Sem dúvidas é um dos canais mais explorados atualmente para conseguirmos novos alunos, não é mesmo?

Hoje vamos falar de alguns pequenos erros que cometemos diariamente em nosso Instagram e que podemos melhorar a cada dia e consequentemente otimizar nossos resultados.

O Instagram como eu falei na primeira frase, é uma das ferramentas que a gente mais explora para prospectar novos alunos, focamos tanto nela que as vezes esquecemos de estar presente nas demais ou então até deixamos de lado nosso próprio site (em alguns casos sabemos que a empresa nem site tem). Esse é um dos principais erros e nem vou listar ele, mas, nos próximos artigos falarei um pouco mais sobre sites e outras redes também.

Vamos ao que interessa!

Que erros eu estou fazendo com o meu Instagram? Fala ai Felipe!

Não existe uma ordem do pior erro para o menos “tenso”, mas vamos começar pelo básico do básico.

NÃO SE RELACIONAR COM SUA AUDIÊNCIA

É muito comum vermos por aí Instagram bonitos, bem atualizadinhos, com aquele padrão de agência de social media. Você vê alguns impulsionamentos sendo feitos e chega no final, não tem relacionamento nenhum com sua audiência.

Comentários sem resposta, direct abandonado, stories sem tentar interagir com os seguidores, nenhum conteúdo de qualidade publicado. Eu escrevo isso com total propriedade (e isso talvez não seja um elogio) vez ou outra a gente esquece de chamar as pessoas nos comentários, nos stories, de dar uma olhada diária no direct.

Mas, fica o aprendizado e o lembrete. Olha com carinho para a sua audiência e comece a se relacionar com ela.

ABANDONAR A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Esse eu sei que dói. Felipe como vou produzir conteúdo se tenho que administrar a empresa, treinar colaborador, dar atenção para alunos, dar aula etc.

Organização é a resposta! Crie um cronograma de conteúdo, tire um dia e produza bastante coisa numa pegada só. Contrate freelas para produzir suas artes ou trabalhe com uma agência para produzir seu conteúdo.

Não desanime caso você tenha pouco engajamento, faça a sua parte, produza conteúdo de qualidade, mantenha o seu Instagram o mais top possível, poste dicas, conteúdos, alunos treinando. O seu prospecto com certeza vai dar uma olhada nisso e vai chamar você.

Não existe um limite mínimo ou máximo de posts que você pode fazer por dia ou se fizer X posts vai engajar mais do que se fizer Y posts. Siga a sua rotina, o seu cronograma, se conseguir produzir mais do que 1 por dia ok. Se não, segue o jogo.

Não esqueça que pessoas se conectam com pessoas, então trazer a cara da sua equipe para os posts, com temas, com vídeos de dicas, com informação e trazer fotos dos seus alunos treinando, geram muito engajamento! Bem mais do que encher o feed com montagens, frases motivacionais e textões.

USAR HASHTAGS NADA A VER

Atualmente o pessoal ainda utiliza hashtags para engajar com novas pessoas e isso é legal! Mas, sair por aí usando qualquer hashtag ou usando as mesmas nos mesmos posts é igual a nada.

Use as hashtags relevantes para o seu estúdio e academia, para a sua cidade e obviamente, use hashtags que conversem com o seu conteúdo.

O Instagram possuí algoritmos que entendem a sua imagem e fazem uma correlação com o que você escreve e as hashtags que usa, então, se você postar uma Xícara de Café e colocar a #euamosuco fica meio fora do contexto não acha?

USAR AUTOMAÇÕES PARA SEGUIDORES

Nesse parágrafo tive vontade de colocar apenas o emoji 🙄, mas eu sei que isso é um tema comum para nós que estamos diariamente trabalhando com a ferramenta e estratégias de marketing. Mas, o óbvio precisa ser dito. Jamais use automações para conquistar novos seguidores. Isso é totalmente errado, não serve para absolutamente nada e você ainda pode perder a sua conta.

