Essa semana o pessoal da franquia DoctorFit me desafiou a fazer um texto sobre emagrecimento, juro que estou há três dias pensando no que escrever!

Emagrecimento é uma palavra tão batida em milhares de páginas da internet, nos programas de TV, nas redes sociais, nas conversas do dia a dia. Sempre tem alguém querendo dar dicas de como emagrecer e se manter magro.

Eu resolvi não dar dicas, resolvi escrever um pouco sobre a capacidade de memória das suas células e porque é tão difícil emagrecer e se manter magro.

Você já tinha ouvido falar na memória celular? Sim, suas células não tem mini cérebros, mas gravam informações de acordo com os processos que mais realizam no dia a dia. Você pode estar se perguntando: “E desde quando elas guardam essas informações?”, respondo: Desde quando estamos na barriga nas nossas mamães!!!

É sim, cada estímulo que recebemos desde o que comemos e quais os processos metabólicos mais realizados, são registrados “celularmente” de forma que quando começamos um processo de reeducação alimentar nossas células ficam lutando contra os novos nutrientes que ingerimos e os novos mecanismos que precisaremos utilizar para o gasto de energia com a novíssima rotina de exercícios físicos estabelecida.

Então, emagrecer é fácil? Negativo. É difícil de mais!

Se você faz parte do grupo de pessoas que quer ser magro, comece sabendo que será uma tarefa árdua e que não tem começo, meio e fim, mas sim, constância do início até enquanto você estiver vivo!!! De uma vez por todas, é uma decisão de mudança de vida, não de ficar magro para o verão.

Para deixar mais claro o que estou tentando dizer, nosso organismo funciona mais ou menos assim: se somos estimulados a vida toda a alimentos com alto teor calórico, construímos um modelo celular para armazenar as sobras do que não usarmos como energia para as tarefas diárias, na forma de gordura.

 

E assim, a vida toda seremos bons armazenadores e pouco gastadores de energia. Da mesma maneira, se não estamos acostumados a realizar exercícios físicos, nosso metabolismo de anabolismo muscular (ganho de músculo) está praticamente desligado. Então, mesmo que a proteína seja ingerida (a maior fonte nutricional para formação muscular), ela se transformará em gordura.

E agora, como mudar isso?

Insistência…

Constância…

Perseverança…

Até que seu metabolismo comece a se ajustar para novas memórias celulares. E, infelizmente, já se sabe que esse processo demora mais de dois anos!!!

Então vamos para o resumo da opera.

Precisamos manter a determinação de uma alimentação o mais saudável possível, na maior parte dos dias, com nutrientes ricos e adequados, expondo-se ao mínimo possível de produtos industrializados, para que nossas células comecem a ser estimuladas de maneira diferente. E, somente o exercício físico constante, é capaz de mudar os processos celulares para passarmos de armazenadores a gastadores de energia.

Faça o exercício ser parte da sua vida diária!

Estimule os seus filhos desde pequenos a uma rotina mais saudável!

Sempre há tempo para mudanças, não desanime de ser magro, em qualquer época da sua vida que tome essa decisão!

Confie que você consegue fazer diferente.

E conte sempre conosco para lhe ajudar.

 

 

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!