Para falar sobre manual arquitetônico, que acaba se tratando de uma coisa mais especifica, é interessante abordar alguns pontos chave para que a utilização de um manual faça sentido. Já falamos por aqui sobre a importância de um projeto, e hoje eu venho apontar alguns fatores dessa importância, destrinchando em cinco pontos, alguns detalhes do processo.

Qual a importância de criar o projeto arquitetônico do seu negócio?

Antes de mais nada, você precisa saber porque um projeto arquitetônico é importante. Seu eu pudesse resumir em uma palavra, seria tempo.

Você tem o local, tem o negócio, e agora? Com o projeto em mãos você tem a noção por onde deve começar, os investimentos vão ser certeiros, com poucas chances de retrabalho e desperdício de tempo, o mais indicado é que um profissional da área acompanhe todo o processo, sendo o canal de comunicação entre você e a obra. Mas por onde começar?

Por onde começo o projeto do meu negócio?

Geralmente em uma sala comercial, dependendo da atividade, você precisa consultar o corpo de bombeiros e a vigilância sanitária caso a sua cidade tenha alguma especificidade ou restrição. No caso da DoctorFit, utilizamos a grama sintética como padrão, entretanto, a vigilância sanitária de algumas cidades não permite o uso devido a umidade, então costumamos substituir pelo piso vinílico, utilizando o mesmo padrão de cores.

Se a sua sala pertence a algum condomínio, a legislação ou manual deve ser consultado, para ter ciência dos horários permitidos para as atividades de reforma, ficar a par das restrições também para não ter surpresas no futuro. Com as chaves em mãos, vamos começar a parte mais importante do projeto: informação. Para o caso de salas novas, geralmente existe uma planta baixa disponível com informações importantes, para o caso de salas que passaram por reformas e estão sem essa planta atualizada, é necessário um levantamento dos dados. O ideal é que um profissional realize o levantamento, mas quando a sala é simples, sem muitos detalhes, seguindo algumas orientações importantes, qualquer pessoa pode fazer esse levantamento. Isso nos leva ao nosso terceiro ponto.

Quais são os pontos críticos no levantamento de dados para um projeto arquitetônico?

Para projetos feitos a distância, o levantamento de dados se torna essencial pois as ações e decisões de projeto serão baseadas nele. Já pensou o tamanho do problema se uma informação é passada de forma equivocada e só se percebe isso com a obra adiantada?

Às vezes, por estarmos na sala achamos que aquele pilar que está ali no meio da parede ou da sala, não interfere em nada e não precisamos registrar que ele existe, mas ele pode alterar todo um layout ou uma circulação.

Os pontos críticos de um levantamento que geralmente são subinformados e que podem dar problema são: Estrutura (locação de pilares e vigas), Locação de pontos elétricos e hidráulicos, material das paredes (drywall ou alvenaria), e por fim, mas não menos importante locação de aberturas (janelas e portas).

Estes foram apenas algumas das informações que compõem um levantamento, geralmente, eu gosto de elaborar um checklist, para ir preenchendo conforme as informações vão sendo colhidas.

Já comentei aqui que a parte mais importante do projeto é a informação, a segunda parte mais importante é em como eu vou repassar essa informação. Mesmo que você nunca tenha tido contato com a área de engenharia, arquitetura ou design, eu tenho certeza que se você pegar uma planta baixa de levantamento, você vai conseguir saber as informações que ela te oferece. O exercício que eu gosto de fazer quando eu envio um levantamento para alguém é: a pessoa vai conseguir desenhar do zero a partir desse desenho que eu estou enviando para ela? Se a resposta for sim, continue. Se for não, peça orientações e refaça, pois, se o erro vier devido a uma falta de informação, você não vai poder culpar o profissional responsável.

Qual profissional capacitado para essa área? Eu mesmo posso fazer o projeto?

Franquias geralmente possuem um padrão a ser seguido, que é o que as diferenciam de outros serviços semelhantes, e em sua grande maioria possuem um profissional responsável pelos projetos. Engenheiro Civil, Arquiteto ou Designer são os profissionais tecnicamente capacitados para oferecerem um serviço de qualidade. Aqui entra a importância de um manual arquitetônico, no caso de negócios que não possuam um profissional responsável por todos os projetos da franquia, e outro profissional fique a frente, o manual vai orientar a respeito de acabamentos, referências de materiais, e possíveis soluções, vai conter equipamentos permitidos, que alinhado com o conhecimento técnico, de programas e softwares contribuirá para que o resultado final seja profissional. Seria um pouco imprudente uma pessoa sem conhecimentos técnicos arriscar o próprio investimento ao ‘’fazer o próprio projeto’’ correndo o risco de desperdício de material, compra de material com especificações erradas, entre outros contratempos. Por isso, a minha recomendação de sempre pra poupar dor de cabeça e tempo é: contrate um profissional da área.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!