clientes, impostos, demissão, mal atendimento do seu time, enfim, seu dia a dia será mais rodeado de problemas do que de fagulhas de alegria, então se você carece estar motivado para realizar as tarefas que precisam ser feitas, já era, entregue os pontos.

Quando você passa a ser consistente, independente de estar motivado ou não, as coisas acontecem, os resultados chegam, independente do seu estado emocional.

Ser consistente, com a clareza de quais são suas tarefas, te encaminham para um pequeno grupo de empresários que executam muito, e quanto mais você executa mais rápido você erra, e quanto mais rápido você erra, mais rápido você aprende e acerta.

E esses acertos vão chegando cada vez mais veloz, de maneira que as vitorias chegar rápidas e os números começam a crescer exponencialmente.

E aí que você nota que a motivação é só mais uma muleta para o empreendedor.

Parte 3 – Gatilhos para permanecer motivado

Eu sou empreendedor que vive a barriga no balcão, eu sei que essa nova vida, não é a vida que as pessoas acreditam que serão leves e fáceis, por isso não acredito tanto em motivação por si só.

Mas vou deixar abaixo links do que acredito ser fundamental para você permanecer motivado, em prol dos seus resultados.

É isso que assisto e leio periodicamente.

É isso que acredito.

Fica como dever de casa esse estudo.

Abandone a Mediocridade, com David Goggins e Tyrese Gibson [Vídeo Motivacional Legendado]

Número Um, com Cristiano Ronaldo [CR7 Motivação Motivacional Legendado]

A Lei da Atração, com Conor McGregor [Motivacional Legendado]

O Preço da Grandeza, com Kobe Bryant [Legendado Português]

DÊ O MÁXIMO DE VOCÊ – Vídeo MOTIVACIONAL (MOTIVAÇÃO)

A Mente de um Campeão, com Michael Phelps & Bob Bowman Treinador [Legendado Português]

Bom proveito e até a próxima.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!