Com o início da Era Digital ou Era da Informação, a humanidade se desenvolveu em um ritmo muito acelerado, quebrando barreiras de comunicação, transporte, e acesso à informação. Essa evolução nos permitiu crescer em 30 a 40 anos o que antes não se fazia em 100 ou 150 anos.

Mas, ainda assim, muitas pessoas não conseguem ou não sabem usar essas ferramentas de forma eficiente para se desenvolver. Isso sem contar as que nem conseguem ter acesso à internet hoje em dia. Algo que para nós se tornou banal, como ter um celular, estar conectado com todos no mundo, usufruir desta ferramenta tão poderosa que é o acesso ao conhecimento, infelizmente é algo que ainda está distante para alguns.

ACESSO À INFORMAÇÃO

Com certeza uma das maiores mudanças que ocorreram nos últimos anos foi a forma como nos comunicamos. Os avanços tanto da comunicação tradicional, como televisão, ligações e rádio, quanto da comunicação via internet, que hoje nos permite estar informados em questão de minutos sobre tudo o que ocorre no mundo inteiro. Está cada vez mais acessível ter acesso à informação, o que nos permite adquirir conteúdos de diversas áreas, muitos deles até de forma gratuita. O que antes estava condensado em infinitas páginas de livros, que ocupam muito espaço e trabalho para serem feitos, hoje pode estar armazenado em um dispositivo na palma da sua mão.

FILTRO DE INFORMAÇÃO

Não restam dúvidas que o acesso à informação, comparado a como era há 20 anos, tomou uma proporção gigantesca, interligando pessoas do mundo todo de forma cada vez mais acessível. Porém, esse ritmo acelerado trouxe algumas consequências, como a dificuldade de absorção de tanta informação e também a de filtrar o que é de qualidade ou não. Essa sensação de ter todo o conhecimento na palma da sua mão acaba deixando as pessoas com um conhecimento superficial sobre vários assuntos, diminuindo a quantidade daqueles que realmente se aprofundam e buscam esse conhecimento de forma íntegra. É muito importante que as pessoas consigam absorver melhor conteúdos realmente de qualidade e que se baseiem em fatos, não em suposições ou até mesmo informações manipuladas (fake news). Quanto mais rápido desenvolvermos este filtro, mais rápido poderemos passar nosso tempo absorvendo conhecimentos que realmente importam.

COMODISMO

Do mesmo modo que a tecnologia e a internet nos permitem ter acesso a uma quantidade gigantesca de informação, podendo serem usadas de forma inteligente para nos desenvolver e nos manter informados sobre o mundo, muitas pessoas acabam se acomodando com esta ferramenta tão poderosa e de fato deixam de se aprofundar nos assuntos. A falsa sensação de ter o conhecimento do mundo todo tornou as pessoas acomodadas, sem realmente correrem atrás de estudar sobre esse conhecimento.

APRENDIZADO CONTÍNUO

Quando você acha que sabe tudo é na verdade o momento que você menos sabe das coisas. Acredito que quase todos já ouviram esse ditado. Parece clichê, mas é a mais pura verdade. Precisamos constantemente estar em busca de aprendizados, evoluir nossa forma de agir e de pensar, pois isso é o que nos define como seres humanos. A capacidade de raciocinar conscientemente, sempre em busca de se aperfeiçoar, é o que nos fez chegar até aqui. E para que a sociedade continue viva, precisamos estar em constante aprendizado.

FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

  • Youtube
  • Instagram
  • Lives
  • Vídeo aulas
  • Aplicativos
  • Cursos presenciais e a distância
  • Livros e ebooks
  • Blogs

Já se foi o tempo em que a única maneira de adquirir um conhecimento novo era através de livros ou estando presente de alguém para lhe ensinar pessoalmente. O avanço da tecnologia nos trouxe inúmeras possibilidades para adquirir conhecimento, cada uma com sua particularidade. Isso nos permite experimentar e analisar com qual delas você possui mais familiaridade e facilidade para absorver esse aprendizado.

Uma das grandes plataformas de conhecimento gratuito que podemos utilizar é o Youtube. Por mais que você possa encontrar diversos assuntos diferentes dentro desta plataforma para o seu entretenimento, por exemplo, há muitos canais que se especializam em determinados temas. Se você realizar uma boa pesquisa, poderá encontrar conteúdos incríveis, desde receitas culinárias até conteúdos aprofundados sobre temas de faculdades, onde professores deixam permanentemente seus conteúdos para auxiliar seus alunos.

Outra ferramenta muito utilizada em diversas plataformas são as transmissões ao vivo, ou LiveStream. Essa dinâmica permite que você possa interagir em tempo real com o produtor de conteúdo, realizando questionamentos, agradecendo pelo seu conteúdo e o melhor de tudo, você pode fazer isso de qualquer lugar que estiver, o que lhe permite consumir conteúdos tanto no seu país, quanto de pessoas no mundo inteiro. Muitos canais estrangeiros realizam suas transmissões em inglês

Algo que se tornou muito popular nos últimos anos foram os cursos a distância, para aqueles buscam um conhecimento mais específico e aprofundado, ou até mesmo por não poderem estar presencialmente em um local para aprender. Devido a uma rotina sem muito tempo livre, esta tem se tornado uma excelente opção. Uma série de conteúdos em videoaulas, organizados em sequência ideal para que você consiga progredir seus estudos dentro de determinado assunto, o que evita que você tenha uma overdose de informação, quando comparado a outras plataformas que não lhe direcionam tão bem. Seguir uma linha de raciocínio é muito importante quando estamos no processo de aprender algo novo e, como as aulas vão estar ali disponíveis por bastante tempo, você pode ir consumindo de acordo com o tempo que tem na sua rotina.

Livros e e-books são incríveis. Por mais que tenhamos avançado muito na forma de nos comunicar, muitas pessoas ainda preferem consumir conteúdos através da leitura. Você acaba encontrando diversos conteúdos apenas através destas ferramentas, portanto o melhor que se pode fazer é aproveitar o melhor que cada uma tem a oferecer, experimentar diferentes formas de ensino e ir se aperfeiçoando consistentemente ao longo dos anos. Se você pesquisar hábitos das pessoas mais influentes e ricas do mundo, todas elas estão em busca de conhecimento. Independente de quanto sucesso já tenham atingido, elas sempre têm algo novo a aprender. Não deixe de exercitar a sua mente, pois ela é tão importante quanto exercitar seu corpo e cuidar da saúde.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!