Ter milhares de seguidores pode ser algo bonito de ver por quem está do lado de fora, nossa o fulano tem 100 mil seguidores, 700 mil seguidores, olha a academia do ciclano tem 15 mil seguidores. E o proprietário do estúdio tentando prospectar pelo lado de cá, vendo o seu engajamento indo pelo ralo e suas campanhas não funcionado pois tem uma audiência totalmente fria e comprada.

Dica de ouro, não faça isso. Cresça o seu Instagram pelo seu conteúdo, pelo seu relacionamento com seus clientes e sua audiência. Garanto que no médio e longo prazo você vai sim colher muito resultado desse crescimento.

USAR AUTOMAÇÕES PARA SE RELACIONAR COM SEUS SEGUIDORES

A parte 2 da anterior vale dois emojis 🙄🙄.

Pessoas acessam o Instagram para ver fotos e vídeos de pessoas, conversar com pessoas, se espelhar em pessoas, ter a vida que a outra pessoa tem. E nós como gestores de um estúdio e academia totalmente desesperado por gerar relacionamento com seguidores e conseguir uns alunos, compramos um sistema para mandar mensagem de boas-vindas para quem nos segue. Compramos sistemas para curtir posts e comentar coisas sem sentido nos posts de pessoas de segmentação tal e tal.

Não faça isso². Pessoas se conectam com pessoas, converse com sua audiência, tira um tempinho e faça o que falei ali no primeiro erro: Gere relacionamento com as pessoas. Vai por mim, o resultado é incrível.

ÚLTIMA E NÃO MENOS IMPORTANTE: NÃO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE PROSPECÇÃO DE CLIENTES DE FORMA PATROCINADA

Eu sei que parece um bicho de sete cabeças anunciar na internet. Que parece brincadeira em que sem estratégia nenhuma impulsionamos posts com 10 ou 20 reais e fica na sorte.

Não é bem assim. Tente aprender como funcionam as ferramentas de anúncios, o que são estratégias de marketing digital, como você pode prospectar clientes de forma mais assertiva. Não estou dizendo para você ser o próximo guru do marketing digital da sua empresa. Você pode sim delegar isso para uma pessoa que já tenha experiência ou uma agência por exemplo.

Mas, entender o processo é de extrema importância para que você saiba o que estão fazendo, como estão fazendo, como funciona e claro conseguir com o seu feeling ajudar a sua equipe de marketing a criar materiais e novas estratégias.

Todo mundo deveria saber criar uma campanha de Facebook e Instagram e começar a compreender melhor o funcionamento de tal para conseguir bons resultados, ter escala e começar a investir adequadamente na ferramenta.

Escrevo esse artigo não para dizer que você está fazendo tudo errado e que tenha que deletar tudo e estudar muito e fazer do jeito certo. Na real, não existe muito jeito certo. Existe o jeito que você consegue executar no momento. E outra, somos passíveis de falhas diariamente e como falei no texto, escrevi com muito propriedade pois vivi e vivo muitos desses erros hoje em dia com meus próprios negócios.

Mas, como tudo na rede social se resume em Algoritmo, Alcançar Novas Pessoas e Ter Melhores Resultados. Eu quis trazer alguns pontos que você possa colocar em seu campo de visão e tentar pequenos ajustes para otimizar seu Instagram.

Espero que o conteúdo tenha sido de grande valia para você.

Leia meus outros conteúdos:

O QUE É TRÁFEGO PAGO E COMO APLICAR EM SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING?

QUAIS CAMPANHAS DEVO FAZER PARA PROSPECTAR ALUNOS NAS REDES SOCIAIS?

MARKETING FOCADO EM PROSPECTAR CLIENTES PARA ESTÚDIOS DE TREINAMENTO PERSONALIZADO FUNCIONAL

Nos vemos em breve.

Abraços

Divulgue para todo mundo :D

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