Chegou o fim de uma jornada de 4 ou 5 anos para o início de outra que pode ser a mais longa de sua vida. Você finalizou a faculdade, mas e agora? Que passo devo tomar? Em meio a tantas opções que me foram mostradas, como escolher a opção certa?

Sentir-se inseguro sobre que rumo tomar após finalizar a faculdade é algo muito comum e você não está sozinho nessa. Não se deixe contaminar por pensamentos negativos e pelo medo de não conseguir o que desejava logo de cara.

Neste artigo, eu separei algumas peças fundamentais que vão lhe ajudar nesse momento de transição da faculdade para o verdadeiro jogo da vida real, e para que você possa realizar isso da melhor maneira possível, preste bem a atenção até o final e anote todas as dicas.

====> Leia também: Tá com de medo trabalhar sozinho porque tem pouca experiência?

O primeiro passo a se tomar é tirar um tempo para que você possa pensar sobre tudo o que aprendeu nesse tempo de faculdade, poder se planejar com base no que você mais gostou e se destacou, para então focar seus próximos passos nisso. Em seguida, você deve alinhar sua mente junto de seus objetivos, traçando um plano de acordo com o que você precisa para atuar na área que deseja, como por exemplo uma pós-graduação, ter um bom nível de inglês, realizar um MBA (Master of Business Administration).

É muito importante que você possa tirar esse tempo para reorganizar a sua vida, tanto pelo fator de estresse no final da faculdade – que sabemos que não é nem um pouco fácil (e se você chegou até aqui, meus parabéns!) – quanto para conseguir organizar tudo o que se passou nesses anos de estudo e dedicação.

AUTOCONHECIMENTO

Muito além de dominar uma área técnica, é fundamental que você invista parte do seu tempo em autoconhecimento. Saber explorar o que você tem de melhor e aplicar isso em sua carreira para ter bons resultados é o que pode te diferenciar dentro do mercado. Entender como sua mente funciona e aprender a lidar com ela pode abrir grandes oportunidades em sua vida profissional. Alguém que conhece a si mesmo tem o poder de evoluir constantemente, tanto na vida pessoal e seus relacionamentos, quanto na vida profissional, onde, praticando a auto reflexão, poderá enxergar no que pode melhorar e se tornar cada vez mais capacitado para suas funções.

EXPERIÊNCIA

Se após se formar você pensa em montar seu próprio negócio, mas se sente inseguro por não possuir experiência, saiba que o mercado oferece uma ótima solução para novos empreendedores. Já pensou em montar um negócio lucrativo, bem estruturado, tendo acesso a anos de experiência e com grandes chances de dar certo, sem falir nos 4 primeiros anos? Pois é, este modelo de negócios existe e chama-se Rede de franquias. Não há melhor faculdade para o empreendedorismo do que a prática. Melhor ainda é poder contar com a experiência de grandes gestores, e isso tem se tornado algo cada vez mais frequente no mercado Brasileiro.

PROPÓSITO

Quais foram os motivos que te levaram a escolher esta faculdade? Foi o potencial lucrativo ou você realmente gosta desta área e se vê tranquilamente atuando nela por boa parte da sua vida? Escolher algo que você tem prazer em fazer como profissão é algo que lhe proporciona uma carreira muito mais feliz. Esse prazer pela área é algo que aumenta suas chances de dar certo na carreira e também de ser uma referência no setor – se você se dedicar para isso. Isso pois, quando fazemos algo com paixão, suportamos passar pelos momentos difíceis e chegamos onde poucos conseguiram.

ESTÁGIO

Aproveitar o período da faculdade para realizar estágios dentro da sua área é uma excelente estratégia para reconhecer na prática se a área que você escolheu é a que mais lhe agrada. Poder conversar e trocar experiências com quem já está há mais tempo no mercado e que um dia passou pela mesma situação que você lhe dará segurança na hora de escolher qual caminho você irá trilhar. E dependendo do seu desempenho nos estágios, é bem possível que a mesma empresa te contrate após o término da sua faculdade.

Use esse momento para ir testando suas habilidades e adquirir uma boa reputação pelas empresas que passar.

CONFIANÇA

É importante que, após a faculdade, você esteja confiante sobre tudo o que aprendeu, sobre suas capacidades. Caso não sinta essa confiança, pense no que poderia lhe proporcionar esse sentimento, o que você poderia adicionar em seu currículo para que se sinta mais preparado para esta nova jornada. Pois, acredite, você não é o único que pode sentir uma insegurança após conquistar sua graduação. Portanto, procure o mais rápido possível suprir o que você acredita que lhe falta para estar pronto para começar uma nova jornada na qual você passou anos se preparando.

Muito do que irá compor suas habilidades dentro da carreira se inicia após a faculdade, quando você começa a colocar em prática seus conhecimentos. Quanto mais você praticar, mais confiante irá se sentir desempenhando seus papéis. Entenda que é normal sentir esse medo, essa insegurança, mas faz parte e todos passamos por isso. Se apegue às suas qualidades e parta para cima das oportunidades que lhe aguardam.

Artigos que você pode gostar:
=> Quanto custa abrir uma franquia da DoctorFit
=> Medo de o seu negócio ficar parado no tempo por falta de motivação

Espero que este artigo possa lhe ajudar nesta nova jornada que lhe aguarda.

Até a próxima.

Seja um franqueado DoctorFit

Deixe os seus dados abaixo para receber a ligação do nosso time de expansão.
Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!