Criar novos hábitos pode ser desafiador, porém necessário para se construir uma vida próspera e com maior qualidade. Afinal, nossas vidas nada mais são do que reflexos de nossos hábitos, sejam eles positivos ou negativos.

É muito comum que tenhamos dificuldades em perceber todos os nossos hábitos. Ainda mais difícil é reconhecer o impacto que cada um deles trás para a sua rotina e para a sua vida.

Tendo em vista tudo isso, no artigo de hoje vamos lhe mostrar como você pode construir novos hábitos que sejam positivos para a sua vida, e que vão lhe ajudar a chegar cada vez mais próximo dos seus objetivos.

NÃO FAÇA PROMESSAS DE FIM DE ANO

Quem nunca fez aquela lista de promessas de fim de ano, onde iria entrar na academia para ter o corpo em forma, que iria economizar mais, ganhar mais dinheiro, passar mais tempo com a família e por aí vai. A verdade é que promessas de fim de ano não funcionam na maioria dos casos, e o motivo é muito simples. De uma hora para a outra as pessoas decidem mudar suas vidas completamente, fazer tudo que prometeram de uma só vez, e acabam não dando conta de sustentar toda essa mudança. A rotina bate na porta e, quando percebem, abandonaram todas as metas e deixaram para o próximo ano.

Isso acontece pois mudar um hábito requer um esforço consciente da pessoa, determinação dia após dia, até que esse novo hábito se automatize em nosso cérebro. Mudar um hábito já é difícil, agora imagine mudar toda a sua vida de uma hora para outra, modificar toda a sua programação mental que foi reforçada por anos. Diria que algo assim é praticamente impossível.

Você não precisa esperar o ano novo para começar a mudar seus hábitos e tomar um novo rumo na sua vida, comece agora de pouco a pouco. Mas fique tranquilo, pois há sim uma maneira de mudar os seus hábitos, e a primeira coisa que você deve fazer para conquistar essa mudança é:

CONHEÇA SEUS VÍCIOS DE ROTINA

Eu lhe pergunto, qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? Alguns podem responder tomar um banho, escovar os dentes, tomar um bom café. A questão aqui é que todos nós possuímos um ritual para acordar e, dependendo de como for, esse ritual irá impactar como será todo o nosso dia e como serão realizados os outros rituais de hábitos do dia a dia. Temos rituais no trabalho, como, por exemplo, no mesmo horário todos os dias você se levanta para ir tomar um café e conversar com alguns colegas. Ou em um final de semana quando, depois do almoço, você se joga no sofá para tirar um cochilo ou assistir alguma coisa.

Neste momento é importante que você procure entender como funciona cada um dos seus rituais, anotar, seja em um papel ou em seu celular, para que em cima disso iniciamos o passo 2.

DESCUBRA SEUS GATILHOS

O nosso cérebro desenvolve gatilhos, que acionam diferentes respostas e rotinas para lidar com cada situação. É como uma série de programações mentais para que possamos realizar nossas tarefas do dia a dia gastando o mínimo de energia necessária. Portanto, é importante que você perceba quais são esses gatilhos do seu dia a dia, para que quando estiver implementando um novo hábito, você não seja vencido por gatilhos antigos que te farão procrastinar o que você deve fazer.

UM PASSO DE CADA VEZ

Implementar um novo hábito é uma tarefa desafiadora. Requer paciência, determinação e disciplina, portanto é fundamental que você foque em melhorar uma coisa de cada vez. Por mais que queira mudar 20 hábitos na sua vida, tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo só irá lhe atrapalhar. O melhor a se fazer é direcionar seu foco em novos hábitos mais fáceis de se implementar, como por exemplo realizar um café da manhã mais saudável, para iniciar melhor seu dia. Dessa forma, você vai mostrando ao seu cérebro os benefícios de um bom hábito e vai se acostumando com o processo de mudanças, para quando for realizar uma mudança mais difícil, sua mente já estar mais acostumada com todo o processo. Assim suas chances de você falhar irão diminuir.

PACIÊNCIA

Alguns hábitos levam mais tempo ou menos tempo que outros. Mas, se você tiver a paciência e a disciplina correta, verá ao longo de 1 ano a diferença e a melhora que isso trará para a sua vida, mesmo que tenha mudado apenas 3 hábitos. Queira você ou não, o tempo vai passar de qualquer jeito, então se for levar 1, 2 ou 3 anos para você chegar no seu objetivo, quanto antes você começar, mais tempo no futuro você terá para desfrutar dessas mudanças.

SOZINHO VOCÊ VAI LONGE, MAS ACOMPANHADO VOCÊ NÃO TEM LIMITES

Uma maneira de tornar todo o processo de mudança de hábitos mais prazeroso – e de certa forma lhe ajudar a se motivar – é ter alguém que está buscando o mesmo objetivo que você. Dessa forma vocês vão unir forças para alcançá-lo.

Isso pode ajudar quando, por exemplo, uma das pessoas não estiver tão motivada em certo dia. A outra pessoa pode animá-la. Firmar este compromisso também fará com que vocês se cobrem mais para não errar. E o melhor, quando conseguirem conquistar um objetivo, a comemoração será muito mais prazerosa, pois você está com alguém que entende e passou pela mesma situação que você. Assim vocês vão estar animados para enfrentar novas metas e ter uma evolução mais rápida.

PERSISTIR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS

É comum que no meio desta jornada, principalmente no começo, você cometa algumas falhas, fique desmotivado e até pense em desistir, mas mantenha-se firme ao propósito pelo qual você está fazendo tudo isso. Visualize tudo o que você tem a ganhar realizando isso e também tudo o que tem a perder se continuar no mesmo lugar, sem buscar uma evolução. Motivação é passageira: não existe alguém motivado 100% todos os dias. Mas o que mantém essa pessoa realizando o que precisa ser feito é a disciplina para alcançar um objetivo maior, pois ela sabe o quão importante isso é para a sua vida. Então mesmo quando ela está cansada, sem motivação, ou teve um dia difícil, essa pessoa se mantém firme, não desiste. E é isso que faz alguém ter resultado em seja lá o que for na vida.

As coisas não são fáceis e nunca vão ser, só depende de você aceitar isso e começar a correr atrás daquilo que deseja para si. Eu espero que você consiga atingir seus objetivos e então sentir-se mais realizado, pois você conseguiu vencer a si mesmo e provar que é capaz de conquistar tudo aquilo que deseja.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!