Esta é uma de várias lições deixadas por ninguém menos do que Steve Jobs, uma das pessoas que mais revolucionou a ideia do que uma marca pode significar para o seu consumidor. Muito mais do que apenas a venda de produtos tecnológicos, a Apple teve boa parte de seu crescimento ligado à inovação e aperfeiçoamento, mas principalmente por também vender a sua história e sua essência em tudo o que faziam – e fazem.

Hoje iremos situar alguns pontos que se podem absorver ao analisarmos este case de sucesso, e, assim, tornar o seu negócio diferente da grande maioria da concorrência.

CRIE UM PRODUTO INCRÍVEL!

Se você realmente quer fazer com que seu produto tenha sucesso, ele precisa ser incrível. Algo que bastem alguns olhares para que se desperte o fator “Uaaau” nas pessoas. Isso não significa que você tenha que ser um baita inventor, que todos os anos traz algo revolucionário, mas sim trazer o melhor daquilo que você oferece, aperfeiçoando o que já existe, cobrindo as falhas do mercado.

EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR

Ter um grande foco na experiência do seu consumidor é fundamental para um negócio de sucesso, e isso envolve todos os mínimos detalhes, desde a qualidade que seu produto, entrega, a embalagem, a forma como você se comunica com seus clientes, etc. É preciso ter atenção a todos os detalhes, pois é a soma de todos esses fatores que irão te diferenciar dentro do mercado competitivo.

Entenda que não há espaço para amadores: você precisa ser profissional em tudo o que faz, para que entregue a melhor experiência possível para os seus consumidores, o que fará com que eles mesmo divulguem a sua marca de bom grado. E não há melhor vendedor do que seus próprios clientes.

ALÉM DO PRODUTO, VENDA A SUA HISTÓRIA

Oferecer um produto ou serviço vai muito além de apenas a venda em si. Se você deseja se consolidar dentro do seu ramo de atuação, você precisa vender a sua história, o seu propósito, isso faz com que as pessoas se identifiquem com a sua marca. Existe uma diferença entre preço e valor. O preço é quanto custa o produto em si, mas o valor que você agrega para as pessoas, esse sim é o que faz toda a diferença. Se o valor que você entrega é superior ao dos outros, o “preço” se torna apenas um detalhe.

SER O MELHOR É MAIS IMPORTANTE QUE SER O PRIMEIRO

Muitas das maiores empresas não foram as primeiras a inventar seus produtos, mas foram capazes de os desenvolver da melhor forma possível. Um exemplo atual disso é o empresário Elon Musk, que pegou a internet via satélite que já existia e desenvolveu um projeto capaz de superar até mesmo nossa internet à cabo convencional, entregando-a em quase todo o território habitável da terra. Pois, convenhamos, nem todos temos uma mente inventiva brilhando, que ano após ano desenvolve algo totalmente novo, capaz de revolucionar o mercado. Mas o que muitos de nós conseguimos fazer é pegar algo que já existe, somar a nossa criatividade e visão de mercado e melhorar este produto ou serviço ao seu máximo, o que com certeza irá trazer muitos bons resultados para a sua empresa. Há muitas oportunidades no mercado global, onde você pode pegar algo que deu certo em outro lugar e adaptar para a sua região e o seu público.

AME O QUE VOCÊ FAZ

Quando se trata de empreender, amar o que você faz dia após dia é fundamental para se atingir grandes níveis de sucesso e realização. Afinal, por que é que você vai passar quase a vida inteira trabalhando em algo que não ama? Nem tudo se resume a ganhar dinheiro e ter altos lucros, e acredito que se você encontrar algo que ama fazer e que ainda possa gerar valor para as pessoas, os lucros virão como uma consequência e de forma muito mais natural e prazerosa do que trabalhar em algo exclusivamente porque “paga bem”.

NÃO DÁ PARA FAZER TUDO SOZINHO

Por mais habilidoso que você seja, vai chegar um momento em que você não vai dar conta de tudo sozinho. Você vai começar a se perder com a quantidade de tarefas a realizar, pois além de um limite de horas, você também possui um limite físico. Portanto, é muito importante que, à medida que o seu negócio for crescendo e se desenvolvendo, você contrate e capacite pessoas para assumir tarefas mais cotidianas (mas tão importantes quanto), para que você possa direcionar o seu tempo e foco nas tarefas mais importantes e cruciais para o crescimento da empresa. Isso lhe trará mais resultados, saúde mental e permitirá que consiga analisar melhor o contexto da empresa, já que não está sobrecarregado de funções.

PENSE NO PRODUTO E NÃO NO LUCRO

É claro que lucro é bom, e é isso que buscamos no final de cada mês, mas este não pode ser o principal pensamento na sua empresa, o de maximizar os lucros a todo custo. Você precisa entender que o lucro é uma consequência de um bom produto ou serviço que agrega valor resolvendo uma dor do indivíduo. Entregar algo de qualidade, proporcionar uma boa experiência para o seu cliente em todos os processos, desde mecanismos de vendas, suporte, conteúdo é de extrema importância. Quanto mais você agrega para a vida do seu cliente, mais lucro você terá e por mais tempo este cliente vai se manter fiel a você, fazendo algo que é muito poderoso, que é o marketing boca a boca.

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