Eu comecei meu negócio próprio e quebrei. Se tivesse pensado numa franquia onde existisse um know-how por trás talvez isso não tivesse acontecido.

Me faltava conhecimento em gestão e marketing. Eu era um excelente personal trainer e decidi colocar meu próprio negócio, se não encontrasse a DoctorFit teria quebrado em um ano.

Estou pensando em colocar um negócio, agora não sei se aposto num estúdio próprio ou invisto numa franquia.

São frases que escutamos em nossa gestão na DoctorFit, logo se você está no momento de iniciar um negócio próprio, melhorar seu empreendimento ou quer enfrentar novos ares e está conhecendo os modelos de franquias baratas, antes de entrar literalmente no jogo e não quebrar novamente, leia este artigo até o final pois foi escrito literalmente para você.

“Sem enrolação, sem mimimi, a verdade nua e crua dos prós e contras de comprar uma franquia”!

Mas antes de ir para parte que te interessa que são os prós e contras preciso que você entenda o que é “surto do empreendedor”.

Este é um termo que Michael Gerber criou para as pessoas que são excelentes tecnicamente e decidem colocar o negócio próprio sem conhecimento nenhum sobre gestão, marketing e finanças.

Resumindo o livro em um parágrafo ele define que as pessoas muitas vezes decidem colocar o seu negócio por serem muito boas naquele “trabalho”, porém não têm foco na parte estratégica do seu negócio que é o que verdadeiramente entrega resultado. Dessa maneira acabam falindo e voltando a ser empregados, devendo mais, com a maior vergonha e tendo que novamente galgar passos para se colocar no mercado de trabalho.

Entendeu agora por que muita gente quebra logo de cara?

Para você ter uma ideia, pesquisas do Sebrae apontam que 56% dos brasileiros querem colocar seu negócio próprio, porém pesquisas do mesmo órgão apontam que seis de cada dez empresas fecham em menos de cinco anos.  Agora une-se a falta de preparo do gestor, a economia em momento ruim, a burocracia e taxas absurdas e a concorrência dependendo do mercado, é ou não é uma união de fatores para não se empreender?

Costumo comentar em todas as palestras e treinamentos que empreendedor tem característica atípica, pois mesmo mostrando todos esses dados e fatores somos o país mais empreendedor do mundo e diante de todos os problemas e desafios ainda fazemos as coisas darem certo.

Vai entender né?!

Benefícios.

Os benefícios de se colocar uma Franquia são inúmeros, mas de cara explicarei o know-how da empresa.

O case DoctorFit nasceu em 2012 pela professora universitária, especialista, mestre e agora médica Clarissa Simoni (veja aqui um vídeo de apresentação) onde a mesma depois de estudar os modelos americanos de estúdios pequenos de aulas semi-personalizadas uniu sua experiência e construiu seu estúdio que em questão de semanas deu muito certo e ela passou a auxiliar seus alunos já formados a construírem seus próprios estúdios.

Mas faltava alguns passos para o estúdio e modelo da professora Clarissa se tornar excelente, então depois de anos montando treinos em Excel construiu o único sistema de treinamento personalizado do Brasil, DoctorFit System Pro, um sistema onde cada aluno permanecia trabalhando de forma personalizada seguindo uma evolução e o treinador tinha a seu favor um apoio na hora de ministrar as aulas para seus alunos.

Depois desse sucesso seu irmão Guilherme Simoni, gestor de multinacionais ofereceu sua experiência em business e construiu um treinamento sólido para os empreendedores aprenderem como gerir seus negócios, a partir daí tínhamos uma empresa quase perfeita.

Para finalizar os detalhes de uma Franquia de Sucesso Clarissa e Guilherme trouxeram pessoas que desenvolveram planos de marketing para os franqueados, onde eles agora saberiam como trazer, fechar e fidelizar clientes para o estúdio.

De forma sucinta resumi o que seriam os pontos positivos de se ter uma franquia. O Know-how, a experiência, um sistema de treinamento, um auxilio em gestão/finanças e um treinamento e apoio constante envolvendo marketing e vendas.

Nos próximos textos e vídeos abordaremos mais a fundo cada tópico desses, mas de maneira geral os pontos positivos são esses.

Pontos negativos.

Já os pontos negativos de se colocar uma franquia estão em não apoio por parte do franqueador, falta de rentabilidade financeira, inexistência de plano de marketing e venda, entre outros.

Se você decidir seguir pelo modelo de franchising primeiro estude bem o modelo de franquia, depois converse com os franqueados da mesma e por último procure um advogado que esclareça todos os detalhes da COF (Circular de Oferta de Franquia).

Para mais informações sobre a Franquia Doctor Fit envie um e-mail para [email protected] ou WhatsApp para (49) 999662885.

Divulgue para todo mundo :D

Escreva seu comentário sobre esse post!