A formação de uma seleção esportiva depende de alguns fatores extremamente relevantes que fazem com que o desenvolvimento seja desempenhado através de fatores intrínsecos e extrínsecos. Ou seja, além dos fatores genéticos, precisamos levar em consideração os fatores motivacionais, que fazem com que o futuro atleta desempenhe o melhor do seu potencial. Além disso, é importante lembrar que a manipulação do treinamento também depende de situações bem específicas, bem como a classe e o convívio social do aluno, no qual pode acarretar em consequências significativas no desempenho dele. Dessa mesma forma, entendemos que a seleção e detecção de talentos esportivos deve levar em consideração as características específicas da modalidade, a qual possui diferentes exigências físicas, fisiológicas e psicológicas.

Estudos mostraram que a aplicação de métodos diferenciados de treinamento pode fazer com que o aluno desempenhe o melhor do seu potencial. Esses métodos podem ser relacionados com a forma em que o professor ensina a mesma técnica. Alguns professores utilizam métodos voltados para o que se é desenvolvido nas aulas das artes marciais, utilizando como base, a disciplina e o princípio filosófico que há por trás da arte. Esses princípios conseguem trabalhar aspectos que vão além de características físicas, técnicas ou táticas, eles fazem com que o aluno desenvolva conceitos baseados no respeito, na disciplina, na hierarquia e no pensamento ao próximo como a si mesmo. 

Um fator muito relevante que está associado à seleção de talentos é a seleção específica da modalidade. Cada esporte possui uma especificidade de desempenho, no qual faz com que os atletas precisem se adequar a tal. Uma vez que as demandas físicas e fisiológicas do esporte são identificadas, a seleção de futuros atletas também precisa estar de acordo com essas características.  Utilizando como exemplo, a ciência esportiva demonstrou que o Karatê é um esporte intermitente, ou seja, ele tanto possui momentos de alta intensidade (durante a execução dos golpes), assim como possui momentos de baixa ou moderada intensidade. Além disso, foi identificado que os atletas de estatura mais baixa são favorecidos na modalidade de Kata (demonstração), do ponto de vista técnico. Outro ponto a ser levado em consideração dentro desse esporte é que a potência e o metabolismo anaeróbio é extremamente importante para o rendimento dos atletas. Nesse caso, é fundamental identificar atletas que estejam predispostos a desempenharem esse tipo de característica, dado que a própria modalidade exige.

 Uma vez identificadas as características do esporte e os objetivos do aluno, os professores e profissionais do esporte precisam moldar e manipular as suas aulas, afim de adaptá-las aos alunos participantes, visto que vários fatores motivacionais podem influenciar nos resultados. Um detalhe muito importante é a idade do aluno. A ciência mostrou que quanto mais nova a criança, maior vai ser o desinteresse dela diante da modalidade esportiva. Portanto, é fundamental que o professor pense em métodos motivacionais, afim de fazer com que a criança consiga desempenhar todas as características exigidas pelo esporte e ao mesmo tempo, desenvolva total interesse por ele.

Referências:

ARTIGO: ATLETAS TALENTOSOS: UM PROCESSO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO Autores: José Fernandes Filho e Bráulio Ferreira Pinheiro.

ARTIGO: CONHECIMENTO DECLARATIVO DE DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADES ESPORTIVAS DE COMBATE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL.

Autores: Joel Maurício Corrêa Fonseca, Emerson Franchini e Fabrício Boscolo Del Vecchio.

ARTIGO: TALENTO ESPORTIVO II: DETERMINAÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS.

Autores: Maria Tereza Silveira Bõhme.

ARTIGO: DETECÇÃO DE TALENTOS NO JUDÔ.

Autores: Eduardo Dias Bezerra, Israel Souza e Vladimir Schuindt da Silva .

ARTIGO: PLANO DE EXPECTATIVA INDIVIDUAL: UMA PERSPECTIVA CIENTÍFICA PARA A DETECÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS.

Autores: Estélio H. M. Dantas Maria de Nazaré Dias Portal Luciano Alonso Valente dos Santos.

ARTIGO: TREINAMENTO A LONGO PRAZO E O PROCESSO DE DETECÇÃO, SELEÇÃO E PROMOÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS.

Autor: Maria Tereza Silveira Bõhme.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!