Onze de maio de 2018, sexta-feira, 07:15 da manhã. Levantei as 05:30, tomei um ducha para acordar, fui treinar, voltei, tomei novamente banho e agora escrevo esse artigo enquanto bebo meu café para digerir todas as informações que escutei numa palestra ontem.

Algumas informações já conhecia mas outras vieram como uma ressaca pós excesso de informação, onde você não consegue dissolve-la de uma hora para outra. A palestra foi em Lages/SC, o palestrante foi Luciano Potter, radialista, palestrante, um cara muito para frente e o tema foi sobre a mudança de era que estamos passando na comunicação de uma maneira geral.

Como em todo evento que participo o foco sempre tem de ser em trazer o que, na minha opinião, é o mais importante no momento.  Então nesse artigo iremos falar basicamente sobre marketing, falta de braço em empresas de pequeno e médio porte e a mudança de era no mundo fitness.

Vamos começar falando de marketing?
Então iniciamos com o pai da p###a toda.

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro – Philip Kotler.

Vou tentar deixar esse artigo o mais fácil possível de você compreender e vivenciar. Kotler está para o Marketing como Verkhoshanski e Mateev estão para periodização, ele é o pai de tudo que foi nos ensinado até hoje, então muito do que discutimos e acreditamos que são inovadores na grande maioria das vezes teve ramificações de seus estudos.

No primeiro momento quando você é personal trainer ou dono de estúdio o que você mais necessita saber para agir no amplo contexto do que envolve Marketing e publicidade é que quantidade de informações no maior número de canais de vendas diversos trará resultado se for feito de maneira sistemática.

Você precisa estar no maior número de canal de vendas possíveis Online (Facebook, Instagram e Youtube), mas também é fundamental que sua marca tenha presença Off-line, como em palestras, eventos e situações onde as pessoas conheçam e vivam seu nome empresarial.

Então como sacada nesse primeiro tópico: estruture anualmente um calendário de atividades onde você prime por fortalecê-la ganhando assim uma maior força comercial mas também nesse mesmo calendário desenvolva estratégicas com apelo promocional afim de conquistar novos clientes.

Tendo esses dois aspectos em mãos e organizados fica mais fácil de você ter uma comunicação com seus clientes e futuros clientes por meio de todas as redes sociais e eventos off-line.

Quando sua empresa é pequena ou média você tem que ter uma venda com características mais ativas, ou seja, tem que buscar clientes para conhecerem sua metodologia e não ficar esperando que os mesmos venham até sua porta.

Eu entendo e compreendo que qualidade supera quantidade de informação, mas quando você esta começando e não possui muito dinheiro e braços, saiba que de inicio quantidade supera qualidade.

Escrevi primeiro falando de marketing por que o problema mesmo vem agora:

Falta de braços na sua empresa.

Provavelmente você tem ideias boas, mas ao analisar o que tem de ser feito fica cabisbaixo, pois não possui um grupo de pessoas que possam te ajudar a executá-las.

Correto,  Então vamos lá para descobrir o que você pode fazer:

Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda! – Cortella.

Cortella traduz tudo que penso sobre este ponto. Muitas pessoas criam justificativas para não realizar tarefas, mas você tem que começar com o que você tem, com quem pode te ajudar, até que tenha dinheiro em caixa para contratar uma empresa ou algum responsável para as tarefas que você não gosta de realizar ou não possui grandes qualidades..

O que você não pode fazer é deixar de realiza-la. E quando falamos sobre marketing e vendas a situação piorou ainda mais, pois existem dois tipos de empresa no quesito internet marketing e vendas: empresas que estarão na internet até 2020 e as empresas que deixarão de existir porque decidiram não estar na internet.

Logo, existem duas sacadas para conseguir manter sua comunicação e marketing funcionando:

1º Se você possui sócios ou funcionários observe entre vocês qual possui a melhor qualidade técnica e dom para o setor comercial (Marketing e Vendas), empresa que vende bem tem menos problema que empresas que não vendem bem.

2º Crie um organograma de atividades onde você separe um horário do seu dia, da sua semana e do seu mês para fazer exclusivamente somente isso, onde sua atenção não tenha.

Por último e a cereja do bolo: mudança de era na comunicação.

Estamos diante de uma mudança de era que afetou todas as organizações e empresas. Quando falamos em marketing e comunicação, antes o que nos vinha a cabeça era despejar um valor absurdo de dinheiro em uma marca e ser reconhecido pelo maior número de pessoas, afim de que uma parcela das mesmas comprassem nossos serviços ou produtos.

Mas o que acompanhamos nestes últimos tempos foi uma mudança de características onde observamos empresas enormes quebrando, não por não colocar dinheiro em marketing, mas sim por não entregar o que o cliente estava procurando e não criar uma experiência que o mesmo procurava.

E isso são  aprendizados que tivemos durante nossa vida empreendedora, não adianta colocar dinheiro como se não houvesse amanhã se não está entregando o que seu cliente está pedindo.

Crie uma experiência para seu aluno em forma de exercício físico, faça-o sentir-se bem e confortável, desperte o interesse do mesmo para vir em seu estúdio afim de vivenciar suas estratégias e com isso de lambuja entregue qualidade de vida e estética.

Depois que você entregou isso, conheceu a matemática da coisa, é que vai divulgar sobre o que está fazendo e como esta fazendo. Por que a partir desse momento você não vai mais sair gritando: Aloooo eu tenho um estúdio, venham treinar comigo, mas sim irá mostrar: Ei, eu consigo fazer as pessoas felizes e com isso elas ganham qualidade de vida e estética, quer conhecer?

Saca a diferença?

Você não tem que estár focado em vender para seu cliente, mas sim em mudar a vida dele, e para isso toda sua atenção tem de estar focada para um espaço onde propicie uma experiência diferente em forma de exercício físico.

Muitas coisas que escrevo aqui são baseadas em experiência pratica mesmo, então tenha certeza que vai funcionar se você seguir seriamente.

Para finalizar vamos relembrar os três pontos:

  • De início marketing é quantidade a qualidade.
  • Defina na sua empresa quem possui melhor qualidade para área comercial
  • Por último mas não menos importante, foco em experiência e não em apenas vender!

Espero que tenha ajudado, um abraço forte e até mais!

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