Hoje decidi seguir o caminho diferente, decidi reescrever o que vivo no meu dia a dia de maneira mais sucinta.

Serão CINCO TEXTOS SOBRE GESTÃO, VENDAS E MARKETING.

Se você possui alguma dessas dificuldades seja muito bem-vindo, esse é o lugar, esse é o momento, esses serão aprendizados que irão valer por décadas.

Boa leitura!

TEXTO 1 – O ÚNICO CONSELHO PARA VOCÊ NÃO QUEBRAR O SEU PRIMEIRO NEGÓCIO!

As empresas morrem por falta de tração. É a venda que dá respiro para seu negócio.

Financeiro em ordem é fundamental, administrativo transparente essencial, processos operacionais definidos irão te trazer maior lastro mas se você não trouxer cliente para casa, aí é “um abraço pro gaiteiro”!

Quando se está iniciando você tende a focar mais nos processos operacionais, muitas vezes entendendo que a excelência neles é de maior importância quando comparado as vendas, porém o ledo engano é que se não chegarem novos clientes esses procedimentos irão por água abaixo.

Alguns profissionais da saúde que já prestei consultoria tinham medo, repuna e não finalizavam uma venda pois não conheciam um método simples de executar a proposta, dessa maneira não conseguiam exercer o que mais gostavam, que era a parte técnica.

O mais interessante aqui é que meia hora de aprendizado, o cara já sai entendendo um passo
a passo sobre fazer uma oferta, como apresentar um serviço, e por que ele não tem que ter vergonha sobre o que está oferecendo.

Não caia na balela dos gurus que falam que cliente vem sozinho, aprenda a se vender e entregue o que seu cliente necessita para mudar de vida.

Essa foto busquei no slide share do maior vendedor do Brasil, Ricardo do Jordão.

Então para finalizar vai mais uma frase dele: Se você não está atendendo, esteja prospectando!

TEXTO 2 – O ÚNICO CONSELHO PARA VOCÊ NÃO PERDER CLIENTES NO SEU PRIMEIRO NEGÓCIO!

Brasileiro tem a mania de inglesar tudo.

– O foco é em cuidar do cliente, naaaaaão, é “customer service”.

– Toda empresa deve saber até quanto podemos para pagar por um cliente. Oqueeeeee? É customer acquisition cost.

E aí vai mais um quinhentos palavreados.

Mas e por que estou falando ASSIM, dessa maneira?

Um dos melhores livros que já li sobre atendimento ao cliente e números relacionados ao business é de um brasileiro irreverente que conversa informal, mas que poucos valorizam esse material.

Oportunidades disfarçadas é um livro de primeira qualidade.

Olha alguns dados:

9% dos clientes deixam de comprar por que morreram ou porque mudaram para muito longe.

9% porque encontra produtos similares com menor preço.

14% por problemas de qualidade de serviço.

68% por que foram mal atendidos pelo vendedor.

O que apontam esses números: que falir uma empresa fica mais sob sua responsabilidade do que azar ou concorrência, ou seguindo a linha do empretec: é cuidar mais do seu lócus interno do que focar essencialmente no lócus externo.

Empreender no Brasil é para gigantes!

TEXTO 3 – O ÚNICO CONSELHO PARA VOCÊ USAR NA INOVAÇÃO DO SEU PRIMEIRO NEGÓCIO!

As Low Costs revolucionaram o fitness entregando preço baixo, com ambientes limpos e equipamentos de primeira linha.

Essa foi a última revolução no mercado.

Seguindo a lógica do modelo T da Ford, algum momento nosso mercado vai integralizar todas as necessidades dos clientes unindo presencial e digital.

E a melhor notícia é que isso será barato tanto para empreendedores quanto para clientes.

A lei de Moore fala que toda informação duplica a cada 18 meses e o resultado é uma comunicação mais barata e humanizada e o contato direto com seus prospectos.

Google, Uber, Facebook cresceram exponencialmente pela genialidade de seus fundadores óbvio, mas em partes pelo baixo custo de aquisição de seus clientes.

Resolver as dores dos clientes sobre gestão da alimentação, equilíbrio de ansiedade/estresse, taxa metabólica basal, gasto calórico em aula, sono, exercício físico, ou seja, unir todos os pontos de melhoria desse cliente num único lugar.

Mas mesmo que a internet das coisas acelere, que a inteligência artificial ganhe ainda mais vida, o cerne central dessa disrrupção será sempre o mesmo: entregue o que promete para seus clientes.

TEXTO 4 – O ÚNICO CONSELHO PARA VOCÊ USAR SE DECIDIR EMPREENDER!

Quando falamos de pequenos negócios ou de profissionais da saúde a dor mais latente da sua estrutura está em desenvolver um cerne forte, formar uma base resistente, transformar seu negócio num lugar mais enxuto e saber como apresentar uma venda de maneira convincente.

O começo do empreendedor na grande maioria das vezes é nebuloso, obscuro e essa curva de aprendizado que todo empreendedor passa pode levar a quebrar seu negócio ou desenvolver maior lastro para o futuro.

Só agora com um tantinho a mais de cancha consigo entender a importância de desenhar um bom plano de negócio ao iniciar uma empresa.

Conhecer seus KPIS te ajuda a ter previsibilidade econômica.
Medir e conhecer suas métricas traz uma maior segurança para não quebrar até os primeiros cinco anos.

Enfim, todos podem empreender, mas empreendedorismo não é para todos, logo se você não tiver estômago forte, vai por mim, não arrisque!

TEXTO 5 – O ÚNICO CONSELHO PARA VOCÊ USAR NA GESTÃO DO SEU PRIMEIRO NEGÓCIO!

“Cris, foca no que você tem habilidade, aprende a delegar, estuda tudo sobre como escalar teu negócio e deixa a execução para alguém melhor que você”.

Foi o melhor conselho que recebi no ano de 2018!

Falávamos sobre marketing digital e estratégias de captação de clientes.

Contei que já havia falido e sentia medo de colocar dinheiro em ações de marketing digital, pois meu histórico mostrava que eu não entendia bulhufas nenhuma de anúncios.

Após esse chute na bunda, saltamos de oito para vinte e duas franquias.

Conseguimos trazer alguém que entende muito de tráfego, foto shop e tem uma entrega descomunal para crescer conosco.

Fomos atrás de um cara de mercado que virou nosso advogado, assim estruturamos nosso setor jurídico.

Estamos implementando pré-venda, aperfeiçoando os erros do passado e caminhando com passos mais firmes.

Enfim, errando menos e corrigindo mais rápido.

Se tem algo que eu poderia aconselhar qualquer pequeno empresário, é que a única maneira de fazer sua empresa crescer de maneira sustentável é contratando gente boa.

Diminua o ego, acredite mais nos outros, aprenda a contratar, mas em momento algum delegue a estratégia!

E ai, o que achou desses conselhos? Deixa um comentário se possui algum tema específico que queira ler.

Abraço e até mais!

Divulgue para todo mundo :D

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