“Há conhecimento de dois tipos: sabemos sobre um assunto, ou sabemos onde podemos buscar informação sobre ele.” ― Samuel Johnson

Antes de abrir qualquer negócio é seu dever, como gestor, entender sobre geolocalização para definir qual o melhor local para estabelecer o seu ponto de negócio, com o contador é fundamental você aprender sobre tributação e o que será implicado em seu negócio, e, mesmo que o marketing não seja sua especialidade, entendo que é sua obrigação estudar sobre ele.

O empreendedor é aquela pessoa que possui uma característica de curiosidade, enxerga no mercado uma necessidade que ninguém percebeu ou estão entregando com menor qualidade e assim, com bastante informação em seu histórico, ele desenvolve um produto ou serviço para solucioná-lo e ganha dinheiro.

Algumas perguntas que sempre me faço quanto a informação:

  • Estou estudando mais sobre meu mercado?
  • Estou aprendendo um pouco a mais sobre meu negócio?
  • Estou evoluindo em meu desenvolvimento?

Isso mostrará o quanto o empreender está focado em se desenvolver.

Portanto a Busca de Informação será a característica trabalhada hoje.

Tópico 1 – Envolva-se pessoalmente na avaliação do seu mercado

Dentro de uma agenda de dono é imprescindível que você separe alguns horários da semana para avaliar seu mercado.

E não vai existir mágica! É preciso investir seu artefato de maior valor aqui: o tempo.

Gastar um pouco de neurônios e sola de sapato para fazer benchmarking nas empresas de concorrências diretas e indiretas.

E mesmo com todo esse conhecimento que adquirido, ainda vão existir riscos para uma quebra.

Os riscos no geral fazem parte da vida do empreendedor, mas quanto maior for o nível de conhecimento sobre o seu mercado, menor é o risco de uma falência.

Também é necessário ter clareza que há diferenças gritantes entre contratar uma empresa que trabalha com informação e estudar sobre o tema pessoalmente.

Quando você olha com os próprios olhos o ganho de informações a respostas subjetivas são muito maiores quando comparadas às de outra empresa.

Não que não seja importante contratar uma empresa para fazer um estudo sobre determinado assunto que você não é especialista, apenas quero salientar que o ato de você delegar todo o estudo para outra empresa não é o ideal.

Lembre-se que já escrevi alguns artigos atrás sobre a necessidade de informação para termos uma tomada de decisão.

Então, mesmo antes de abrir o negócio, decida estudar muito seu mercado.

Tópico 2 – Investigue sempre como oferecer novos produtos e serviços

Investir em novos produtos e serviços deve ser feito ao longo do tempo a partir de uma definição do que é seu core bussines.

Por exemplo, ao abrir um estúdio o core bussines do nosso negócio é efetivar a melhor aula de treinamento personalizado que o cliente pode ter.

Depois que ele se tornar cliente, ai começamos a investigar como oferecer outros produtos e serviços.

Avaliação física, roupas, nutricionistas, ou seja, produtos e serviços que agreguem valor para o core bussines.

Sendo uma das maneiras de lançar novos produtos.

Outra estratégia utilizada em empresas que possuem mais ênfase no digital é o conceito de esteira de produto.

Uma esteira de produto é constituída de um produto de entrada onde seu custo é menor e o objetivo é entregar muito valor possível para o cliente ganhando com isso a confiança para as próximas etapas.

Esse produto de entrada poderia ser aulas em grupo e consultorias, por exemplo, nas quais o objetivo é entender mais o que sua persona necessita.

Depois entra-se com produtos de meio de funil, como, por exemplo, aulas para até três pessoas.

Um produto que não é tão caro, mas não é ultrassegmentado também.

Então, para finalizar você tem seu produto de maior valor agregado.

Exemplo: Personal Trainer.

Um aluno por horário durante “x” tempo onde o foco é exclusividade e um serviço Premium.

Mas, independente da estratégia que você venha a ter para desenhar estes novos produtos, é fundamental que você possua sempre um banco de ideias para seu negócio.

Tópico 3 – Busque a orientação de especialistas para decidir

Isaac Newton tem uma frase que expõe muito do que acredito ser fundamental nesse tópico: “Se enxerguei mais longe foi por que subi em ombros de gigantes”.

Nessa frase ele se referia a Kepler, Brahe e Galileu como seus mentores.

Eu compreendendo um pouco sobre mentores, consultores e especialistas, e, creio ser fundamental você procurá-los para crescer com mais velocidade e qualidade.

Onde você está agora é fruto do conhecimento, pessoas e experiências que você obteve no passado. Já onde você quer chegar será fruto do conhecimento, pessoas e experiências que você está coletando agora.

A busca por orientação de especialistas para ajudar em tomadas de decisão é fundamental para crescer com mais segurança, visto que ao iniciar novos negócios sempre estamos inseguros, na maioria das vezes não possuímos tanta experiência sobre aquele empreendimento em específico, ou, com o ego nas alturas, muitas vezes tomamos decisões precipitadas e imaturas.

Sempre reflita se está perto de pessoas que sabem mais que você, se está próximo de especialistas que tem mais conhecimento sobre aquele tema quando comparado contigo.

Não acredito em pulo do gato, acredito em trabalho duro, plano de ação e meta.

Mas se existisse um seria esse: nunca queira ser o mais inteligente da mesa.

Até a próxima pessoal!

Divulgue para todo mundo :D

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