Nosso desenvolvimento como empreendedor requer uma constante evolução, visto que o dia a dia de empreendedor cobra uma permanente adaptação para as mudanças.

Assim, hoje vou dar seis dicas de livros para empreendedores.

Vou citar livros aplicáveis e que funcione para não complicar sua vida e vou dividir entre três áreas principais da empresa: liderança, vendas e gestão.

Ou seja, iremos na base do conhecimento do empreendedorismo.

 “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros” – Benjamin Franklin

LIDERANÇA.

1 – PRINCÍPIOS

Os princípios de vida e trabalho de um dos maiores investidores e empreendedores do mundo.

Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, Ray Dalio é fundador da Bridgewater Associates, a quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos e a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Listado pela Time entre as cem pessoas mais influentes de 2012.

Dalio compartilha em Princípios suas técnicas, refinadas em quarenta anos de experiência, para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos.

Para Ray Dalio, vida, gestão, economia e investimentos podem ser sistematizados em regras. Entre as centenas de lições do livro, erguidas em torno de seus alicerces de “verdade radical” e “transparência radical”.

Dalio oferece uma abordagem clara e direta para a tomada de decisões e ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.

Ray Dalio tem me fornecido ensinamentos inestimáveis que agora estão disponíveis para você em Princípios. BILL GATES

Extraordinário. Todas as páginas estão repletas de insights e princípios de excelência — e adoro a forma elegante como Ray Dalio incorporou sua história e sua vida na obra. TONY ROBBINS. (Resumo Amazon).

2 – PIPELINE DA LIDERANÇA

Ter líderes capacitados em todos os níveis de uma organização é fundamental para o sucesso a longo prazo. Mesmo assim, em muitas empresas é comum que o pipeline de liderança – a arquitetura interna para o desenvolvimento de gestores – esteja comprometido ou nem sequer exista.

Nesta edição revista de Pipeline de liderança, Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel ampliaram o conteúdo para incorporar os desafios do mundo de hoje.

Com base no trabalho realizado em mais de 100 empresas ao longo de 10 anos, eles compartilham o aprendizado obtido desde a publicação da primeira edição e oferecem seu modelo testado e comprovado para construir e desenvolver planos de carreira, planejar sucessões e formar líderes.

O livro inclui dúvidas dos leitores e novas histórias, com casos bem-sucedidos de transição e também as soluções para possíveis problemas na implantação das mudanças.

E mostra como um pipeline obstruído pode comprometer toda a gestão de uma empresa, com impacto significativo na rotatividade e nos resultados.

“O modelo de pipeline de liderança é capaz de transformar uma empresa. Seus conceitos são duradouros e simples o bastante para que gestores em todos os níveis possam compreender o que significa ser um líder altamente eficaz. Os autores oferecem as melhores ideias para o desenvolvimento da próxima geração de líderes”. –Abby Curnow-Chavez, sócia do TrispectiveGroup. (Resumo Amazon).

3 – OKR – AVALIE O QUE IMPORTA

500

O lendário capitalista de risco, John Doerr, revela como o sistema de Objetivos e Resultados-chaves (OKRs) ajudou gigantes da tecnologia, como Intel e Google, a alcançarem um crescimento exponencial ― e como ele pode ajudar qualquer organização a prosperar.

No outono de 1999, John Doerr se reuniu com os fundadores de uma startup, cujo doou 12,5 milhões de dólares, o maior investimento de sua carreira. Larry Page e Sergey Brin tinham uma tecnologia incrível, energia empreendedora e ambições altíssimas, mas nenhum plano de negócios real.

Para o Google mudar o mundo (ou mesmo sobreviver), Page e Brin tiveram que aprender a fazer escolhas difíceis para manter a equipe no caminho certo. Eles teriam que saber quando interromper propostas destinadas a falhar. E precisavam de dados oportunos e relevantes para acompanhar o progresso ― para avaliar o que importava.

Os OKRs concentram esforços e promovem a coordenação. Eles mantêm os funcionários no caminho certo, unificam e fortalecem toda a empresa. Por consequência, os OKRs aumentam a satisfação no local de trabalho e aumentam a retenção.

Avalie o Que Importa compartilha uma ampla gama de estudos de caso, com narradores incluindo Bono e Bill Gates, para demonstrar o foco, a agilidade e o crescimento que os OKRs tem estimulado nas grandes organizações. Este livro ajudará uma nova geração de líderes a capturar a mesma energia. (Resumo Amazon).

4 – QUALIDADE TOTAL – PADRONIZAÇÃO DE EMPRESAS

A Gestão pela Qualidade Total (GQT) tem sido a palavra mágica por trás de todas as grandes modificações por que passa o mundo.

O gerenciamento por bom senso, protegido por barreiras comerciais, está em declínio, e a GQT surge como a grande abordagem holística para sobrevivência das organizações.

A padronização é a base da GQT. Este livro decorreu de um minucioso trabalho de coleta de informações pulverizadas em literatura escassa, das aulas do Eng. Ichiro Miyauchi na JUSE (Japão), de notas de aulas do curso de padronização do JSA (Japanese Standards Association), da discussão e do aprendizado junto a algumas empresas brasileiras, além da ajuda dos amigos citados.

O estudo dedicado deste texto dará ao leitor informações suficientes para montar seu próprio sistema de padronização. (Resumo Amazon).

5 – SPIN SELLING

Neste livro, o autor explica com inteligência e autoridade por que os métodos tradicionais de vendas desenvolvidos para vendas simples ao consumidor não funcionam para vendas grandes.

Ele mostra como os métodos convencionais de vendas estão fadados a fracassar em vendas grandes.

Mas, o mais importante de tudo, ele desenvolve com extrema clareza a imensamente bem-sucedida estratégia SPIN Selling®. (Resumo Amazon).

6 – BIBLIA DE VENDAS

Consagrado como o melhor livro de vendas já publicado, este best-seller tem ajudado centenas de milhares de pessoas a enfrentar e resolver os desafios de vendas.

Esta nova Edição Atualizada inclui os 10,5 Mandamentos do Sucesso em Vendas de Jeffrey Gitomer.

Jeffrey Gitomer é uma autoridade global em vendas e seus livros já venderam mais de um milhão de cópias em todo mundo.

A Bíblia de Vendas tornou-se um clássico no mercado editorial mundial e tem sido best-seller por mais de uma década. (Resumo Amazon).

Agora, não adiantar você apenas ler os mesmos, é importante aplicar cada conceito aprendido aqui.

Até a próxima!

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!