Quando vim morar em João Pessoa fui com minha filha Isadora de 6 anos na época, em uma academia ao lado da minha casa para continuar a fazer exercícios regulares, enquanto não montava a minha unidade Doctorfit, e descobri naquele momento que não era permitida a entrada de crianças menores de 14 anos nas academias da cidade.

Na hora fiquei superchateada pois meus filhos estão acostumados a me acompanharem na Doctorfit desde bebês, mas entendi que em meio a tantas máquinas, realmente a risco de leva-los comigo.

Não sei se em algum dia você já se exercitou com seus filhos, mas é uma ótima opção para que você possa ir treinar sem ter que deixá-los em casa, bem como, acredito ser o exemplo dos pais o principal formador das opções de vida das crianças no futuro.

Para mim ir para o studio com os pequenos é uma festa!

O conceito de treinar com os filhos chama-se MATROGINÁSTICA, e significa uma atividade física realizada entre pais e filhos no ambiente escolar cujo objetivo é a vivência de movimentos corporais orientados pelo professor de Educação Física.

Trazendo para nossa realidade… porque não treinarmos juntos no studio?

O nome “Matrogimnasia” foi criado pelo Instituto Nacional de Educação Física de Madrid e significa “ginástica para mães e filhos”, a qual teve sua origem de forma sistemática na Alemanha. Traduzida para a língua portuguesa, a Matroginástica surgiu da união do prefixo “matro”, modificado do latim mater, significando mãe e do sufixo “ginástica” (SCHULZ, 1975, apud OLIVEIRA, et al., 2015). Apesar do termo referenciar a “mãe e filho”, extrapolamos para os pais e filhos!

No Brasil, a Matroginástica surgiu em 1975 em um curso ministrado em São Paulo pelo professor Hemult Schulz, reunindo cerca de 100 professores. No final do curso, foi realizado no Parque do Ibirapuera uma sessão de Matroginástica com o objetivo de torná-la conhecida pelo público (GUISELINE, 1985). A atividade física entre pais e filhos orientada pelo professor de Educação Física se tornou conhecida e encontrou campo propício para o seu desenvolvimento nos programas de “Esporte para Todos”, no qual o princípio do esporte em família seria todos os participantes se exercitarem simultânea e conjuntamente (PAZIN, 2004, apud OLIVEIRA et al., 2015).

A Matroginástica, portanto, valoriza a atividade física entre pais e filhos em nome de uma melhor saúde física e psicológica das crianças, busca estreitar os laços familiares e aumentar a interação entre a família. Nos tempos atuais em que os pais, em sua maioria, passam o dia fora no trabalho e as crianças em tempo integral nas escolas, essa técnica de exercícios pode ser uma ótima oportunidade para reunir a família proporcionando benefícios físicos e sociais.

O lado bom desse tipo de atividade é que pode ser praticado em qualquer local, tanto externo, quanto interno e qualquer tipo de equipamento pode se transformar em material pedagógico. Pode ser feita com pais e filhos de diferentes idades e podem ser utilizadas diferentes modalidades.

Para as crianças é uma grande oportunidade de explorar a sua criatividade e entender quais as atividades ela gosta mais. Normalmente é acompanhada de música e realizada na forma de circuitos sem características competitivas.

É sem dúvida uma forma de brincar e aprender em família, melhorando a condição física e proporcionando um estímulo ao cuidado com a saúde realizando rotinas de exercícios desde a infância.

A DoctorFit entende a Matroginástica como uma ótima oportunidade de treinamento físico para interação entre todas as idades. Utilizamos muito esta técnica no puerpério com as mamães e os bebês, um período em que normalmente as mulheres tem dificuldade de saírem de casa devido aos pequeninos.

Atualmente estamos desenvolvendo um programa específico de Matroginástica no DoctorFit System PRO e vocês poderão explorar a afetividade, criatividade, amizade, companheirismo… e muito mais em família nas nossas unidades.

Venha conhecer o nosso jeito de treinar e surpreenda-se!

Obs: A imagem foi encontrada no Google, onde não encontramos a fonte para dar o crédito, mas se for conhecido de algum leitor, pedimos para nos enviem o contato do mesmo.

Referências:

OLIVEIRA, M.C. de; COSTA, J.J.S.; RESENDE, N.M. Matroginástica: uma pedagogia do movimento na educação infantil. Revista eletrônica da Univar, disponível em: http://revista.univar.edu.br ISSN, 2015, N°.:14, Vol. 2, Págs.103-107.

EDUCAÇÃO FÍSICAA. Educação Física a Atividade Física Infantil. Matroginástica: exercício físico e família lado a lado. Disponível em: http://www.educacaofisicaa.com.br/2013/09/matroginastica-exercicio-fisico-e.html.

Sonhador, determinado e construtor de um mundo melhor, através do empreendedorismo e da saúde. Sócio da Franquia DoctorFit.

Escreva seu comentário sobre esse post!